O princípio do contraste no enfrentamento de violência contra a mulher

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Patrícia Renata da Silva
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Pérez-Nebra, Amalia Raquel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicologia
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/6479
Resumo: O presente trabalho investigou a efetividade de campanhas de comunicação no combate à violência contra mulheres e teve por objetivo descrever a direção de influência do princípio do contraste para esse tipo de campanha pública. Um experimento foi desenhado com dois grupos (assimilação e contraste) e dele participaram 60 homens. Apresentou-se a propaganda para os participantes e se faziam questões não relacionadas à violência. Ao final, apresentaram-se como pesquisa não relacionada um inventário sobre agressão e outro de desejabilidade social. Osresultados sugeriram uma diferença significativa na diminuição de agressão física quando se aplica o efeito do contraste.A hipótese explicativa para esse resultado é que os participantes estão acostumados a visualizar peças publicitáriassobre o enfrentamento de violência contra a mulher nas quais se utilizam imagens de mulheres. Verificou-se também adesejabilidade social apenas no grupo em que não houve o contraste, sugerindo que os papéis sociais estão enraizados.Ou seja, considera-se que os participantes do grupo em que não se aplicou o efeito do contraste tenderam a expressar respostas consideradas mais aceitáveis ou aprovadas socialmente. Discutiu-se o efeito surpresa ao aplicar o contraste,a identificação com o personagem da propaganda e a última hipótese explicativa foi a de supercorreção no processo deautorregulação na exposição ao contraste. Conclui-se que o princípio do contraste pode ser utilizado para campanhaspublicitárias e apresenta efeito.
id UCB-4_502dc3f73ca58036ed3c35297e9e59ae
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/6479
network_acronym_str UCB-4
network_name_str Comunicologia
repository_id_str
spelling O princípio do contraste no enfrentamento de violência contra a mulherO presente trabalho investigou a efetividade de campanhas de comunicação no combate à violência contra mulheres e teve por objetivo descrever a direção de influência do princípio do contraste para esse tipo de campanha pública. Um experimento foi desenhado com dois grupos (assimilação e contraste) e dele participaram 60 homens. Apresentou-se a propaganda para os participantes e se faziam questões não relacionadas à violência. Ao final, apresentaram-se como pesquisa não relacionada um inventário sobre agressão e outro de desejabilidade social. Osresultados sugeriram uma diferença significativa na diminuição de agressão física quando se aplica o efeito do contraste.A hipótese explicativa para esse resultado é que os participantes estão acostumados a visualizar peças publicitáriassobre o enfrentamento de violência contra a mulher nas quais se utilizam imagens de mulheres. Verificou-se também adesejabilidade social apenas no grupo em que não houve o contraste, sugerindo que os papéis sociais estão enraizados.Ou seja, considera-se que os participantes do grupo em que não se aplicou o efeito do contraste tenderam a expressar respostas consideradas mais aceitáveis ou aprovadas socialmente. Discutiu-se o efeito surpresa ao aplicar o contraste,a identificação com o personagem da propaganda e a última hipótese explicativa foi a de supercorreção no processo deautorregulação na exposição ao contraste. Conclui-se que o princípio do contraste pode ser utilizado para campanhaspublicitárias e apresenta efeito.Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas2015-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/647910.31501/comunicologia.v8i1.6479Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 8, N. 1, JAN./JUN., 2015; 52-701981-2132reponame:Comunicologiainstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/6479/4059Batista, Patrícia Renata da SilvaPérez-Nebra, Amalia Raquelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-27T15:50:14Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/6479Revistahttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCBPRIhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/oaisdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com1981-21321981-2132opendoar:2017-06-27T15:50:14Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv O princípio do contraste no enfrentamento de violência contra a mulher
title O princípio do contraste no enfrentamento de violência contra a mulher
spellingShingle O princípio do contraste no enfrentamento de violência contra a mulher
Batista, Patrícia Renata da Silva
title_short O princípio do contraste no enfrentamento de violência contra a mulher
title_full O princípio do contraste no enfrentamento de violência contra a mulher
title_fullStr O princípio do contraste no enfrentamento de violência contra a mulher
title_full_unstemmed O princípio do contraste no enfrentamento de violência contra a mulher
title_sort O princípio do contraste no enfrentamento de violência contra a mulher
author Batista, Patrícia Renata da Silva
author_facet Batista, Patrícia Renata da Silva
Pérez-Nebra, Amalia Raquel
author_role author
author2 Pérez-Nebra, Amalia Raquel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Patrícia Renata da Silva
Pérez-Nebra, Amalia Raquel
description O presente trabalho investigou a efetividade de campanhas de comunicação no combate à violência contra mulheres e teve por objetivo descrever a direção de influência do princípio do contraste para esse tipo de campanha pública. Um experimento foi desenhado com dois grupos (assimilação e contraste) e dele participaram 60 homens. Apresentou-se a propaganda para os participantes e se faziam questões não relacionadas à violência. Ao final, apresentaram-se como pesquisa não relacionada um inventário sobre agressão e outro de desejabilidade social. Osresultados sugeriram uma diferença significativa na diminuição de agressão física quando se aplica o efeito do contraste.A hipótese explicativa para esse resultado é que os participantes estão acostumados a visualizar peças publicitáriassobre o enfrentamento de violência contra a mulher nas quais se utilizam imagens de mulheres. Verificou-se também adesejabilidade social apenas no grupo em que não houve o contraste, sugerindo que os papéis sociais estão enraizados.Ou seja, considera-se que os participantes do grupo em que não se aplicou o efeito do contraste tenderam a expressar respostas consideradas mais aceitáveis ou aprovadas socialmente. Discutiu-se o efeito surpresa ao aplicar o contraste,a identificação com o personagem da propaganda e a última hipótese explicativa foi a de supercorreção no processo deautorregulação na exposição ao contraste. Conclui-se que o princípio do contraste pode ser utilizado para campanhaspublicitárias e apresenta efeito.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/6479
10.31501/comunicologia.v8i1.6479
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/6479
identifier_str_mv 10.31501/comunicologia.v8i1.6479
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/6479/4059
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas
dc.source.none.fl_str_mv Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 8, N. 1, JAN./JUN., 2015; 52-70
1981-2132
reponame:Comunicologia
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Comunicologia
collection Comunicologia
repository.name.fl_str_mv Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv sdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com
_version_ 1809280916552417280