Crítica de mídia nas notícias fictícias do site Sensacionalista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Arthur de Oliveira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicologia
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/8132
Resumo: Este artigo investiga, através da análise de conteúdo (proposta por Bardin, 2008), o teor crítico direcionado à mídia, promovido de maneira humorística, paródica e satírica pelo site Sensacionalista. Através de um recorte com 101 notícias fictícias publicadas ao longo de oito meses (janeiro a agosto de 2016), analisou-se se o conteúdo das publicações fazia crítica à mídia jornalística, de entretenimento ou publicitária; que tipo de mídia era alvo de crítica (jornal impresso, televisão, rádio, cinema, etc); se a crítica apresentada era positiva ou negativa; e qual aspecto da mídia especificamente era criticado na publicação. Constatou-se predomínio de críticas negativas, principalmente à mídia jornalística no suporte digital, seguido por televisão e impressos. Foram identificados, ainda, 18 diferentes aspectos da mídia alvos de crítica.
id UCB-4_2803e64916d02dd33e816aa803536274
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/8132
network_acronym_str UCB-4
network_name_str Comunicologia
repository_id_str
spelling Crítica de mídia nas notícias fictícias do site SensacionalistaEste artigo investiga, através da análise de conteúdo (proposta por Bardin, 2008), o teor crítico direcionado à mídia, promovido de maneira humorística, paródica e satírica pelo site Sensacionalista. Através de um recorte com 101 notícias fictícias publicadas ao longo de oito meses (janeiro a agosto de 2016), analisou-se se o conteúdo das publicações fazia crítica à mídia jornalística, de entretenimento ou publicitária; que tipo de mídia era alvo de crítica (jornal impresso, televisão, rádio, cinema, etc); se a crítica apresentada era positiva ou negativa; e qual aspecto da mídia especificamente era criticado na publicação. Constatou-se predomínio de críticas negativas, principalmente à mídia jornalística no suporte digital, seguido por televisão e impressos. Foram identificados, ainda, 18 diferentes aspectos da mídia alvos de crítica.Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas2017-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/813210.24860/comunicologia.v10i1.8132Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 10, N. 1, JAN./JUN., 2017; 128-1451981-213210.24860/comunicologia.v10i1reponame:Comunicologiainstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/8132/5126Copyright (c) 2017 Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasíliainfo:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Arthur de Oliveira2022-03-03T20:31:49Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/8132Revistahttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCBPRIhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/oaisdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com1981-21321981-2132opendoar:2022-03-03T20:31:49Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv Crítica de mídia nas notícias fictícias do site Sensacionalista
title Crítica de mídia nas notícias fictícias do site Sensacionalista
spellingShingle Crítica de mídia nas notícias fictícias do site Sensacionalista
Rocha, Arthur de Oliveira
title_short Crítica de mídia nas notícias fictícias do site Sensacionalista
title_full Crítica de mídia nas notícias fictícias do site Sensacionalista
title_fullStr Crítica de mídia nas notícias fictícias do site Sensacionalista
title_full_unstemmed Crítica de mídia nas notícias fictícias do site Sensacionalista
title_sort Crítica de mídia nas notícias fictícias do site Sensacionalista
author Rocha, Arthur de Oliveira
author_facet Rocha, Arthur de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Arthur de Oliveira
description Este artigo investiga, através da análise de conteúdo (proposta por Bardin, 2008), o teor crítico direcionado à mídia, promovido de maneira humorística, paródica e satírica pelo site Sensacionalista. Através de um recorte com 101 notícias fictícias publicadas ao longo de oito meses (janeiro a agosto de 2016), analisou-se se o conteúdo das publicações fazia crítica à mídia jornalística, de entretenimento ou publicitária; que tipo de mídia era alvo de crítica (jornal impresso, televisão, rádio, cinema, etc); se a crítica apresentada era positiva ou negativa; e qual aspecto da mídia especificamente era criticado na publicação. Constatou-se predomínio de críticas negativas, principalmente à mídia jornalística no suporte digital, seguido por televisão e impressos. Foram identificados, ainda, 18 diferentes aspectos da mídia alvos de crítica.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/8132
10.24860/comunicologia.v10i1.8132
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/8132
identifier_str_mv 10.24860/comunicologia.v10i1.8132
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/8132/5126
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas
dc.source.none.fl_str_mv Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 10, N. 1, JAN./JUN., 2017; 128-145
1981-2132
10.24860/comunicologia.v10i1
reponame:Comunicologia
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Comunicologia
collection Comunicologia
repository.name.fl_str_mv Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv sdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com
_version_ 1809280916882718720