Contratos de comunicação entre discursos midiático e propagandista em editoriais maranhenses
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicologia |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/9591 |
Resumo: | Utilizando a Análise de Discurso, este artigo considera o texto e o contexto da produção de editoriais pelo jornal O Estado do Maranhão durante o período eleitoral de 2014. Observando as continuidades e rupturas no contrato midiático do veículo com seus leitores, que pressupõe credibilidade e captação, verificamos as estratégias de construção das personagens políticas nas eleições estaduais. Utilizamos a metodologia proposta por Patrick Charaudeau em quatro editoriais dominicais para perceber, ao longo dos meses, o que permanece e o que muda no contrato proposto pela mídia a seus consumidores. Discutimos o limiar existente entre os discursos midiático e propagandista que se manifestam nesses textos inseridos em seu contexto. |
id |
UCB-4_8c1ea3b9b8f5226f01cead2d9b80aa91 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/9591 |
network_acronym_str |
UCB-4 |
network_name_str |
Comunicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Contratos de comunicação entre discursos midiático e propagandista em editoriais maranhensesJornalismo Editoriais Análise do DiscursoUtilizando a Análise de Discurso, este artigo considera o texto e o contexto da produção de editoriais pelo jornal O Estado do Maranhão durante o período eleitoral de 2014. Observando as continuidades e rupturas no contrato midiático do veículo com seus leitores, que pressupõe credibilidade e captação, verificamos as estratégias de construção das personagens políticas nas eleições estaduais. Utilizamos a metodologia proposta por Patrick Charaudeau em quatro editoriais dominicais para perceber, ao longo dos meses, o que permanece e o que muda no contrato proposto pela mídia a seus consumidores. Discutimos o limiar existente entre os discursos midiático e propagandista que se manifestam nesses textos inseridos em seu contexto.Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas2018-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/959110.31501/comunicologia.v11i1.9591Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 11, N. 1, JAN./JUN., 2018; 138-1521981-213210.31501/comunicologia.v11i1reponame:Comunicologiainstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/9591/5824Copyright (c) 2018 Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasíliainfo:eu-repo/semantics/openAccessAraujo, Aline Louise Q. de2018-09-14T10:33:46Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/9591Revistahttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCBPRIhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/oaisdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com1981-21321981-2132opendoar:2018-09-14T10:33:46Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contratos de comunicação entre discursos midiático e propagandista em editoriais maranhenses |
title |
Contratos de comunicação entre discursos midiático e propagandista em editoriais maranhenses |
spellingShingle |
Contratos de comunicação entre discursos midiático e propagandista em editoriais maranhenses Araujo, Aline Louise Q. de Jornalismo Editoriais Análise do Discurso |
title_short |
Contratos de comunicação entre discursos midiático e propagandista em editoriais maranhenses |
title_full |
Contratos de comunicação entre discursos midiático e propagandista em editoriais maranhenses |
title_fullStr |
Contratos de comunicação entre discursos midiático e propagandista em editoriais maranhenses |
title_full_unstemmed |
Contratos de comunicação entre discursos midiático e propagandista em editoriais maranhenses |
title_sort |
Contratos de comunicação entre discursos midiático e propagandista em editoriais maranhenses |
author |
Araujo, Aline Louise Q. de |
author_facet |
Araujo, Aline Louise Q. de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araujo, Aline Louise Q. de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jornalismo Editoriais Análise do Discurso |
topic |
Jornalismo Editoriais Análise do Discurso |
description |
Utilizando a Análise de Discurso, este artigo considera o texto e o contexto da produção de editoriais pelo jornal O Estado do Maranhão durante o período eleitoral de 2014. Observando as continuidades e rupturas no contrato midiático do veículo com seus leitores, que pressupõe credibilidade e captação, verificamos as estratégias de construção das personagens políticas nas eleições estaduais. Utilizamos a metodologia proposta por Patrick Charaudeau em quatro editoriais dominicais para perceber, ao longo dos meses, o que permanece e o que muda no contrato proposto pela mídia a seus consumidores. Discutimos o limiar existente entre os discursos midiático e propagandista que se manifestam nesses textos inseridos em seu contexto. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/9591 10.31501/comunicologia.v11i1.9591 |
url |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/9591 |
identifier_str_mv |
10.31501/comunicologia.v11i1.9591 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/9591/5824 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 11, N. 1, JAN./JUN., 2018; 138-152 1981-2132 10.31501/comunicologia.v11i1 reponame:Comunicologia instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Comunicologia |
collection |
Comunicologia |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB) |
repository.mail.fl_str_mv |
sdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com |
_version_ |
1809280916911030272 |