Para que serve a TV?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Souza, Caroline Nagel Moura
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicologia
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/1718
Resumo: O objetivo deste artigo é promover a reflexão sobre a televisão brasileira e seus efeitos sobre a cultura telespectadora, consiste em uma breve explanação sobre o tema por meio de revisão literária. Dessa forma, apresenta através das informações constantes na literatura selecionada, o relato que a televisão brasileira atinge os maiores índices de audiência se relacionados a outros tipos de entretenimento como teatro, rádio e cinema. Muito disso está relacionado ao baixo custo que ela representa para a sociedade e à grande massa que acessa seus programas.  A acessibilidade a outras formas de entretenimento e lazer não é garantia de todos e, em se tratando de Brasil, onde a maior concentração de renda está no poder de poucos, isso se torna mais aparente. Assim, a televisão atinge seus maiores índices de audiência, pois consegue atingir ricos e pobres, independente da classe e, de maneira geral, procura agradar o público com variados tipos de programas e propagandas com o intuito de vender-se, de estimular a compra e a ideologia dominante sobre determinados assuntos, dessa forma consegue inculcar pensamentos, atitudes e mudança de comportamento pela sua influência.
id UCB-4_7ba19fb37c571f577d8f1a1c466125b3
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/1718
network_acronym_str UCB-4
network_name_str Comunicologia
repository_id_str
spelling Para que serve a TV?Televisão Ideologia Transmissão Comunicação e Comportamento. O objetivo deste artigo é promover a reflexão sobre a televisão brasileira e seus efeitos sobre a cultura telespectadora, consiste em uma breve explanação sobre o tema por meio de revisão literária. Dessa forma, apresenta através das informações constantes na literatura selecionada, o relato que a televisão brasileira atinge os maiores índices de audiência se relacionados a outros tipos de entretenimento como teatro, rádio e cinema. Muito disso está relacionado ao baixo custo que ela representa para a sociedade e à grande massa que acessa seus programas.  A acessibilidade a outras formas de entretenimento e lazer não é garantia de todos e, em se tratando de Brasil, onde a maior concentração de renda está no poder de poucos, isso se torna mais aparente. Assim, a televisão atinge seus maiores índices de audiência, pois consegue atingir ricos e pobres, independente da classe e, de maneira geral, procura agradar o público com variados tipos de programas e propagandas com o intuito de vender-se, de estimular a compra e a ideologia dominante sobre determinados assuntos, dessa forma consegue inculcar pensamentos, atitudes e mudança de comportamento pela sua influência.Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas2010-08-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/171810.31501/comunicologia.v3i1.1718Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 3, N. 1, JAN./JUN., 2010; 83-931981-2132reponame:Comunicologiainstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/1718/1150de Souza, Caroline Nagel Mourainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-18T08:06:03Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/1718Revistahttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCBPRIhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/oaisdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com1981-21321981-2132opendoar:2017-07-18T08:06:03Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv Para que serve a TV?
title Para que serve a TV?
spellingShingle Para que serve a TV?
de Souza, Caroline Nagel Moura
Televisão
Ideologia
Transmissão
Comunicação e Comportamento.
title_short Para que serve a TV?
title_full Para que serve a TV?
title_fullStr Para que serve a TV?
title_full_unstemmed Para que serve a TV?
title_sort Para que serve a TV?
author de Souza, Caroline Nagel Moura
author_facet de Souza, Caroline Nagel Moura
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Souza, Caroline Nagel Moura
dc.subject.por.fl_str_mv Televisão
Ideologia
Transmissão
Comunicação e Comportamento.
topic Televisão
Ideologia
Transmissão
Comunicação e Comportamento.
description O objetivo deste artigo é promover a reflexão sobre a televisão brasileira e seus efeitos sobre a cultura telespectadora, consiste em uma breve explanação sobre o tema por meio de revisão literária. Dessa forma, apresenta através das informações constantes na literatura selecionada, o relato que a televisão brasileira atinge os maiores índices de audiência se relacionados a outros tipos de entretenimento como teatro, rádio e cinema. Muito disso está relacionado ao baixo custo que ela representa para a sociedade e à grande massa que acessa seus programas.  A acessibilidade a outras formas de entretenimento e lazer não é garantia de todos e, em se tratando de Brasil, onde a maior concentração de renda está no poder de poucos, isso se torna mais aparente. Assim, a televisão atinge seus maiores índices de audiência, pois consegue atingir ricos e pobres, independente da classe e, de maneira geral, procura agradar o público com variados tipos de programas e propagandas com o intuito de vender-se, de estimular a compra e a ideologia dominante sobre determinados assuntos, dessa forma consegue inculcar pensamentos, atitudes e mudança de comportamento pela sua influência.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/1718
10.31501/comunicologia.v3i1.1718
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/1718
identifier_str_mv 10.31501/comunicologia.v3i1.1718
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/1718/1150
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas
dc.source.none.fl_str_mv Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 3, N. 1, JAN./JUN., 2010; 83-93
1981-2132
reponame:Comunicologia
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Comunicologia
collection Comunicologia
repository.name.fl_str_mv Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv sdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com
_version_ 1809280916078460928