DO CRESPO AO CACHEADO: IDENTIDADE, CONSUMO E AFETIVIDADE NO MERCADO PARA CABELOS NATURAIS EM SÃO LUÍS-MA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira da Silva, Marcelo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Nascimento dos Santos, Ana Karolina, Rego Silva, Fernanda, de Lima Menezes, Francisco Vinícius, Guimarães Lindoso, Vitor Hugo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicologia
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/11054
Resumo: Observamos, atualmente, no Brasil, uma expansão no mercado segmentado de salões de beleza para cabelos crespos e cacheados. Essa tendência emerge com o frenesi da sociedade de consumo e a problemática da identidade na pós-modernidade. Investigamos as relações do consumo, identidade e afetividade entre consumidores e empreendimentos que compõem esse nicho de mercado em São Luís, Maranhão. Realizamos pesquisa bibliográfica e de opinião quali-quantitativa por meio de questionário on-line, inferindo que o mercado de cabelos crespos e cacheados se alicerça em aspectos afetivos investidos do que o cabelo representa para os entrevistados: aceitação, autoestima, valorização do natural, pertencimento, representatividade negra e valores que tipificam suas idiossincrasias.
id UCB-4_62717790ad5c82bcb9b8d7d95c9080e9
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/11054
network_acronym_str UCB-4
network_name_str Comunicologia
repository_id_str
spelling DO CRESPO AO CACHEADO: IDENTIDADE, CONSUMO E AFETIVIDADE NO MERCADO PARA CABELOS NATURAIS EM SÃO LUÍS-MAConsumo. Afetividade. Identidade. Salões de Beleza. Pesquisa de opiniãoObservamos, atualmente, no Brasil, uma expansão no mercado segmentado de salões de beleza para cabelos crespos e cacheados. Essa tendência emerge com o frenesi da sociedade de consumo e a problemática da identidade na pós-modernidade. Investigamos as relações do consumo, identidade e afetividade entre consumidores e empreendimentos que compõem esse nicho de mercado em São Luís, Maranhão. Realizamos pesquisa bibliográfica e de opinião quali-quantitativa por meio de questionário on-line, inferindo que o mercado de cabelos crespos e cacheados se alicerça em aspectos afetivos investidos do que o cabelo representa para os entrevistados: aceitação, autoestima, valorização do natural, pertencimento, representatividade negra e valores que tipificam suas idiossincrasias.Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas2020-10-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMetodologia quali-quantaitativaapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/1105410.31501/comunicologia.v13i1.11054Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 13, N. 1, JAN./JUN., 2020; 49 - 681981-213210.31501/comunicologia.v13i1reponame:Comunicologiainstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/11054/7087Copyright (c) 2020 Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasíliainfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira da Silva, MarceloNascimento dos Santos, Ana KarolinaRego Silva, Fernandade Lima Menezes, Francisco ViníciusGuimarães Lindoso, Vitor Hugo2021-07-09T10:23:12Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/11054Revistahttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCBPRIhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/oaisdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com1981-21321981-2132opendoar:2021-07-09T10:23:12Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv DO CRESPO AO CACHEADO: IDENTIDADE, CONSUMO E AFETIVIDADE NO MERCADO PARA CABELOS NATURAIS EM SÃO LUÍS-MA
title DO CRESPO AO CACHEADO: IDENTIDADE, CONSUMO E AFETIVIDADE NO MERCADO PARA CABELOS NATURAIS EM SÃO LUÍS-MA
spellingShingle DO CRESPO AO CACHEADO: IDENTIDADE, CONSUMO E AFETIVIDADE NO MERCADO PARA CABELOS NATURAIS EM SÃO LUÍS-MA
Pereira da Silva, Marcelo
Consumo. Afetividade. Identidade. Salões de Beleza. Pesquisa de opinião
title_short DO CRESPO AO CACHEADO: IDENTIDADE, CONSUMO E AFETIVIDADE NO MERCADO PARA CABELOS NATURAIS EM SÃO LUÍS-MA
title_full DO CRESPO AO CACHEADO: IDENTIDADE, CONSUMO E AFETIVIDADE NO MERCADO PARA CABELOS NATURAIS EM SÃO LUÍS-MA
title_fullStr DO CRESPO AO CACHEADO: IDENTIDADE, CONSUMO E AFETIVIDADE NO MERCADO PARA CABELOS NATURAIS EM SÃO LUÍS-MA
title_full_unstemmed DO CRESPO AO CACHEADO: IDENTIDADE, CONSUMO E AFETIVIDADE NO MERCADO PARA CABELOS NATURAIS EM SÃO LUÍS-MA
title_sort DO CRESPO AO CACHEADO: IDENTIDADE, CONSUMO E AFETIVIDADE NO MERCADO PARA CABELOS NATURAIS EM SÃO LUÍS-MA
author Pereira da Silva, Marcelo
author_facet Pereira da Silva, Marcelo
Nascimento dos Santos, Ana Karolina
Rego Silva, Fernanda
de Lima Menezes, Francisco Vinícius
Guimarães Lindoso, Vitor Hugo
author_role author
author2 Nascimento dos Santos, Ana Karolina
Rego Silva, Fernanda
de Lima Menezes, Francisco Vinícius
Guimarães Lindoso, Vitor Hugo
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira da Silva, Marcelo
Nascimento dos Santos, Ana Karolina
Rego Silva, Fernanda
de Lima Menezes, Francisco Vinícius
Guimarães Lindoso, Vitor Hugo
dc.subject.por.fl_str_mv Consumo. Afetividade. Identidade. Salões de Beleza. Pesquisa de opinião
topic Consumo. Afetividade. Identidade. Salões de Beleza. Pesquisa de opinião
description Observamos, atualmente, no Brasil, uma expansão no mercado segmentado de salões de beleza para cabelos crespos e cacheados. Essa tendência emerge com o frenesi da sociedade de consumo e a problemática da identidade na pós-modernidade. Investigamos as relações do consumo, identidade e afetividade entre consumidores e empreendimentos que compõem esse nicho de mercado em São Luís, Maranhão. Realizamos pesquisa bibliográfica e de opinião quali-quantitativa por meio de questionário on-line, inferindo que o mercado de cabelos crespos e cacheados se alicerça em aspectos afetivos investidos do que o cabelo representa para os entrevistados: aceitação, autoestima, valorização do natural, pertencimento, representatividade negra e valores que tipificam suas idiossincrasias.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Metodologia quali-quantaitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/11054
10.31501/comunicologia.v13i1.11054
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/11054
identifier_str_mv 10.31501/comunicologia.v13i1.11054
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/11054/7087
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas
dc.source.none.fl_str_mv Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 13, N. 1, JAN./JUN., 2020; 49 - 68
1981-2132
10.31501/comunicologia.v13i1
reponame:Comunicologia
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Comunicologia
collection Comunicologia
repository.name.fl_str_mv Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv sdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com
_version_ 1809280916968701952