A IMAGEM CORPORAL NA DANÇA DE SALÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Cristiane Costa
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Gama, Eliane Florencio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/2176
Resumo: A dança não competitiva é uma forma de manifestação corporal que promove união corpo-mente-emoção e que tem influência sobre os aspectos psicológicos e fisiológicos do ser humano. A dança de salão é a expressão dos movimentos do corpo em sincronia com um parceiro, em harmonia com o ritmo musical, organizados em um padrão espacial. Dançar permite que conheçamos novos caminhos que nos coloca em contato com nós mesmos e com o ambiente. Essa é uma maneira de produzir mudanças na relação mente-corpo proporcionando aprendizado cognitivo e perceptivo dos sistemas, influenciando a imagem corporal. A imagem corporal representa a forma com que uma pessoa experimenta e conceitua seu corpo. Sofre influência dos processos neurais e estados emocionais por isso está em constante modificação. Partindo do princípio que a dança desencadeia emoções e que promove a melhora na relação corporal pressupomos que ela tenha influência positiva na auto-imagem. Sendo assim, a proposta desse estudo é de ampliar os dados acerca da prática de dança de salão avaliando seus benefícios na imagem corporal de indivíduos iniciantes. Para isso foi utilizada a escala de silhuetas proposta por Stunkard capaz de avaliar o grau de auto-satisfação corporal antes e depois do módulo inicial de aulas de dança. Essa pesquisa mostrou que a dança de salão propiciou benefícios no nível de satisfação principalmente nas mulheres que a princípio apresentavam-se descontentes com sua auto-imagem e passaram a se sentir mais satisfeitas com sua silhueta corporal.
id UCB-5_0027250eeee6d9fd6bca490f267fe2be
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/2176
network_acronym_str UCB-5
network_name_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository_id_str
spelling A IMAGEM CORPORAL NA DANÇA DE SALÃOpercepção corporal auto-imagem dança socialA dança não competitiva é uma forma de manifestação corporal que promove união corpo-mente-emoção e que tem influência sobre os aspectos psicológicos e fisiológicos do ser humano. A dança de salão é a expressão dos movimentos do corpo em sincronia com um parceiro, em harmonia com o ritmo musical, organizados em um padrão espacial. Dançar permite que conheçamos novos caminhos que nos coloca em contato com nós mesmos e com o ambiente. Essa é uma maneira de produzir mudanças na relação mente-corpo proporcionando aprendizado cognitivo e perceptivo dos sistemas, influenciando a imagem corporal. A imagem corporal representa a forma com que uma pessoa experimenta e conceitua seu corpo. Sofre influência dos processos neurais e estados emocionais por isso está em constante modificação. Partindo do princípio que a dança desencadeia emoções e que promove a melhora na relação corporal pressupomos que ela tenha influência positiva na auto-imagem. Sendo assim, a proposta desse estudo é de ampliar os dados acerca da prática de dança de salão avaliando seus benefícios na imagem corporal de indivíduos iniciantes. Para isso foi utilizada a escala de silhuetas proposta por Stunkard capaz de avaliar o grau de auto-satisfação corporal antes e depois do módulo inicial de aulas de dança. Essa pesquisa mostrou que a dança de salão propiciou benefícios no nível de satisfação principalmente nas mulheres que a princípio apresentavam-se descontentes com sua auto-imagem e passaram a se sentir mais satisfeitas com sua silhueta corporal.Universidade Católica de Brasília2012-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTransversalapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/mswordhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/217610.18511/rbcm.v19i3.2176Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 19 n. 3 (2011); 37-430103-171610.31501/rbcm.v19i3reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/2176/2038https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/2176/7913https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/2176/7914https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/2176/Corre%C3%A7%C3%A3o%20solicitadaFonseca, Cristiane CostaGama, Eliane Florencioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-07T19:45:22Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/2176Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2024-03-07T19:45:22Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv A IMAGEM CORPORAL NA DANÇA DE SALÃO
title A IMAGEM CORPORAL NA DANÇA DE SALÃO
spellingShingle A IMAGEM CORPORAL NA DANÇA DE SALÃO
Fonseca, Cristiane Costa
percepção corporal
auto-imagem
dança social
title_short A IMAGEM CORPORAL NA DANÇA DE SALÃO
title_full A IMAGEM CORPORAL NA DANÇA DE SALÃO
title_fullStr A IMAGEM CORPORAL NA DANÇA DE SALÃO
title_full_unstemmed A IMAGEM CORPORAL NA DANÇA DE SALÃO
title_sort A IMAGEM CORPORAL NA DANÇA DE SALÃO
author Fonseca, Cristiane Costa
author_facet Fonseca, Cristiane Costa
Gama, Eliane Florencio
author_role author
author2 Gama, Eliane Florencio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Cristiane Costa
Gama, Eliane Florencio
dc.subject.por.fl_str_mv percepção corporal
auto-imagem
dança social
topic percepção corporal
auto-imagem
dança social
description A dança não competitiva é uma forma de manifestação corporal que promove união corpo-mente-emoção e que tem influência sobre os aspectos psicológicos e fisiológicos do ser humano. A dança de salão é a expressão dos movimentos do corpo em sincronia com um parceiro, em harmonia com o ritmo musical, organizados em um padrão espacial. Dançar permite que conheçamos novos caminhos que nos coloca em contato com nós mesmos e com o ambiente. Essa é uma maneira de produzir mudanças na relação mente-corpo proporcionando aprendizado cognitivo e perceptivo dos sistemas, influenciando a imagem corporal. A imagem corporal representa a forma com que uma pessoa experimenta e conceitua seu corpo. Sofre influência dos processos neurais e estados emocionais por isso está em constante modificação. Partindo do princípio que a dança desencadeia emoções e que promove a melhora na relação corporal pressupomos que ela tenha influência positiva na auto-imagem. Sendo assim, a proposta desse estudo é de ampliar os dados acerca da prática de dança de salão avaliando seus benefícios na imagem corporal de indivíduos iniciantes. Para isso foi utilizada a escala de silhuetas proposta por Stunkard capaz de avaliar o grau de auto-satisfação corporal antes e depois do módulo inicial de aulas de dança. Essa pesquisa mostrou que a dança de salão propiciou benefícios no nível de satisfação principalmente nas mulheres que a princípio apresentavam-se descontentes com sua auto-imagem e passaram a se sentir mais satisfeitas com sua silhueta corporal.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-05-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Transversal
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/2176
10.18511/rbcm.v19i3.2176
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/2176
identifier_str_mv 10.18511/rbcm.v19i3.2176
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/2176/2038
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/2176/7913
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/2176/7914
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/2176/Corre%C3%A7%C3%A3o%20solicitada
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 19 n. 3 (2011); 37-43
0103-1716
10.31501/rbcm.v19i3
reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
collection Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv ||jr_lazer@yahoo.com.br
_version_ 1799304118001467392