Cultura escriptural e identidade pessoal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicologia |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/1267 |
Resumo: | A instituição escolar foi concebida, desde as suas origens, como tendo uma função essencial na construção do vínculo social (cf. Durkheim). Hoje somos confrontados com o difícil problema da manutenção da coesão social em sociedades em que convivem grupos de origem cultural diferente, onde as diferenças sociais são consideráveis e onde as trajectórias individuais são de uma infinita variedade. O acolhimento da diferença é um dos problemas maiores das sociedades modernas; daí a importância de estratégias educativas, tais como a educação intercultural, susceptíveis de favorecer esse respeito pelo outro e essa aceitação da diversidade. Nesta perspectiva, a instituição escolar tem, evidentemente, um papel essencial a desempenhar. |
id |
UCB-4_5b67dca24fd820efabf9cce98b8a31f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/1267 |
network_acronym_str |
UCB-4 |
network_name_str |
Comunicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Cultura escriptural e identidade pessoal A instituição escolar foi concebida, desde as suas origens, como tendo uma função essencial na construção do vínculo social (cf. Durkheim). Hoje somos confrontados com o difícil problema da manutenção da coesão social em sociedades em que convivem grupos de origem cultural diferente, onde as diferenças sociais são consideráveis e onde as trajectórias individuais são de uma infinita variedade. O acolhimento da diferença é um dos problemas maiores das sociedades modernas; daí a importância de estratégias educativas, tais como a educação intercultural, susceptíveis de favorecer esse respeito pelo outro e essa aceitação da diversidade. Nesta perspectiva, a instituição escolar tem, evidentemente, um papel essencial a desempenhar.Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas2009-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/126710.31501/comunicologia.v2i1.1267Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 2, N. 1, JAN./DEZ., 2009; 01-281981-2132reponame:Comunicologiainstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/1267/1004Rey, Bernardinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-27T15:52:42Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/1267Revistahttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCBPRIhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/oaisdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com1981-21321981-2132opendoar:2017-06-27T15:52:42Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cultura escriptural e identidade pessoal |
title |
Cultura escriptural e identidade pessoal |
spellingShingle |
Cultura escriptural e identidade pessoal Rey, Bernard |
title_short |
Cultura escriptural e identidade pessoal |
title_full |
Cultura escriptural e identidade pessoal |
title_fullStr |
Cultura escriptural e identidade pessoal |
title_full_unstemmed |
Cultura escriptural e identidade pessoal |
title_sort |
Cultura escriptural e identidade pessoal |
author |
Rey, Bernard |
author_facet |
Rey, Bernard |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rey, Bernard |
description |
A instituição escolar foi concebida, desde as suas origens, como tendo uma função essencial na construção do vínculo social (cf. Durkheim). Hoje somos confrontados com o difícil problema da manutenção da coesão social em sociedades em que convivem grupos de origem cultural diferente, onde as diferenças sociais são consideráveis e onde as trajectórias individuais são de uma infinita variedade. O acolhimento da diferença é um dos problemas maiores das sociedades modernas; daí a importância de estratégias educativas, tais como a educação intercultural, susceptíveis de favorecer esse respeito pelo outro e essa aceitação da diversidade. Nesta perspectiva, a instituição escolar tem, evidentemente, um papel essencial a desempenhar. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/1267 10.31501/comunicologia.v2i1.1267 |
url |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/1267 |
identifier_str_mv |
10.31501/comunicologia.v2i1.1267 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/1267/1004 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 2, N. 1, JAN./DEZ., 2009; 01-28 1981-2132 reponame:Comunicologia instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Comunicologia |
collection |
Comunicologia |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB) |
repository.mail.fl_str_mv |
sdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com |
_version_ |
1809280916060635136 |