A narrativa televisiva na negociação de identidades: uma análise do espaço destinado à tradição na cultura piauiense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Leila Lima
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Magalhães, Francisco Laerte
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicologia
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/5220
Resumo: Este estudo tem como objetivo identificar os discursos produzidos pela TV Meio Norte, emissora piauiense, naconstrução de identidades. Utiliza-se, como metodologia, a análise de discurso de dois episódios de um programada emissora citada, denominado “Caravana Meu Novo Piauí”. Conclui-se que a identidade piauiense é narrada comofortemente ligada aos componentes que identificam a cultura sertaneja nordestina, tais como a religiosidade e a figurado vaqueiro, tidos como símbolos tradicionais. A análise discursiva das matérias aponta para o uso de estratégias comomeio de validar o discurso de uma identidade piauiense ainda ligada a traços do passado, símbolos tradicionais que, emcerta medida, já não identificam o estado como um todo.
id UCB-4_1e6c01b9ce20d70cf46e0d78cfad89f5
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/5220
network_acronym_str UCB-4
network_name_str Comunicologia
repository_id_str
spelling A narrativa televisiva na negociação de identidades: uma análise do espaço destinado à tradição na cultura piauienseIdeologia. Tradição. Poder. Identidade. Discurso.Este estudo tem como objetivo identificar os discursos produzidos pela TV Meio Norte, emissora piauiense, naconstrução de identidades. Utiliza-se, como metodologia, a análise de discurso de dois episódios de um programada emissora citada, denominado “Caravana Meu Novo Piauí”. Conclui-se que a identidade piauiense é narrada comofortemente ligada aos componentes que identificam a cultura sertaneja nordestina, tais como a religiosidade e a figurado vaqueiro, tidos como símbolos tradicionais. A análise discursiva das matérias aponta para o uso de estratégias comomeio de validar o discurso de uma identidade piauiense ainda ligada a traços do passado, símbolos tradicionais que, emcerta medida, já não identificam o estado como um todo.Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas2014-08-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/522010.31501/comunicologia.v6i1.5220Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 6, N. 1, JAN./JUN., 2013; 75-901981-2132reponame:Comunicologiainstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/5220/3292https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/5220/3308Sousa, Leila LimaMagalhães, Francisco Laerteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-27T15:50:55Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/5220Revistahttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCBPRIhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/oaisdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com1981-21321981-2132opendoar:2017-06-27T15:50:55Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv A narrativa televisiva na negociação de identidades: uma análise do espaço destinado à tradição na cultura piauiense
title A narrativa televisiva na negociação de identidades: uma análise do espaço destinado à tradição na cultura piauiense
spellingShingle A narrativa televisiva na negociação de identidades: uma análise do espaço destinado à tradição na cultura piauiense
Sousa, Leila Lima
Ideologia. Tradição. Poder. Identidade. Discurso.
title_short A narrativa televisiva na negociação de identidades: uma análise do espaço destinado à tradição na cultura piauiense
title_full A narrativa televisiva na negociação de identidades: uma análise do espaço destinado à tradição na cultura piauiense
title_fullStr A narrativa televisiva na negociação de identidades: uma análise do espaço destinado à tradição na cultura piauiense
title_full_unstemmed A narrativa televisiva na negociação de identidades: uma análise do espaço destinado à tradição na cultura piauiense
title_sort A narrativa televisiva na negociação de identidades: uma análise do espaço destinado à tradição na cultura piauiense
author Sousa, Leila Lima
author_facet Sousa, Leila Lima
Magalhães, Francisco Laerte
author_role author
author2 Magalhães, Francisco Laerte
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Leila Lima
Magalhães, Francisco Laerte
dc.subject.por.fl_str_mv Ideologia. Tradição. Poder. Identidade. Discurso.
topic Ideologia. Tradição. Poder. Identidade. Discurso.
description Este estudo tem como objetivo identificar os discursos produzidos pela TV Meio Norte, emissora piauiense, naconstrução de identidades. Utiliza-se, como metodologia, a análise de discurso de dois episódios de um programada emissora citada, denominado “Caravana Meu Novo Piauí”. Conclui-se que a identidade piauiense é narrada comofortemente ligada aos componentes que identificam a cultura sertaneja nordestina, tais como a religiosidade e a figurado vaqueiro, tidos como símbolos tradicionais. A análise discursiva das matérias aponta para o uso de estratégias comomeio de validar o discurso de uma identidade piauiense ainda ligada a traços do passado, símbolos tradicionais que, emcerta medida, já não identificam o estado como um todo.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/5220
10.31501/comunicologia.v6i1.5220
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/5220
identifier_str_mv 10.31501/comunicologia.v6i1.5220
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/5220/3292
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/5220/3308
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas
dc.source.none.fl_str_mv Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 6, N. 1, JAN./JUN., 2013; 75-90
1981-2132
reponame:Comunicologia
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Comunicologia
collection Comunicologia
repository.name.fl_str_mv Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv sdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com
_version_ 1809280916172832768