Dicotomia público/privado: a personalização da política como efeito da privatização do espaço público
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicologia |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/6660 |
Resumo: | O presente artigo tem como propósito refletir sobre as configurações do espaço público na sociedade contemporânea, mas também pensar sobre as transformações relacionadas ao domínio privado. Para realizar tal reflexão retomamos os aspectos relacionados a esta velha dicotomia ainda no surgimento do espaço público e da política na Antiguidade greco-romana. Questiona-se o esvaziamento do espaço público na sociedade atual, tendo como hipótese que uma das suas características é a chamada privatização do público que tem como um de seus efeitos a personalização da política. Por fim, articulamos as questões propostas com uma breve análise de um discurso da Presidente Dilma Rousseff em outubro de 2015 e das matérias do jornal O Globo na semana de 07 a 14 de outubro do mesmo ano. |
id |
UCB-4_2f0d7ffb22eddbe5e6a8c05e945253aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/6660 |
network_acronym_str |
UCB-4 |
network_name_str |
Comunicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Dicotomia público/privado: a personalização da política como efeito da privatização do espaço públicoO presente artigo tem como propósito refletir sobre as configurações do espaço público na sociedade contemporânea, mas também pensar sobre as transformações relacionadas ao domínio privado. Para realizar tal reflexão retomamos os aspectos relacionados a esta velha dicotomia ainda no surgimento do espaço público e da política na Antiguidade greco-romana. Questiona-se o esvaziamento do espaço público na sociedade atual, tendo como hipótese que uma das suas características é a chamada privatização do público que tem como um de seus efeitos a personalização da política. Por fim, articulamos as questões propostas com uma breve análise de um discurso da Presidente Dilma Rousseff em outubro de 2015 e das matérias do jornal O Globo na semana de 07 a 14 de outubro do mesmo ano.Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas2016-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/666010.24860/comunicologia.v9i2.6660Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 9, N. 2, JUL./DEZ., 2016; 01-131981-213210.24860/comunicologia.v9i2reponame:Comunicologiainstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/6660/5047Copyright (c) 2016 Comunicologia - Revista de Comunicação e Epistemologia da Universidade Católica de Brasíliainfo:eu-repo/semantics/openAccessPozobon, Rejane de OliveiraPrates, Andressa Costa2022-03-03T20:47:36Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/6660Revistahttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCBPRIhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/oaisdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com1981-21321981-2132opendoar:2022-03-03T20:47:36Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dicotomia público/privado: a personalização da política como efeito da privatização do espaço público |
title |
Dicotomia público/privado: a personalização da política como efeito da privatização do espaço público |
spellingShingle |
Dicotomia público/privado: a personalização da política como efeito da privatização do espaço público Pozobon, Rejane de Oliveira |
title_short |
Dicotomia público/privado: a personalização da política como efeito da privatização do espaço público |
title_full |
Dicotomia público/privado: a personalização da política como efeito da privatização do espaço público |
title_fullStr |
Dicotomia público/privado: a personalização da política como efeito da privatização do espaço público |
title_full_unstemmed |
Dicotomia público/privado: a personalização da política como efeito da privatização do espaço público |
title_sort |
Dicotomia público/privado: a personalização da política como efeito da privatização do espaço público |
author |
Pozobon, Rejane de Oliveira |
author_facet |
Pozobon, Rejane de Oliveira Prates, Andressa Costa |
author_role |
author |
author2 |
Prates, Andressa Costa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pozobon, Rejane de Oliveira Prates, Andressa Costa |
description |
O presente artigo tem como propósito refletir sobre as configurações do espaço público na sociedade contemporânea, mas também pensar sobre as transformações relacionadas ao domínio privado. Para realizar tal reflexão retomamos os aspectos relacionados a esta velha dicotomia ainda no surgimento do espaço público e da política na Antiguidade greco-romana. Questiona-se o esvaziamento do espaço público na sociedade atual, tendo como hipótese que uma das suas características é a chamada privatização do público que tem como um de seus efeitos a personalização da política. Por fim, articulamos as questões propostas com uma breve análise de um discurso da Presidente Dilma Rousseff em outubro de 2015 e das matérias do jornal O Globo na semana de 07 a 14 de outubro do mesmo ano. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/6660 10.24860/comunicologia.v9i2.6660 |
url |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/6660 |
identifier_str_mv |
10.24860/comunicologia.v9i2.6660 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/6660/5047 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 9, N. 2, JUL./DEZ., 2016; 01-13 1981-2132 10.24860/comunicologia.v9i2 reponame:Comunicologia instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Comunicologia |
collection |
Comunicologia |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB) |
repository.mail.fl_str_mv |
sdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com |
_version_ |
1809280916560805888 |