Para que serve a TV?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicologia |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/1718 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é promover a reflexão sobre a televisão brasileira e seus efeitos sobre a cultura telespectadora, consiste em uma breve explanação sobre o tema por meio de revisão literária. Dessa forma, apresenta através das informações constantes na literatura selecionada, o relato que a televisão brasileira atinge os maiores índices de audiência se relacionados a outros tipos de entretenimento como teatro, rádio e cinema. Muito disso está relacionado ao baixo custo que ela representa para a sociedade e à grande massa que acessa seus programas. A acessibilidade a outras formas de entretenimento e lazer não é garantia de todos e, em se tratando de Brasil, onde a maior concentração de renda está no poder de poucos, isso se torna mais aparente. Assim, a televisão atinge seus maiores índices de audiência, pois consegue atingir ricos e pobres, independente da classe e, de maneira geral, procura agradar o público com variados tipos de programas e propagandas com o intuito de vender-se, de estimular a compra e a ideologia dominante sobre determinados assuntos, dessa forma consegue inculcar pensamentos, atitudes e mudança de comportamento pela sua influência. |
id |
UCB-4_7ba19fb37c571f577d8f1a1c466125b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/1718 |
network_acronym_str |
UCB-4 |
network_name_str |
Comunicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Para que serve a TV?Televisão Ideologia Transmissão Comunicação e Comportamento. O objetivo deste artigo é promover a reflexão sobre a televisão brasileira e seus efeitos sobre a cultura telespectadora, consiste em uma breve explanação sobre o tema por meio de revisão literária. Dessa forma, apresenta através das informações constantes na literatura selecionada, o relato que a televisão brasileira atinge os maiores índices de audiência se relacionados a outros tipos de entretenimento como teatro, rádio e cinema. Muito disso está relacionado ao baixo custo que ela representa para a sociedade e à grande massa que acessa seus programas. A acessibilidade a outras formas de entretenimento e lazer não é garantia de todos e, em se tratando de Brasil, onde a maior concentração de renda está no poder de poucos, isso se torna mais aparente. Assim, a televisão atinge seus maiores índices de audiência, pois consegue atingir ricos e pobres, independente da classe e, de maneira geral, procura agradar o público com variados tipos de programas e propagandas com o intuito de vender-se, de estimular a compra e a ideologia dominante sobre determinados assuntos, dessa forma consegue inculcar pensamentos, atitudes e mudança de comportamento pela sua influência.Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas2010-08-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/171810.31501/comunicologia.v3i1.1718Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 3, N. 1, JAN./JUN., 2010; 83-931981-2132reponame:Comunicologiainstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/1718/1150de Souza, Caroline Nagel Mourainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-18T08:06:03Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/1718Revistahttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCBPRIhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/oaisdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com1981-21321981-2132opendoar:2017-07-18T08:06:03Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Para que serve a TV? |
title |
Para que serve a TV? |
spellingShingle |
Para que serve a TV? de Souza, Caroline Nagel Moura Televisão Ideologia Transmissão Comunicação e Comportamento. |
title_short |
Para que serve a TV? |
title_full |
Para que serve a TV? |
title_fullStr |
Para que serve a TV? |
title_full_unstemmed |
Para que serve a TV? |
title_sort |
Para que serve a TV? |
author |
de Souza, Caroline Nagel Moura |
author_facet |
de Souza, Caroline Nagel Moura |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Souza, Caroline Nagel Moura |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Televisão Ideologia Transmissão Comunicação e Comportamento. |
topic |
Televisão Ideologia Transmissão Comunicação e Comportamento. |
description |
O objetivo deste artigo é promover a reflexão sobre a televisão brasileira e seus efeitos sobre a cultura telespectadora, consiste em uma breve explanação sobre o tema por meio de revisão literária. Dessa forma, apresenta através das informações constantes na literatura selecionada, o relato que a televisão brasileira atinge os maiores índices de audiência se relacionados a outros tipos de entretenimento como teatro, rádio e cinema. Muito disso está relacionado ao baixo custo que ela representa para a sociedade e à grande massa que acessa seus programas. A acessibilidade a outras formas de entretenimento e lazer não é garantia de todos e, em se tratando de Brasil, onde a maior concentração de renda está no poder de poucos, isso se torna mais aparente. Assim, a televisão atinge seus maiores índices de audiência, pois consegue atingir ricos e pobres, independente da classe e, de maneira geral, procura agradar o público com variados tipos de programas e propagandas com o intuito de vender-se, de estimular a compra e a ideologia dominante sobre determinados assuntos, dessa forma consegue inculcar pensamentos, atitudes e mudança de comportamento pela sua influência. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-08-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/1718 10.31501/comunicologia.v3i1.1718 |
url |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/1718 |
identifier_str_mv |
10.31501/comunicologia.v3i1.1718 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/1718/1150 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 3, N. 1, JAN./JUN., 2010; 83-93 1981-2132 reponame:Comunicologia instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Comunicologia |
collection |
Comunicologia |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB) |
repository.mail.fl_str_mv |
sdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com |
_version_ |
1809280916078460928 |