SIGNIFICADOS DA PRÁTICA ESPORTIVA PARA UM EX- TRABALHADOR DA COLETA DE LIXO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Mayara Brito
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Koumantareas, John, Oliveira, Rogério Cruz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/10974
Resumo: O objetivo desse estudo foi compreender o significado da prática esportiva para um ex-trabalhador da coleta de lixo da cidade de Mongaguá/SP, que simultaneamente ao trabalho e ao término da profissão, se dedicou às provas de pedestrianismo. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, com coleta de dados através de entrevista semiestruturada e do método história de vida com uso da narrativa, sendo que seu uso se mostra aqui um importante e potente instrumento para a possibilidade de interpretação do vivido. Utilizou-se também arquivos pessoais, como fotos e trechos de jornais, fornecidos pelo sujeito da pesquisa. A narrativa subdivide-se em 3 grandes temas, sendo esses: ser atleta, o trabalho como coletor de lixo e coletor versus atleta. Questões como histórico de lesões, história dentro do atletismo, treinamento, patrocínio, reconhecimento como coletor e atleta e dificuldades de trabalho contextualizam a narrativa. A hipótese inicial de relação direta entre trabalho e pedestrianismo não se concretizou, sendo que para o sujeito da pesquisa, ambos são considerados elementos distintos, sendo o primeiro simplesmente uma obrigação. A relação se deu entre trabalho e treinamento, o qual é descrito como difícil durante o período de trabalho. Observou-se, portanto, que os significados da prática esportiva para esse ex-trabalhador da coleta de lixo relacionam-se ao gosto, a afinidade, o prazer, a história, os objetivos, a qualidade de vida e a socialização que a prática esportiva (pedestrianismo) proporciona.
id UCB-5_01b3a58d8ac5d77acfa2ba48813c367f
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/10974
network_acronym_str UCB-5
network_name_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository_id_str
spelling SIGNIFICADOS DA PRÁTICA ESPORTIVA PARA UM EX- TRABALHADOR DA COLETA DE LIXOEsporte Coleta de Lixo Narrativa.O objetivo desse estudo foi compreender o significado da prática esportiva para um ex-trabalhador da coleta de lixo da cidade de Mongaguá/SP, que simultaneamente ao trabalho e ao término da profissão, se dedicou às provas de pedestrianismo. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, com coleta de dados através de entrevista semiestruturada e do método história de vida com uso da narrativa, sendo que seu uso se mostra aqui um importante e potente instrumento para a possibilidade de interpretação do vivido. Utilizou-se também arquivos pessoais, como fotos e trechos de jornais, fornecidos pelo sujeito da pesquisa. A narrativa subdivide-se em 3 grandes temas, sendo esses: ser atleta, o trabalho como coletor de lixo e coletor versus atleta. Questões como histórico de lesões, história dentro do atletismo, treinamento, patrocínio, reconhecimento como coletor e atleta e dificuldades de trabalho contextualizam a narrativa. A hipótese inicial de relação direta entre trabalho e pedestrianismo não se concretizou, sendo que para o sujeito da pesquisa, ambos são considerados elementos distintos, sendo o primeiro simplesmente uma obrigação. A relação se deu entre trabalho e treinamento, o qual é descrito como difícil durante o período de trabalho. Observou-se, portanto, que os significados da prática esportiva para esse ex-trabalhador da coleta de lixo relacionam-se ao gosto, a afinidade, o prazer, a história, os objetivos, a qualidade de vida e a socialização que a prática esportiva (pedestrianismo) proporciona.Universidade Católica de Brasília2021-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1097410.31501/rbcm.v28i3.10974Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 28 n. 3 (2020)0103-171610.31501/rbcm.v28i3reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/10974/7455https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/10974/10522https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/10974/10523https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/10974/10524Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Ciência e Movimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Mayara BritoKoumantareas, JohnOliveira, Rogério Cruz2021-06-30T17:47:20Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/10974Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2021-06-30T17:47:20Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv SIGNIFICADOS DA PRÁTICA ESPORTIVA PARA UM EX- TRABALHADOR DA COLETA DE LIXO
title SIGNIFICADOS DA PRÁTICA ESPORTIVA PARA UM EX- TRABALHADOR DA COLETA DE LIXO
spellingShingle SIGNIFICADOS DA PRÁTICA ESPORTIVA PARA UM EX- TRABALHADOR DA COLETA DE LIXO
Santos, Mayara Brito
Esporte
Coleta de Lixo
Narrativa.
title_short SIGNIFICADOS DA PRÁTICA ESPORTIVA PARA UM EX- TRABALHADOR DA COLETA DE LIXO
title_full SIGNIFICADOS DA PRÁTICA ESPORTIVA PARA UM EX- TRABALHADOR DA COLETA DE LIXO
title_fullStr SIGNIFICADOS DA PRÁTICA ESPORTIVA PARA UM EX- TRABALHADOR DA COLETA DE LIXO
title_full_unstemmed SIGNIFICADOS DA PRÁTICA ESPORTIVA PARA UM EX- TRABALHADOR DA COLETA DE LIXO
title_sort SIGNIFICADOS DA PRÁTICA ESPORTIVA PARA UM EX- TRABALHADOR DA COLETA DE LIXO
author Santos, Mayara Brito
author_facet Santos, Mayara Brito
Koumantareas, John
Oliveira, Rogério Cruz
author_role author
author2 Koumantareas, John
Oliveira, Rogério Cruz
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Mayara Brito
Koumantareas, John
Oliveira, Rogério Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Esporte
Coleta de Lixo
Narrativa.
topic Esporte
Coleta de Lixo
Narrativa.
description O objetivo desse estudo foi compreender o significado da prática esportiva para um ex-trabalhador da coleta de lixo da cidade de Mongaguá/SP, que simultaneamente ao trabalho e ao término da profissão, se dedicou às provas de pedestrianismo. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, com coleta de dados através de entrevista semiestruturada e do método história de vida com uso da narrativa, sendo que seu uso se mostra aqui um importante e potente instrumento para a possibilidade de interpretação do vivido. Utilizou-se também arquivos pessoais, como fotos e trechos de jornais, fornecidos pelo sujeito da pesquisa. A narrativa subdivide-se em 3 grandes temas, sendo esses: ser atleta, o trabalho como coletor de lixo e coletor versus atleta. Questões como histórico de lesões, história dentro do atletismo, treinamento, patrocínio, reconhecimento como coletor e atleta e dificuldades de trabalho contextualizam a narrativa. A hipótese inicial de relação direta entre trabalho e pedestrianismo não se concretizou, sendo que para o sujeito da pesquisa, ambos são considerados elementos distintos, sendo o primeiro simplesmente uma obrigação. A relação se deu entre trabalho e treinamento, o qual é descrito como difícil durante o período de trabalho. Observou-se, portanto, que os significados da prática esportiva para esse ex-trabalhador da coleta de lixo relacionam-se ao gosto, a afinidade, o prazer, a história, os objetivos, a qualidade de vida e a socialização que a prática esportiva (pedestrianismo) proporciona.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/10974
10.31501/rbcm.v28i3.10974
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/10974
identifier_str_mv 10.31501/rbcm.v28i3.10974
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/10974/7455
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/10974/10522
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/10974/10523
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/10974/10524
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Ciência e Movimento
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Ciência e Movimento
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 28 n. 3 (2020)
0103-1716
10.31501/rbcm.v28i3
reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
collection Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv ||jr_lazer@yahoo.com.br
_version_ 1799304121808846848