Uma linguagem para as novas mídias: a montagem audiovisual como base para o cinema interativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicologia |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/1921 |
Resumo: | Este artigo apresenta resultados obtidos através do estudo de linguagem para a produção de obras audiovisuais interativas. O objetivo desta pesquisa foi analisar, a partir de aplicação prática medida por um experimento, a fundamentação defendida pela tese, de que a linguagem para o cinema interativo está na mescla entre fundamentos de montagem audiovisual e estrutura hipertextual, e não depende somente na tecnologia. Foram desenvolvidas pesquisas de caráter bibliográfico sobre montagem audiovisual, estruturas hipertextuais, interatividade, linguagem e cinema interativo. Em seguida, foi desenvolvido um ambiente virtual para a realização do experimento e produzido um vídeo do gênero documentário especificamente para o mesmo, além da definição de dois grupos participantes, compostos por integrantes de oito países ibero-americanos. Os resultados obtidos através do experimento viabilizam a proposta. Com o resultado deste estudo, será possível desenvolver novas pesquisas sobre o tema, em constante evolução. |
id |
UCB-4_85071086e8c9f8cc89a2e129c6bf1315 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/1921 |
network_acronym_str |
UCB-4 |
network_name_str |
Comunicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma linguagem para as novas mídias: a montagem audiovisual como base para o cinema interativoComunicação Cinema interativo Cinema Audiovisual Novas tecnologias digitais. Este artigo apresenta resultados obtidos através do estudo de linguagem para a produção de obras audiovisuais interativas. O objetivo desta pesquisa foi analisar, a partir de aplicação prática medida por um experimento, a fundamentação defendida pela tese, de que a linguagem para o cinema interativo está na mescla entre fundamentos de montagem audiovisual e estrutura hipertextual, e não depende somente na tecnologia. Foram desenvolvidas pesquisas de caráter bibliográfico sobre montagem audiovisual, estruturas hipertextuais, interatividade, linguagem e cinema interativo. Em seguida, foi desenvolvido um ambiente virtual para a realização do experimento e produzido um vídeo do gênero documentário especificamente para o mesmo, além da definição de dois grupos participantes, compostos por integrantes de oito países ibero-americanos. Os resultados obtidos através do experimento viabilizam a proposta. Com o resultado deste estudo, será possível desenvolver novas pesquisas sobre o tema, em constante evolução. Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas2010-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/1921Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 3, N. 2, JUL./DEZ., 2010; 174-1981981-2132reponame:Comunicologiainstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/1921/1243Renó, Denis Portoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-18T08:05:43Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/1921Revistahttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCBPRIhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/oaisdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com1981-21321981-2132opendoar:2017-07-18T08:05:43Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma linguagem para as novas mídias: a montagem audiovisual como base para o cinema interativo |
title |
Uma linguagem para as novas mídias: a montagem audiovisual como base para o cinema interativo |
spellingShingle |
Uma linguagem para as novas mídias: a montagem audiovisual como base para o cinema interativo Renó, Denis Porto Comunicação Cinema interativo Cinema Audiovisual Novas tecnologias digitais. |
title_short |
Uma linguagem para as novas mídias: a montagem audiovisual como base para o cinema interativo |
title_full |
Uma linguagem para as novas mídias: a montagem audiovisual como base para o cinema interativo |
title_fullStr |
Uma linguagem para as novas mídias: a montagem audiovisual como base para o cinema interativo |
title_full_unstemmed |
Uma linguagem para as novas mídias: a montagem audiovisual como base para o cinema interativo |
title_sort |
Uma linguagem para as novas mídias: a montagem audiovisual como base para o cinema interativo |
author |
Renó, Denis Porto |
author_facet |
Renó, Denis Porto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Renó, Denis Porto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Cinema interativo Cinema Audiovisual Novas tecnologias digitais. |
topic |
Comunicação Cinema interativo Cinema Audiovisual Novas tecnologias digitais. |
description |
Este artigo apresenta resultados obtidos através do estudo de linguagem para a produção de obras audiovisuais interativas. O objetivo desta pesquisa foi analisar, a partir de aplicação prática medida por um experimento, a fundamentação defendida pela tese, de que a linguagem para o cinema interativo está na mescla entre fundamentos de montagem audiovisual e estrutura hipertextual, e não depende somente na tecnologia. Foram desenvolvidas pesquisas de caráter bibliográfico sobre montagem audiovisual, estruturas hipertextuais, interatividade, linguagem e cinema interativo. Em seguida, foi desenvolvido um ambiente virtual para a realização do experimento e produzido um vídeo do gênero documentário especificamente para o mesmo, além da definição de dois grupos participantes, compostos por integrantes de oito países ibero-americanos. Os resultados obtidos através do experimento viabilizam a proposta. Com o resultado deste estudo, será possível desenvolver novas pesquisas sobre o tema, em constante evolução. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/1921 |
url |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/1921 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/1921/1243 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 3, N. 2, JUL./DEZ., 2010; 174-198 1981-2132 reponame:Comunicologia instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Comunicologia |
collection |
Comunicologia |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB) |
repository.mail.fl_str_mv |
sdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com |
_version_ |
1809280916103626752 |