Gestão da comunicação intercultural nas organizações brasileiras em tempos de globalização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferrari, Maria Aparecida
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicologia
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/3735
Resumo: Atualmente, a gestão da comunicação intercultural emerge como um desafio na agenda das organizações que, cada vez mais, estão buscando novos olhares para lidar com os complexos problemas e conflitos contemporâneos. O estudo da interculturalidade, principalmente naquelas organizações que estão se internacionalizando, exige a adoção de uma perspectiva sistêmica, pois a análise da comunicação intercultural precisa ir além da simples comparação entre culturas e do levantamento de semelhanças e diferenças. A presente reflexão faz parte de um estudo mais amplo que tem como escopo a análise do comportamento comunicacional de algumas organizações brasileiras no processo de internacionalização. Na primeira etapa, apresentamos um resgate da literatura especializada sobre a interculturalidade e seus elementos, a cultura organizacional e o processo de comunicação com o objetivo principal de buscar pontos de intersecção entre os elementos que permeiam os contextos organizacionais.
id UCB-4_c122e24b5b9ff6f639203c25ab9a5604
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/3735
network_acronym_str UCB-4
network_name_str Comunicologia
repository_id_str
spelling Gestão da comunicação intercultural nas organizações brasileiras em tempos de globalizaçãoAtualmente, a gestão da comunicação intercultural emerge como um desafio na agenda das organizações que, cada vez mais, estão buscando novos olhares para lidar com os complexos problemas e conflitos contemporâneos. O estudo da interculturalidade, principalmente naquelas organizações que estão se internacionalizando, exige a adoção de uma perspectiva sistêmica, pois a análise da comunicação intercultural precisa ir além da simples comparação entre culturas e do levantamento de semelhanças e diferenças. A presente reflexão faz parte de um estudo mais amplo que tem como escopo a análise do comportamento comunicacional de algumas organizações brasileiras no processo de internacionalização. Na primeira etapa, apresentamos um resgate da literatura especializada sobre a interculturalidade e seus elementos, a cultura organizacional e o processo de comunicação com o objetivo principal de buscar pontos de intersecção entre os elementos que permeiam os contextos organizacionais.Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas2012-11-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/373510.31501/comunicologia.v5i1.3735Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 5, N. 1, JAN./JUN., 2012; 178-2041981-2132reponame:Comunicologiainstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/3735/2175https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/3735/2176Ferrari, Maria Aparecidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-27T15:51:14Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/3735Revistahttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCBPRIhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/oaisdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com1981-21321981-2132opendoar:2017-06-27T15:51:14Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão da comunicação intercultural nas organizações brasileiras em tempos de globalização
title Gestão da comunicação intercultural nas organizações brasileiras em tempos de globalização
spellingShingle Gestão da comunicação intercultural nas organizações brasileiras em tempos de globalização
Ferrari, Maria Aparecida
title_short Gestão da comunicação intercultural nas organizações brasileiras em tempos de globalização
title_full Gestão da comunicação intercultural nas organizações brasileiras em tempos de globalização
title_fullStr Gestão da comunicação intercultural nas organizações brasileiras em tempos de globalização
title_full_unstemmed Gestão da comunicação intercultural nas organizações brasileiras em tempos de globalização
title_sort Gestão da comunicação intercultural nas organizações brasileiras em tempos de globalização
author Ferrari, Maria Aparecida
author_facet Ferrari, Maria Aparecida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferrari, Maria Aparecida
description Atualmente, a gestão da comunicação intercultural emerge como um desafio na agenda das organizações que, cada vez mais, estão buscando novos olhares para lidar com os complexos problemas e conflitos contemporâneos. O estudo da interculturalidade, principalmente naquelas organizações que estão se internacionalizando, exige a adoção de uma perspectiva sistêmica, pois a análise da comunicação intercultural precisa ir além da simples comparação entre culturas e do levantamento de semelhanças e diferenças. A presente reflexão faz parte de um estudo mais amplo que tem como escopo a análise do comportamento comunicacional de algumas organizações brasileiras no processo de internacionalização. Na primeira etapa, apresentamos um resgate da literatura especializada sobre a interculturalidade e seus elementos, a cultura organizacional e o processo de comunicação com o objetivo principal de buscar pontos de intersecção entre os elementos que permeiam os contextos organizacionais.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/3735
10.31501/comunicologia.v5i1.3735
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/3735
identifier_str_mv 10.31501/comunicologia.v5i1.3735
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/3735/2175
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/3735/2176
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas
dc.source.none.fl_str_mv Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 5, N. 1, JAN./JUN., 2012; 178-204
1981-2132
reponame:Comunicologia
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Comunicologia
collection Comunicologia
repository.name.fl_str_mv Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv sdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com
_version_ 1809280916142424064