Contratos de comunicação entre discursos midiático e propagandista em editoriais maranhenses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Aline Louise Q. de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicologia
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/9591
Resumo: Utilizando a Análise de Discurso, este artigo considera o texto e o contexto da produção de editoriais pelo jornal O Estado do Maranhão durante o período eleitoral de 2014. Observando as continuidades e rupturas no contrato midiático do veículo com seus leitores, que pressupõe credibilidade e captação, verificamos as estratégias de construção das personagens políticas nas eleições estaduais. Utilizamos a metodologia proposta por Patrick Charaudeau em quatro editoriais dominicais para perceber, ao longo dos meses, o que permanece e o que muda no contrato proposto pela mídia a seus consumidores. Discutimos o limiar existente entre os discursos midiático e propagandista que se manifestam nesses textos inseridos em seu contexto.
id UCB-4_8c1ea3b9b8f5226f01cead2d9b80aa91
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/9591
network_acronym_str UCB-4
network_name_str Comunicologia
repository_id_str
spelling Contratos de comunicação entre discursos midiático e propagandista em editoriais maranhensesJornalismo Editoriais Análise do DiscursoUtilizando a Análise de Discurso, este artigo considera o texto e o contexto da produção de editoriais pelo jornal O Estado do Maranhão durante o período eleitoral de 2014. Observando as continuidades e rupturas no contrato midiático do veículo com seus leitores, que pressupõe credibilidade e captação, verificamos as estratégias de construção das personagens políticas nas eleições estaduais. Utilizamos a metodologia proposta por Patrick Charaudeau em quatro editoriais dominicais para perceber, ao longo dos meses, o que permanece e o que muda no contrato proposto pela mídia a seus consumidores. Discutimos o limiar existente entre os discursos midiático e propagandista que se manifestam nesses textos inseridos em seu contexto.Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas2018-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/959110.31501/comunicologia.v11i1.9591Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 11, N. 1, JAN./JUN., 2018; 138-1521981-213210.31501/comunicologia.v11i1reponame:Comunicologiainstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/9591/5824Copyright (c) 2018 Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasíliainfo:eu-repo/semantics/openAccessAraujo, Aline Louise Q. de2018-09-14T10:33:46Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/9591Revistahttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCBPRIhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/oaisdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com1981-21321981-2132opendoar:2018-09-14T10:33:46Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv Contratos de comunicação entre discursos midiático e propagandista em editoriais maranhenses
title Contratos de comunicação entre discursos midiático e propagandista em editoriais maranhenses
spellingShingle Contratos de comunicação entre discursos midiático e propagandista em editoriais maranhenses
Araujo, Aline Louise Q. de
Jornalismo
Editoriais
Análise do Discurso
title_short Contratos de comunicação entre discursos midiático e propagandista em editoriais maranhenses
title_full Contratos de comunicação entre discursos midiático e propagandista em editoriais maranhenses
title_fullStr Contratos de comunicação entre discursos midiático e propagandista em editoriais maranhenses
title_full_unstemmed Contratos de comunicação entre discursos midiático e propagandista em editoriais maranhenses
title_sort Contratos de comunicação entre discursos midiático e propagandista em editoriais maranhenses
author Araujo, Aline Louise Q. de
author_facet Araujo, Aline Louise Q. de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Aline Louise Q. de
dc.subject.por.fl_str_mv Jornalismo
Editoriais
Análise do Discurso
topic Jornalismo
Editoriais
Análise do Discurso
description Utilizando a Análise de Discurso, este artigo considera o texto e o contexto da produção de editoriais pelo jornal O Estado do Maranhão durante o período eleitoral de 2014. Observando as continuidades e rupturas no contrato midiático do veículo com seus leitores, que pressupõe credibilidade e captação, verificamos as estratégias de construção das personagens políticas nas eleições estaduais. Utilizamos a metodologia proposta por Patrick Charaudeau em quatro editoriais dominicais para perceber, ao longo dos meses, o que permanece e o que muda no contrato proposto pela mídia a seus consumidores. Discutimos o limiar existente entre os discursos midiático e propagandista que se manifestam nesses textos inseridos em seu contexto.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/9591
10.31501/comunicologia.v11i1.9591
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/9591
identifier_str_mv 10.31501/comunicologia.v11i1.9591
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/9591/5824
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas
dc.source.none.fl_str_mv Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 11, N. 1, JAN./JUN., 2018; 138-152
1981-2132
10.31501/comunicologia.v11i1
reponame:Comunicologia
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Comunicologia
collection Comunicologia
repository.name.fl_str_mv Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv sdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com
_version_ 1799304106008903680