SATISFAÇÃO PROFISSIONAL DOS EGRESSOS DO CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA DE UMA UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA ENTRE 2014 E 2018
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicologia |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/12287 |
Resumo: | O presente artigo é resultado de uma pesquisa qualitativa que buscou mapear a satisfação profissional dos egressos de publicidade e propaganda de uma universidade comunitária do Oeste de Santa Catarina. A questão central da investigação foi entender o cenário de empregabilidade, desafios e temores dos formados em publicidade e propaganda da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Para responder ao problema, o objetivo foi analisar o perfil dos egressos, pontuando onde trabalham, sua renda e satisfação com a profissão. Tratou-se de pesquisa exploratória com corte analítico. O universo da pesquisa compreendeu os egressos formados entre os anos de 2014 e 2018. Os dados foram coletados por meio de questionário semiestruturado, enviados pelo formulário Google, sendo analisados por meio da técnica de análise de conteúdo de Bardin (2010). A pesquisa apontou que a profissão é marcada por muitos desafios e dificuldades, que vão desde a satisfação até as questões de remuneração e empregabilidade. |
id |
UCB-4_79a3fc9b33b64188305d43618fbf8ec2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/12287 |
network_acronym_str |
UCB-4 |
network_name_str |
Comunicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
SATISFAÇÃO PROFISSIONAL DOS EGRESSOS DO CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA DE UMA UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA ENTRE 2014 E 2018Perfil. Egressos. Publicidade e Propaganda. Formação. Empregabilidade.O presente artigo é resultado de uma pesquisa qualitativa que buscou mapear a satisfação profissional dos egressos de publicidade e propaganda de uma universidade comunitária do Oeste de Santa Catarina. A questão central da investigação foi entender o cenário de empregabilidade, desafios e temores dos formados em publicidade e propaganda da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Para responder ao problema, o objetivo foi analisar o perfil dos egressos, pontuando onde trabalham, sua renda e satisfação com a profissão. Tratou-se de pesquisa exploratória com corte analítico. O universo da pesquisa compreendeu os egressos formados entre os anos de 2014 e 2018. Os dados foram coletados por meio de questionário semiestruturado, enviados pelo formulário Google, sendo analisados por meio da técnica de análise de conteúdo de Bardin (2010). A pesquisa apontou que a profissão é marcada por muitos desafios e dificuldades, que vão desde a satisfação até as questões de remuneração e empregabilidade.Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas2022-04-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionqualitativa, análise de conteúdoapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/1228710.31501/comunicologia.v14i2.12287Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 14, N. 2, JUL./DEZ., 2021; 96 - 1141981-213210.31501/comunicologia.v14i2reponame:Comunicologiainstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/12287/7792Copyright (c) 2022 Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasíliainfo:eu-repo/semantics/openAccessTrevisol, Marcio GiustiAndrighi, Nathalia Olivia Klein2023-01-18T12:14:34Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/12287Revistahttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCBPRIhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/oaisdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com1981-21321981-2132opendoar:2023-01-18T12:14:34Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SATISFAÇÃO PROFISSIONAL DOS EGRESSOS DO CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA DE UMA UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA ENTRE 2014 E 2018 |
title |
SATISFAÇÃO PROFISSIONAL DOS EGRESSOS DO CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA DE UMA UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA ENTRE 2014 E 2018 |
spellingShingle |
SATISFAÇÃO PROFISSIONAL DOS EGRESSOS DO CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA DE UMA UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA ENTRE 2014 E 2018 Trevisol, Marcio Giusti Perfil. Egressos. Publicidade e Propaganda. Formação. Empregabilidade. |
title_short |
SATISFAÇÃO PROFISSIONAL DOS EGRESSOS DO CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA DE UMA UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA ENTRE 2014 E 2018 |
title_full |
SATISFAÇÃO PROFISSIONAL DOS EGRESSOS DO CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA DE UMA UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA ENTRE 2014 E 2018 |
title_fullStr |
SATISFAÇÃO PROFISSIONAL DOS EGRESSOS DO CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA DE UMA UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA ENTRE 2014 E 2018 |
title_full_unstemmed |
SATISFAÇÃO PROFISSIONAL DOS EGRESSOS DO CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA DE UMA UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA ENTRE 2014 E 2018 |
title_sort |
SATISFAÇÃO PROFISSIONAL DOS EGRESSOS DO CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA DE UMA UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA ENTRE 2014 E 2018 |
author |
Trevisol, Marcio Giusti |
author_facet |
Trevisol, Marcio Giusti Andrighi, Nathalia Olivia Klein |
author_role |
author |
author2 |
Andrighi, Nathalia Olivia Klein |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Trevisol, Marcio Giusti Andrighi, Nathalia Olivia Klein |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Perfil. Egressos. Publicidade e Propaganda. Formação. Empregabilidade. |
topic |
Perfil. Egressos. Publicidade e Propaganda. Formação. Empregabilidade. |
description |
O presente artigo é resultado de uma pesquisa qualitativa que buscou mapear a satisfação profissional dos egressos de publicidade e propaganda de uma universidade comunitária do Oeste de Santa Catarina. A questão central da investigação foi entender o cenário de empregabilidade, desafios e temores dos formados em publicidade e propaganda da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Para responder ao problema, o objetivo foi analisar o perfil dos egressos, pontuando onde trabalham, sua renda e satisfação com a profissão. Tratou-se de pesquisa exploratória com corte analítico. O universo da pesquisa compreendeu os egressos formados entre os anos de 2014 e 2018. Os dados foram coletados por meio de questionário semiestruturado, enviados pelo formulário Google, sendo analisados por meio da técnica de análise de conteúdo de Bardin (2010). A pesquisa apontou que a profissão é marcada por muitos desafios e dificuldades, que vão desde a satisfação até as questões de remuneração e empregabilidade. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion qualitativa, análise de conteúdo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/12287 10.31501/comunicologia.v14i2.12287 |
url |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/12287 |
identifier_str_mv |
10.31501/comunicologia.v14i2.12287 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/12287/7792 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 14, N. 2, JUL./DEZ., 2021; 96 - 114 1981-2132 10.31501/comunicologia.v14i2 reponame:Comunicologia instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Comunicologia |
collection |
Comunicologia |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB) |
repository.mail.fl_str_mv |
sdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com |
_version_ |
1809280917283274752 |