Gestão da comunicação intercultural nas organizações brasileiras em tempos de globalização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicologia |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/3735 |
Resumo: | Atualmente, a gestão da comunicação intercultural emerge como um desafio na agenda das organizações que, cada vez mais, estão buscando novos olhares para lidar com os complexos problemas e conflitos contemporâneos. O estudo da interculturalidade, principalmente naquelas organizações que estão se internacionalizando, exige a adoção de uma perspectiva sistêmica, pois a análise da comunicação intercultural precisa ir além da simples comparação entre culturas e do levantamento de semelhanças e diferenças. A presente reflexão faz parte de um estudo mais amplo que tem como escopo a análise do comportamento comunicacional de algumas organizações brasileiras no processo de internacionalização. Na primeira etapa, apresentamos um resgate da literatura especializada sobre a interculturalidade e seus elementos, a cultura organizacional e o processo de comunicação com o objetivo principal de buscar pontos de intersecção entre os elementos que permeiam os contextos organizacionais. |
id |
UCB-4_c122e24b5b9ff6f639203c25ab9a5604 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/3735 |
network_acronym_str |
UCB-4 |
network_name_str |
Comunicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Gestão da comunicação intercultural nas organizações brasileiras em tempos de globalizaçãoAtualmente, a gestão da comunicação intercultural emerge como um desafio na agenda das organizações que, cada vez mais, estão buscando novos olhares para lidar com os complexos problemas e conflitos contemporâneos. O estudo da interculturalidade, principalmente naquelas organizações que estão se internacionalizando, exige a adoção de uma perspectiva sistêmica, pois a análise da comunicação intercultural precisa ir além da simples comparação entre culturas e do levantamento de semelhanças e diferenças. A presente reflexão faz parte de um estudo mais amplo que tem como escopo a análise do comportamento comunicacional de algumas organizações brasileiras no processo de internacionalização. Na primeira etapa, apresentamos um resgate da literatura especializada sobre a interculturalidade e seus elementos, a cultura organizacional e o processo de comunicação com o objetivo principal de buscar pontos de intersecção entre os elementos que permeiam os contextos organizacionais.Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas2012-11-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/373510.31501/comunicologia.v5i1.3735Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 5, N. 1, JAN./JUN., 2012; 178-2041981-2132reponame:Comunicologiainstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/3735/2175https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/3735/2176Ferrari, Maria Aparecidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-27T15:51:14Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/3735Revistahttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCBPRIhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/oaisdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com1981-21321981-2132opendoar:2017-06-27T15:51:14Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão da comunicação intercultural nas organizações brasileiras em tempos de globalização |
title |
Gestão da comunicação intercultural nas organizações brasileiras em tempos de globalização |
spellingShingle |
Gestão da comunicação intercultural nas organizações brasileiras em tempos de globalização Ferrari, Maria Aparecida |
title_short |
Gestão da comunicação intercultural nas organizações brasileiras em tempos de globalização |
title_full |
Gestão da comunicação intercultural nas organizações brasileiras em tempos de globalização |
title_fullStr |
Gestão da comunicação intercultural nas organizações brasileiras em tempos de globalização |
title_full_unstemmed |
Gestão da comunicação intercultural nas organizações brasileiras em tempos de globalização |
title_sort |
Gestão da comunicação intercultural nas organizações brasileiras em tempos de globalização |
author |
Ferrari, Maria Aparecida |
author_facet |
Ferrari, Maria Aparecida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferrari, Maria Aparecida |
description |
Atualmente, a gestão da comunicação intercultural emerge como um desafio na agenda das organizações que, cada vez mais, estão buscando novos olhares para lidar com os complexos problemas e conflitos contemporâneos. O estudo da interculturalidade, principalmente naquelas organizações que estão se internacionalizando, exige a adoção de uma perspectiva sistêmica, pois a análise da comunicação intercultural precisa ir além da simples comparação entre culturas e do levantamento de semelhanças e diferenças. A presente reflexão faz parte de um estudo mais amplo que tem como escopo a análise do comportamento comunicacional de algumas organizações brasileiras no processo de internacionalização. Na primeira etapa, apresentamos um resgate da literatura especializada sobre a interculturalidade e seus elementos, a cultura organizacional e o processo de comunicação com o objetivo principal de buscar pontos de intersecção entre os elementos que permeiam os contextos organizacionais. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-11-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/3735 10.31501/comunicologia.v5i1.3735 |
url |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/3735 |
identifier_str_mv |
10.31501/comunicologia.v5i1.3735 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/3735/2175 https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/3735/2176 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 5, N. 1, JAN./JUN., 2012; 178-204 1981-2132 reponame:Comunicologia instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Comunicologia |
collection |
Comunicologia |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB) |
repository.mail.fl_str_mv |
sdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com |
_version_ |
1809280916142424064 |