Cultura escriptural e identidade pessoal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rey, Bernard
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicologia
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/1267
Resumo: A instituição escolar foi concebida, desde as suas origens, como tendo uma função essencial na construção do vínculo social (cf. Durkheim). Hoje somos confrontados com o difícil problema da manutenção da coesão social em sociedades em que convivem grupos de origem cultural diferente, onde as diferenças sociais são consideráveis e onde as trajectórias individuais são de uma infinita variedade. O acolhimento da diferença é um dos problemas maiores das sociedades modernas; daí a importância de estratégias educativas, tais como a educação intercultural, susceptíveis de favorecer esse respeito pelo outro e essa aceitação da diversidade. Nesta perspectiva, a instituição escolar tem, evidentemente, um papel essencial a desempenhar.
id UCB-4_5b67dca24fd820efabf9cce98b8a31f4
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/1267
network_acronym_str UCB-4
network_name_str Comunicologia
repository_id_str
spelling Cultura escriptural e identidade pessoal A instituição escolar foi concebida, desde as suas origens, como tendo uma função essencial na construção do vínculo social (cf. Durkheim). Hoje somos confrontados com o difícil problema da manutenção da coesão social em sociedades em que convivem grupos de origem cultural diferente, onde as diferenças sociais são consideráveis e onde as trajectórias individuais são de uma infinita variedade. O acolhimento da diferença é um dos problemas maiores das sociedades modernas; daí a importância de estratégias educativas, tais como a educação intercultural, susceptíveis de favorecer esse respeito pelo outro e essa aceitação da diversidade. Nesta perspectiva, a instituição escolar tem, evidentemente, um papel essencial a desempenhar.Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas2009-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/126710.31501/comunicologia.v2i1.1267Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 2, N. 1, JAN./DEZ., 2009; 01-281981-2132reponame:Comunicologiainstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/1267/1004Rey, Bernardinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-27T15:52:42Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/1267Revistahttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCBPRIhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/oaisdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com1981-21321981-2132opendoar:2017-06-27T15:52:42Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv Cultura escriptural e identidade pessoal
title Cultura escriptural e identidade pessoal
spellingShingle Cultura escriptural e identidade pessoal
Rey, Bernard
title_short Cultura escriptural e identidade pessoal
title_full Cultura escriptural e identidade pessoal
title_fullStr Cultura escriptural e identidade pessoal
title_full_unstemmed Cultura escriptural e identidade pessoal
title_sort Cultura escriptural e identidade pessoal
author Rey, Bernard
author_facet Rey, Bernard
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rey, Bernard
description A instituição escolar foi concebida, desde as suas origens, como tendo uma função essencial na construção do vínculo social (cf. Durkheim). Hoje somos confrontados com o difícil problema da manutenção da coesão social em sociedades em que convivem grupos de origem cultural diferente, onde as diferenças sociais são consideráveis e onde as trajectórias individuais são de uma infinita variedade. O acolhimento da diferença é um dos problemas maiores das sociedades modernas; daí a importância de estratégias educativas, tais como a educação intercultural, susceptíveis de favorecer esse respeito pelo outro e essa aceitação da diversidade. Nesta perspectiva, a instituição escolar tem, evidentemente, um papel essencial a desempenhar.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/1267
10.31501/comunicologia.v2i1.1267
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/1267
identifier_str_mv 10.31501/comunicologia.v2i1.1267
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/1267/1004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas
dc.source.none.fl_str_mv Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 2, N. 1, JAN./DEZ., 2009; 01-28
1981-2132
reponame:Comunicologia
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Comunicologia
collection Comunicologia
repository.name.fl_str_mv Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv sdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com
_version_ 1799304104900558848