Dicotomia público/privado: a personalização da política como efeito da privatização do espaço público

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pozobon, Rejane de Oliveira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Prates, Andressa Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicologia
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/6660
Resumo: O presente artigo tem como propósito refletir sobre as configurações do espaço público na sociedade contemporânea, mas também pensar sobre as transformações relacionadas ao domínio privado. Para realizar tal reflexão retomamos os aspectos relacionados a esta velha dicotomia ainda no surgimento do espaço público e da política na Antiguidade greco-romana. Questiona-se o esvaziamento do espaço público na sociedade atual, tendo como hipótese que uma das suas características é a chamada privatização do público que tem como um de seus efeitos a personalização da política. Por fim, articulamos as questões propostas com uma breve análise de um discurso da Presidente Dilma Rousseff em outubro de 2015 e das matérias do jornal O Globo na semana de 07 a 14 de outubro do mesmo ano.
id UCB-4_2f0d7ffb22eddbe5e6a8c05e945253aa
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/6660
network_acronym_str UCB-4
network_name_str Comunicologia
repository_id_str
spelling Dicotomia público/privado: a personalização da política como efeito da privatização do espaço públicoO presente artigo tem como propósito refletir sobre as configurações do espaço público na sociedade contemporânea, mas também pensar sobre as transformações relacionadas ao domínio privado. Para realizar tal reflexão retomamos os aspectos relacionados a esta velha dicotomia ainda no surgimento do espaço público e da política na Antiguidade greco-romana. Questiona-se o esvaziamento do espaço público na sociedade atual, tendo como hipótese que uma das suas características é a chamada privatização do público que tem como um de seus efeitos a personalização da política. Por fim, articulamos as questões propostas com uma breve análise de um discurso da Presidente Dilma Rousseff em outubro de 2015 e das matérias do jornal O Globo na semana de 07 a 14 de outubro do mesmo ano.Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas2016-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/666010.24860/comunicologia.v9i2.6660Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 9, N. 2, JUL./DEZ., 2016; 01-131981-213210.24860/comunicologia.v9i2reponame:Comunicologiainstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/6660/5047Copyright (c) 2016 Comunicologia - Revista de Comunicação e Epistemologia da Universidade Católica de Brasíliainfo:eu-repo/semantics/openAccessPozobon, Rejane de OliveiraPrates, Andressa Costa2022-03-03T20:47:36Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/6660Revistahttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCBPRIhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/oaisdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com1981-21321981-2132opendoar:2022-03-03T20:47:36Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv Dicotomia público/privado: a personalização da política como efeito da privatização do espaço público
title Dicotomia público/privado: a personalização da política como efeito da privatização do espaço público
spellingShingle Dicotomia público/privado: a personalização da política como efeito da privatização do espaço público
Pozobon, Rejane de Oliveira
title_short Dicotomia público/privado: a personalização da política como efeito da privatização do espaço público
title_full Dicotomia público/privado: a personalização da política como efeito da privatização do espaço público
title_fullStr Dicotomia público/privado: a personalização da política como efeito da privatização do espaço público
title_full_unstemmed Dicotomia público/privado: a personalização da política como efeito da privatização do espaço público
title_sort Dicotomia público/privado: a personalização da política como efeito da privatização do espaço público
author Pozobon, Rejane de Oliveira
author_facet Pozobon, Rejane de Oliveira
Prates, Andressa Costa
author_role author
author2 Prates, Andressa Costa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pozobon, Rejane de Oliveira
Prates, Andressa Costa
description O presente artigo tem como propósito refletir sobre as configurações do espaço público na sociedade contemporânea, mas também pensar sobre as transformações relacionadas ao domínio privado. Para realizar tal reflexão retomamos os aspectos relacionados a esta velha dicotomia ainda no surgimento do espaço público e da política na Antiguidade greco-romana. Questiona-se o esvaziamento do espaço público na sociedade atual, tendo como hipótese que uma das suas características é a chamada privatização do público que tem como um de seus efeitos a personalização da política. Por fim, articulamos as questões propostas com uma breve análise de um discurso da Presidente Dilma Rousseff em outubro de 2015 e das matérias do jornal O Globo na semana de 07 a 14 de outubro do mesmo ano.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/6660
10.24860/comunicologia.v9i2.6660
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/6660
identifier_str_mv 10.24860/comunicologia.v9i2.6660
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/6660/5047
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas
dc.source.none.fl_str_mv Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 9, N. 2, JUL./DEZ., 2016; 01-13
1981-2132
10.24860/comunicologia.v9i2
reponame:Comunicologia
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Comunicologia
collection Comunicologia
repository.name.fl_str_mv Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv sdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com
_version_ 1809280916560805888