Rememoração visual e ideologia na Revista Veja: o Iraque em dois momentos de conflito
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Comunicologia |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/3743 |
Resumo: | Este trabalho analisa o mecanismo de rememoração visual como reiteração de componentes ideológicos da imagemem capas da revista Veja em dois momentos históricos distintos: a Guerra do Golfo (capa 6 de março de 1991) e a invasãonorte-americana no Iraque (capa 2 de abril de 2003). Os elementos de informação são analisados conforme os eixos deprodução de sentido, elucidados pelo comunicólogo alemão Harry Pross, além da semiótica da cultura de Ivan Bystrina.O mecanismo de rememoração visual acaba por reiterar um discurso sobre o Oriente, particularmente o Iraque, apesarda singularidade dos dois contextos. O discurso imagético reforça o poderio militar americano de uma maneira positiva eacrítica. O artigo aponta a reincidência de um discurso orientalista (Edward Said) muito arraigado na tradição textual dosmeios de comunicação do Ocidente. Segundo este prisma, o oriental é, em geral, visto sob os signos do caos, desordem,selvageria e como uma cultura que ainda precisa ser civilizada. |
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Rememoração visual e ideologia na Revista Veja: o Iraque em dois momentos de conflitoJornalismo. Rememoração visual. Eixos de produção de sentido. IraqueEste trabalho analisa o mecanismo de rememoração visual como reiteração de componentes ideológicos da imagemem capas da revista Veja em dois momentos históricos distintos: a Guerra do Golfo (capa 6 de março de 1991) e a invasãonorte-americana no Iraque (capa 2 de abril de 2003). Os elementos de informação são analisados conforme os eixos deprodução de sentido, elucidados pelo comunicólogo alemão Harry Pross, além da semiótica da cultura de Ivan Bystrina.O mecanismo de rememoração visual acaba por reiterar um discurso sobre o Oriente, particularmente o Iraque, apesarda singularidade dos dois contextos. O discurso imagético reforça o poderio militar americano de uma maneira positiva eacrítica. O artigo aponta a reincidência de um discurso orientalista (Edward Said) muito arraigado na tradição textual dosmeios de comunicação do Ocidente. Segundo este prisma, o oriental é, em geral, visto sob os signos do caos, desordem,selvageria e como uma cultura que ainda precisa ser civilizada.Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas2012-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/3743Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 5, N. 1, JAN./JUN., 2012; 205-2231981-2132reponame:Comunicologiainstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/3743/2177Alberto Klein, AlbertoBoroski, Marciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-27T15:51:14Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/3743Revistahttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCBPRIhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/oaisdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com1981-21321981-2132opendoar:2017-06-27T15:51:14Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB)false |
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