RELAÇÃO ENTRE A ALTURA DO SALTO VERTICAL E O DESEMPENHO EM CORRIDAS DE ESCOLARES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brasil, Frederico Deponti
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Franken, Marcos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/13551
Resumo: Avaliar a altura do salto vertical e testar a relação com o desempenho em corrida de escolares pode possibilitar ao professor de educação física mensurar a força dos membros inferiores e, ao mesmo tempo ser um indicador da capacidade anaeróbia. Assim, o objetivo desse estudo foi verificar a relação entre a altura do salto vertical e o desempenho em corridas de velocidade e fundo de escolares. Participaram 24 estudantes (14 do sexo feminino e 10 do sexo masculino), de ambos os sexos, que possuíam idade média de 16,45 ± 1,16 anos de uma escola da cidade de Nova Esperança do Sul. Inicialmente, foi realizada avaliação antropométrica e posteriormente avaliados os testes de corrida de velocidade e fundo e o salto vertical com intervalo mínimo de 60 minutos entre cada teste. Foram calculadas as médias e desvios padrão das variáveis numéricas. Para as correlações entre as variáveis foi utilizado o teste de correlação linear Produto-Momento de Pearson com nível de significância em 5%. Foram encontradas correlações significativas e positivas entre altura do salto vertical e a massa corporal, a estatura, e no desempenho em corrida de fundo (r = 0,450; r = 0,879; r = 0,606, respectivamente) e correlação significativa negativa com o desempenho em corrida de velocidade (r = -0,721). Portanto, recomenda-se que estes parâmetros de avaliação possam ser utilizados por professores de educação física nas suas práticas das aulas e dos treinamentos visando à melhoria do desempenho físico na modalidade do atletismo na escola.
id UCB-5_045e742b9ed4a845ec9d1515eaaf1fdd
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/13551
network_acronym_str UCB-5
network_name_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository_id_str
spelling RELAÇÃO ENTRE A ALTURA DO SALTO VERTICAL E O DESEMPENHO EM CORRIDAS DE ESCOLARESAvaliar a altura do salto vertical e testar a relação com o desempenho em corrida de escolares pode possibilitar ao professor de educação física mensurar a força dos membros inferiores e, ao mesmo tempo ser um indicador da capacidade anaeróbia. Assim, o objetivo desse estudo foi verificar a relação entre a altura do salto vertical e o desempenho em corridas de velocidade e fundo de escolares. Participaram 24 estudantes (14 do sexo feminino e 10 do sexo masculino), de ambos os sexos, que possuíam idade média de 16,45 ± 1,16 anos de uma escola da cidade de Nova Esperança do Sul. Inicialmente, foi realizada avaliação antropométrica e posteriormente avaliados os testes de corrida de velocidade e fundo e o salto vertical com intervalo mínimo de 60 minutos entre cada teste. Foram calculadas as médias e desvios padrão das variáveis numéricas. Para as correlações entre as variáveis foi utilizado o teste de correlação linear Produto-Momento de Pearson com nível de significância em 5%. Foram encontradas correlações significativas e positivas entre altura do salto vertical e a massa corporal, a estatura, e no desempenho em corrida de fundo (r = 0,450; r = 0,879; r = 0,606, respectivamente) e correlação significativa negativa com o desempenho em corrida de velocidade (r = -0,721). Portanto, recomenda-se que estes parâmetros de avaliação possam ser utilizados por professores de educação física nas suas práticas das aulas e dos treinamentos visando à melhoria do desempenho físico na modalidade do atletismo na escola.Universidade Católica de Brasília2024-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/13551Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 31 n. 1 (2023)0103-171610.31501/rbcm.v31i1reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/13551/11730Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Ciência e Movimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrasil, Frederico DepontiFranken, Marcos2024-01-30T12:46:14Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/13551Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2024-01-30T12:46:14Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv RELAÇÃO ENTRE A ALTURA DO SALTO VERTICAL E O DESEMPENHO EM CORRIDAS DE ESCOLARES
title RELAÇÃO ENTRE A ALTURA DO SALTO VERTICAL E O DESEMPENHO EM CORRIDAS DE ESCOLARES
spellingShingle RELAÇÃO ENTRE A ALTURA DO SALTO VERTICAL E O DESEMPENHO EM CORRIDAS DE ESCOLARES
Brasil, Frederico Deponti
title_short RELAÇÃO ENTRE A ALTURA DO SALTO VERTICAL E O DESEMPENHO EM CORRIDAS DE ESCOLARES
title_full RELAÇÃO ENTRE A ALTURA DO SALTO VERTICAL E O DESEMPENHO EM CORRIDAS DE ESCOLARES
title_fullStr RELAÇÃO ENTRE A ALTURA DO SALTO VERTICAL E O DESEMPENHO EM CORRIDAS DE ESCOLARES
title_full_unstemmed RELAÇÃO ENTRE A ALTURA DO SALTO VERTICAL E O DESEMPENHO EM CORRIDAS DE ESCOLARES
title_sort RELAÇÃO ENTRE A ALTURA DO SALTO VERTICAL E O DESEMPENHO EM CORRIDAS DE ESCOLARES
author Brasil, Frederico Deponti
author_facet Brasil, Frederico Deponti
Franken, Marcos
author_role author
author2 Franken, Marcos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brasil, Frederico Deponti
Franken, Marcos
description Avaliar a altura do salto vertical e testar a relação com o desempenho em corrida de escolares pode possibilitar ao professor de educação física mensurar a força dos membros inferiores e, ao mesmo tempo ser um indicador da capacidade anaeróbia. Assim, o objetivo desse estudo foi verificar a relação entre a altura do salto vertical e o desempenho em corridas de velocidade e fundo de escolares. Participaram 24 estudantes (14 do sexo feminino e 10 do sexo masculino), de ambos os sexos, que possuíam idade média de 16,45 ± 1,16 anos de uma escola da cidade de Nova Esperança do Sul. Inicialmente, foi realizada avaliação antropométrica e posteriormente avaliados os testes de corrida de velocidade e fundo e o salto vertical com intervalo mínimo de 60 minutos entre cada teste. Foram calculadas as médias e desvios padrão das variáveis numéricas. Para as correlações entre as variáveis foi utilizado o teste de correlação linear Produto-Momento de Pearson com nível de significância em 5%. Foram encontradas correlações significativas e positivas entre altura do salto vertical e a massa corporal, a estatura, e no desempenho em corrida de fundo (r = 0,450; r = 0,879; r = 0,606, respectivamente) e correlação significativa negativa com o desempenho em corrida de velocidade (r = -0,721). Portanto, recomenda-se que estes parâmetros de avaliação possam ser utilizados por professores de educação física nas suas práticas das aulas e dos treinamentos visando à melhoria do desempenho físico na modalidade do atletismo na escola.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/13551
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/13551
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/13551/11730
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Ciência e Movimento
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Ciência e Movimento
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 31 n. 1 (2023)
0103-1716
10.31501/rbcm.v31i1
reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
collection Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv ||jr_lazer@yahoo.com.br
_version_ 1799304122482032640