Causas sociais na mídia: A fusão de valores como um modelo para agendar a imprensa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicologia |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/5227 |
Resumo: | Existem muitos estudos que tratam da hipótese de agenda setting, ou do estabelecimento da agenda pública por influência da mídia. Porém, há poucas pesquisas sobre o processo inverso e complementar: o agendamento da imprensa por influência da sociedade civil, ou o Contra-Agendamento (SILVA, 2006). Este artigo analisa o modelo valor-convergente como um caminho para as ONGs pautarem os media. No modelo abordado, os valores-notícia impulsionam os valores-sociais, sendo ambos indivisíveis já que habitam simultaneamente o mesmo acontecimento. O presente artigo revisa brevemente o modelo de fusão desses dois valores com o intuito de propor uma ampliação do conceito. O objetivo é acrescentar o valor-político como um terceiro novo componente e, finalmente, contextualizar brevemente o modelo em relação às novas tecnologias de informação e comunicação. |
id |
UCB-4_86aa636c830f742eecb89cb1968fa49b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/5227 |
network_acronym_str |
UCB-4 |
network_name_str |
Comunicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Causas sociais na mídia: A fusão de valores como um modelo para agendar a imprensaJornalismo Valores-notícia Noticiabilidade Terceiro setor Newsmaking.Existem muitos estudos que tratam da hipótese de agenda setting, ou do estabelecimento da agenda pública por influência da mídia. Porém, há poucas pesquisas sobre o processo inverso e complementar: o agendamento da imprensa por influência da sociedade civil, ou o Contra-Agendamento (SILVA, 2006). Este artigo analisa o modelo valor-convergente como um caminho para as ONGs pautarem os media. No modelo abordado, os valores-notícia impulsionam os valores-sociais, sendo ambos indivisíveis já que habitam simultaneamente o mesmo acontecimento. O presente artigo revisa brevemente o modelo de fusão desses dois valores com o intuito de propor uma ampliação do conceito. O objetivo é acrescentar o valor-político como um terceiro novo componente e, finalmente, contextualizar brevemente o modelo em relação às novas tecnologias de informação e comunicação. Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas2014-08-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/5227Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 6, N. 1, JAN./JUN., 2013; 55-741981-2132reponame:Comunicologiainstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/5227/3300de Oliveira, Daniel Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-27T15:50:55Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/5227Revistahttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCBPRIhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/oaisdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com1981-21321981-2132opendoar:2017-06-27T15:50:55Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Causas sociais na mídia: A fusão de valores como um modelo para agendar a imprensa |
title |
Causas sociais na mídia: A fusão de valores como um modelo para agendar a imprensa |
spellingShingle |
Causas sociais na mídia: A fusão de valores como um modelo para agendar a imprensa de Oliveira, Daniel Gonçalves Jornalismo Valores-notícia Noticiabilidade Terceiro setor Newsmaking. |
title_short |
Causas sociais na mídia: A fusão de valores como um modelo para agendar a imprensa |
title_full |
Causas sociais na mídia: A fusão de valores como um modelo para agendar a imprensa |
title_fullStr |
Causas sociais na mídia: A fusão de valores como um modelo para agendar a imprensa |
title_full_unstemmed |
Causas sociais na mídia: A fusão de valores como um modelo para agendar a imprensa |
title_sort |
Causas sociais na mídia: A fusão de valores como um modelo para agendar a imprensa |
author |
de Oliveira, Daniel Gonçalves |
author_facet |
de Oliveira, Daniel Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Oliveira, Daniel Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jornalismo Valores-notícia Noticiabilidade Terceiro setor Newsmaking. |
topic |
Jornalismo Valores-notícia Noticiabilidade Terceiro setor Newsmaking. |
description |
Existem muitos estudos que tratam da hipótese de agenda setting, ou do estabelecimento da agenda pública por influência da mídia. Porém, há poucas pesquisas sobre o processo inverso e complementar: o agendamento da imprensa por influência da sociedade civil, ou o Contra-Agendamento (SILVA, 2006). Este artigo analisa o modelo valor-convergente como um caminho para as ONGs pautarem os media. No modelo abordado, os valores-notícia impulsionam os valores-sociais, sendo ambos indivisíveis já que habitam simultaneamente o mesmo acontecimento. O presente artigo revisa brevemente o modelo de fusão desses dois valores com o intuito de propor uma ampliação do conceito. O objetivo é acrescentar o valor-político como um terceiro novo componente e, finalmente, contextualizar brevemente o modelo em relação às novas tecnologias de informação e comunicação. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-08-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/5227 |
url |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/5227 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/5227/3300 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 6, N. 1, JAN./JUN., 2013; 55-74 1981-2132 reponame:Comunicologia instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Comunicologia |
collection |
Comunicologia |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB) |
repository.mail.fl_str_mv |
sdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com |
_version_ |
1799304105548578816 |