A narrativa televisiva na negociação de identidades: uma análise do espaço destinado à tradição na cultura piauiense
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicologia |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/5220 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo identificar os discursos produzidos pela TV Meio Norte, emissora piauiense, naconstrução de identidades. Utiliza-se, como metodologia, a análise de discurso de dois episódios de um programada emissora citada, denominado “Caravana Meu Novo Piauí”. Conclui-se que a identidade piauiense é narrada comofortemente ligada aos componentes que identificam a cultura sertaneja nordestina, tais como a religiosidade e a figurado vaqueiro, tidos como símbolos tradicionais. A análise discursiva das matérias aponta para o uso de estratégias comomeio de validar o discurso de uma identidade piauiense ainda ligada a traços do passado, símbolos tradicionais que, emcerta medida, já não identificam o estado como um todo. |
id |
UCB-4_1e6c01b9ce20d70cf46e0d78cfad89f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/5220 |
network_acronym_str |
UCB-4 |
network_name_str |
Comunicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
A narrativa televisiva na negociação de identidades: uma análise do espaço destinado à tradição na cultura piauienseIdeologia. Tradição. Poder. Identidade. Discurso.Este estudo tem como objetivo identificar os discursos produzidos pela TV Meio Norte, emissora piauiense, naconstrução de identidades. Utiliza-se, como metodologia, a análise de discurso de dois episódios de um programada emissora citada, denominado “Caravana Meu Novo Piauí”. Conclui-se que a identidade piauiense é narrada comofortemente ligada aos componentes que identificam a cultura sertaneja nordestina, tais como a religiosidade e a figurado vaqueiro, tidos como símbolos tradicionais. A análise discursiva das matérias aponta para o uso de estratégias comomeio de validar o discurso de uma identidade piauiense ainda ligada a traços do passado, símbolos tradicionais que, emcerta medida, já não identificam o estado como um todo.Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas2014-08-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/522010.31501/comunicologia.v6i1.5220Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 6, N. 1, JAN./JUN., 2013; 75-901981-2132reponame:Comunicologiainstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/5220/3292https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/5220/3308Sousa, Leila LimaMagalhães, Francisco Laerteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-27T15:50:55Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/5220Revistahttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCBPRIhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/oaisdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com1981-21321981-2132opendoar:2017-06-27T15:50:55Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A narrativa televisiva na negociação de identidades: uma análise do espaço destinado à tradição na cultura piauiense |
title |
A narrativa televisiva na negociação de identidades: uma análise do espaço destinado à tradição na cultura piauiense |
spellingShingle |
A narrativa televisiva na negociação de identidades: uma análise do espaço destinado à tradição na cultura piauiense Sousa, Leila Lima Ideologia. Tradição. Poder. Identidade. Discurso. |
title_short |
A narrativa televisiva na negociação de identidades: uma análise do espaço destinado à tradição na cultura piauiense |
title_full |
A narrativa televisiva na negociação de identidades: uma análise do espaço destinado à tradição na cultura piauiense |
title_fullStr |
A narrativa televisiva na negociação de identidades: uma análise do espaço destinado à tradição na cultura piauiense |
title_full_unstemmed |
A narrativa televisiva na negociação de identidades: uma análise do espaço destinado à tradição na cultura piauiense |
title_sort |
A narrativa televisiva na negociação de identidades: uma análise do espaço destinado à tradição na cultura piauiense |
author |
Sousa, Leila Lima |
author_facet |
Sousa, Leila Lima Magalhães, Francisco Laerte |
author_role |
author |
author2 |
Magalhães, Francisco Laerte |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Leila Lima Magalhães, Francisco Laerte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ideologia. Tradição. Poder. Identidade. Discurso. |
topic |
Ideologia. Tradição. Poder. Identidade. Discurso. |
description |
Este estudo tem como objetivo identificar os discursos produzidos pela TV Meio Norte, emissora piauiense, naconstrução de identidades. Utiliza-se, como metodologia, a análise de discurso de dois episódios de um programada emissora citada, denominado “Caravana Meu Novo Piauí”. Conclui-se que a identidade piauiense é narrada comofortemente ligada aos componentes que identificam a cultura sertaneja nordestina, tais como a religiosidade e a figurado vaqueiro, tidos como símbolos tradicionais. A análise discursiva das matérias aponta para o uso de estratégias comomeio de validar o discurso de uma identidade piauiense ainda ligada a traços do passado, símbolos tradicionais que, emcerta medida, já não identificam o estado como um todo. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-08-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/5220 10.31501/comunicologia.v6i1.5220 |
url |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/5220 |
identifier_str_mv |
10.31501/comunicologia.v6i1.5220 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/5220/3292 https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/5220/3308 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 6, N. 1, JAN./JUN., 2013; 75-90 1981-2132 reponame:Comunicologia instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Comunicologia |
collection |
Comunicologia |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB) |
repository.mail.fl_str_mv |
sdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com |
_version_ |
1809280916172832768 |