Crítica de mídia nas notícias fictícias do site Sensacionalista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicologia |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/8132 |
Resumo: | Este artigo investiga, através da análise de conteúdo (proposta por Bardin, 2008), o teor crítico direcionado à mídia, promovido de maneira humorística, paródica e satírica pelo site Sensacionalista. Através de um recorte com 101 notícias fictícias publicadas ao longo de oito meses (janeiro a agosto de 2016), analisou-se se o conteúdo das publicações fazia crítica à mídia jornalística, de entretenimento ou publicitária; que tipo de mídia era alvo de crítica (jornal impresso, televisão, rádio, cinema, etc); se a crítica apresentada era positiva ou negativa; e qual aspecto da mídia especificamente era criticado na publicação. Constatou-se predomínio de críticas negativas, principalmente à mídia jornalística no suporte digital, seguido por televisão e impressos. Foram identificados, ainda, 18 diferentes aspectos da mídia alvos de crítica. |
id |
UCB-4_2803e64916d02dd33e816aa803536274 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/8132 |
network_acronym_str |
UCB-4 |
network_name_str |
Comunicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Crítica de mídia nas notícias fictícias do site SensacionalistaEste artigo investiga, através da análise de conteúdo (proposta por Bardin, 2008), o teor crítico direcionado à mídia, promovido de maneira humorística, paródica e satírica pelo site Sensacionalista. Através de um recorte com 101 notícias fictícias publicadas ao longo de oito meses (janeiro a agosto de 2016), analisou-se se o conteúdo das publicações fazia crítica à mídia jornalística, de entretenimento ou publicitária; que tipo de mídia era alvo de crítica (jornal impresso, televisão, rádio, cinema, etc); se a crítica apresentada era positiva ou negativa; e qual aspecto da mídia especificamente era criticado na publicação. Constatou-se predomínio de críticas negativas, principalmente à mídia jornalística no suporte digital, seguido por televisão e impressos. Foram identificados, ainda, 18 diferentes aspectos da mídia alvos de crítica.Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas2017-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/813210.24860/comunicologia.v10i1.8132Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 10, N. 1, JAN./JUN., 2017; 128-1451981-213210.24860/comunicologia.v10i1reponame:Comunicologiainstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/8132/5126Copyright (c) 2017 Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasíliainfo:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Arthur de Oliveira2022-03-03T20:31:49Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/8132Revistahttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCBPRIhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/oaisdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com1981-21321981-2132opendoar:2022-03-03T20:31:49Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Crítica de mídia nas notícias fictícias do site Sensacionalista |
title |
Crítica de mídia nas notícias fictícias do site Sensacionalista |
spellingShingle |
Crítica de mídia nas notícias fictícias do site Sensacionalista Rocha, Arthur de Oliveira |
title_short |
Crítica de mídia nas notícias fictícias do site Sensacionalista |
title_full |
Crítica de mídia nas notícias fictícias do site Sensacionalista |
title_fullStr |
Crítica de mídia nas notícias fictícias do site Sensacionalista |
title_full_unstemmed |
Crítica de mídia nas notícias fictícias do site Sensacionalista |
title_sort |
Crítica de mídia nas notícias fictícias do site Sensacionalista |
author |
Rocha, Arthur de Oliveira |
author_facet |
Rocha, Arthur de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Arthur de Oliveira |
description |
Este artigo investiga, através da análise de conteúdo (proposta por Bardin, 2008), o teor crítico direcionado à mídia, promovido de maneira humorística, paródica e satírica pelo site Sensacionalista. Através de um recorte com 101 notícias fictícias publicadas ao longo de oito meses (janeiro a agosto de 2016), analisou-se se o conteúdo das publicações fazia crítica à mídia jornalística, de entretenimento ou publicitária; que tipo de mídia era alvo de crítica (jornal impresso, televisão, rádio, cinema, etc); se a crítica apresentada era positiva ou negativa; e qual aspecto da mídia especificamente era criticado na publicação. Constatou-se predomínio de críticas negativas, principalmente à mídia jornalística no suporte digital, seguido por televisão e impressos. Foram identificados, ainda, 18 diferentes aspectos da mídia alvos de crítica. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/8132 10.24860/comunicologia.v10i1.8132 |
url |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/8132 |
identifier_str_mv |
10.24860/comunicologia.v10i1.8132 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/8132/5126 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 10, N. 1, JAN./JUN., 2017; 128-145 1981-2132 10.24860/comunicologia.v10i1 reponame:Comunicologia instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Comunicologia |
collection |
Comunicologia |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB) |
repository.mail.fl_str_mv |
sdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com |
_version_ |
1809280916882718720 |