DO CRESPO AO CACHEADO: IDENTIDADE, CONSUMO E AFETIVIDADE NO MERCADO PARA CABELOS NATURAIS EM SÃO LUÍS-MA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicologia |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/11054 |
Resumo: | Observamos, atualmente, no Brasil, uma expansão no mercado segmentado de salões de beleza para cabelos crespos e cacheados. Essa tendência emerge com o frenesi da sociedade de consumo e a problemática da identidade na pós-modernidade. Investigamos as relações do consumo, identidade e afetividade entre consumidores e empreendimentos que compõem esse nicho de mercado em São Luís, Maranhão. Realizamos pesquisa bibliográfica e de opinião quali-quantitativa por meio de questionário on-line, inferindo que o mercado de cabelos crespos e cacheados se alicerça em aspectos afetivos investidos do que o cabelo representa para os entrevistados: aceitação, autoestima, valorização do natural, pertencimento, representatividade negra e valores que tipificam suas idiossincrasias. |
id |
UCB-4_62717790ad5c82bcb9b8d7d95c9080e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/11054 |
network_acronym_str |
UCB-4 |
network_name_str |
Comunicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
DO CRESPO AO CACHEADO: IDENTIDADE, CONSUMO E AFETIVIDADE NO MERCADO PARA CABELOS NATURAIS EM SÃO LUÍS-MAConsumo. Afetividade. Identidade. Salões de Beleza. Pesquisa de opiniãoObservamos, atualmente, no Brasil, uma expansão no mercado segmentado de salões de beleza para cabelos crespos e cacheados. Essa tendência emerge com o frenesi da sociedade de consumo e a problemática da identidade na pós-modernidade. Investigamos as relações do consumo, identidade e afetividade entre consumidores e empreendimentos que compõem esse nicho de mercado em São Luís, Maranhão. Realizamos pesquisa bibliográfica e de opinião quali-quantitativa por meio de questionário on-line, inferindo que o mercado de cabelos crespos e cacheados se alicerça em aspectos afetivos investidos do que o cabelo representa para os entrevistados: aceitação, autoestima, valorização do natural, pertencimento, representatividade negra e valores que tipificam suas idiossincrasias.Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas2020-10-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMetodologia quali-quantaitativaapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/1105410.31501/comunicologia.v13i1.11054Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 13, N. 1, JAN./JUN., 2020; 49 - 681981-213210.31501/comunicologia.v13i1reponame:Comunicologiainstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/11054/7087Copyright (c) 2020 Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasíliainfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira da Silva, MarceloNascimento dos Santos, Ana KarolinaRego Silva, Fernandade Lima Menezes, Francisco ViníciusGuimarães Lindoso, Vitor Hugo2021-07-09T10:23:12Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/11054Revistahttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCBPRIhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/oaisdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com1981-21321981-2132opendoar:2021-07-09T10:23:12Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DO CRESPO AO CACHEADO: IDENTIDADE, CONSUMO E AFETIVIDADE NO MERCADO PARA CABELOS NATURAIS EM SÃO LUÍS-MA |
title |
DO CRESPO AO CACHEADO: IDENTIDADE, CONSUMO E AFETIVIDADE NO MERCADO PARA CABELOS NATURAIS EM SÃO LUÍS-MA |
spellingShingle |
DO CRESPO AO CACHEADO: IDENTIDADE, CONSUMO E AFETIVIDADE NO MERCADO PARA CABELOS NATURAIS EM SÃO LUÍS-MA Pereira da Silva, Marcelo Consumo. Afetividade. Identidade. Salões de Beleza. Pesquisa de opinião |
title_short |
DO CRESPO AO CACHEADO: IDENTIDADE, CONSUMO E AFETIVIDADE NO MERCADO PARA CABELOS NATURAIS EM SÃO LUÍS-MA |
title_full |
DO CRESPO AO CACHEADO: IDENTIDADE, CONSUMO E AFETIVIDADE NO MERCADO PARA CABELOS NATURAIS EM SÃO LUÍS-MA |
title_fullStr |
DO CRESPO AO CACHEADO: IDENTIDADE, CONSUMO E AFETIVIDADE NO MERCADO PARA CABELOS NATURAIS EM SÃO LUÍS-MA |
title_full_unstemmed |
DO CRESPO AO CACHEADO: IDENTIDADE, CONSUMO E AFETIVIDADE NO MERCADO PARA CABELOS NATURAIS EM SÃO LUÍS-MA |
title_sort |
DO CRESPO AO CACHEADO: IDENTIDADE, CONSUMO E AFETIVIDADE NO MERCADO PARA CABELOS NATURAIS EM SÃO LUÍS-MA |
author |
Pereira da Silva, Marcelo |
author_facet |
Pereira da Silva, Marcelo Nascimento dos Santos, Ana Karolina Rego Silva, Fernanda de Lima Menezes, Francisco Vinícius Guimarães Lindoso, Vitor Hugo |
author_role |
author |
author2 |
Nascimento dos Santos, Ana Karolina Rego Silva, Fernanda de Lima Menezes, Francisco Vinícius Guimarães Lindoso, Vitor Hugo |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira da Silva, Marcelo Nascimento dos Santos, Ana Karolina Rego Silva, Fernanda de Lima Menezes, Francisco Vinícius Guimarães Lindoso, Vitor Hugo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Consumo. Afetividade. Identidade. Salões de Beleza. Pesquisa de opinião |
topic |
Consumo. Afetividade. Identidade. Salões de Beleza. Pesquisa de opinião |
description |
Observamos, atualmente, no Brasil, uma expansão no mercado segmentado de salões de beleza para cabelos crespos e cacheados. Essa tendência emerge com o frenesi da sociedade de consumo e a problemática da identidade na pós-modernidade. Investigamos as relações do consumo, identidade e afetividade entre consumidores e empreendimentos que compõem esse nicho de mercado em São Luís, Maranhão. Realizamos pesquisa bibliográfica e de opinião quali-quantitativa por meio de questionário on-line, inferindo que o mercado de cabelos crespos e cacheados se alicerça em aspectos afetivos investidos do que o cabelo representa para os entrevistados: aceitação, autoestima, valorização do natural, pertencimento, representatividade negra e valores que tipificam suas idiossincrasias. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Metodologia quali-quantaitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/11054 10.31501/comunicologia.v13i1.11054 |
url |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/11054 |
identifier_str_mv |
10.31501/comunicologia.v13i1.11054 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/11054/7087 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 13, N. 1, JAN./JUN., 2020; 49 - 68 1981-2132 10.31501/comunicologia.v13i1 reponame:Comunicologia instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Comunicologia |
collection |
Comunicologia |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB) |
repository.mail.fl_str_mv |
sdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com |
_version_ |
1809280916968701952 |