CONCEPÇÃO DE CORPO PARA DISCENTES DE UM CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Cristiany Nely
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Silva, Aline Pereira, Silva, Flávia Gonçalves da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/13536
Resumo: Este trabalho teve como objetivos identificar a concepção de corpo para os discentes do curso de educação física e como compreendem como deve ser o corpo do profissional dessa área. A pesquisa foi do tipo qualitativa, a partir da técnica do grupo focal e contou com a participação de oito discentes, homens e mulheres do primeiro e do último período do curso de educação física da UFVJM. Houve dois encontros do grupo focal de aproximadamente 90 minutos cada; no primeiro foi desenvolvido quatro práticas corporais, sendo uma de desporto adaptado, uma colaborativa, uma competitiva e uma com situações em que as possibilidades do corpo pudessem ser sentidas e refletidas a partir de obstáculos a serem superados (andar com os olhos vendados, subir e descer de um banco). No segundo encontro foi discutido as concepções de corpo dos discentes, tanto a partir das vivencias corporais do primeiro encontro como pelas compreensões que os mesmos tinham sobre esse conceito. Como resultado, a maioria dos participantes da pesquisa entenderam o corpo como uma construção cultural e que ele traduz emoções, sendo assim uma forma de linguagem, e resultado de experiências adquiridas, mesmo não tendo clareza teórica sobre o que é corpo e cultura. Mas também existe um padrão de normalidade do corpo, sendo esse o que é comum na maioria das pessoas, aceito por uma cultura e veiculado nos meios de comunicação. Sobre o corpo do profissional de educação física, os discentes do primeiro período entenderam em sua maioria, que deve ser um “modelo” a ser seguido enquanto a maioria daqueles do último período destacaram a importância de questionar tais padrões. Destaca-se a importância de conteúdos teóricos e práticos que conceituem sobre o corpo e possibilitem aos discentes diversas vivências corporais que os ajudem a conhecer melhor o seu corpo.
id UCB-5_0da1a8fc8a9757d9f1d2081a618a5a03
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/13536
network_acronym_str UCB-5
network_name_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository_id_str
spelling CONCEPÇÃO DE CORPO PARA DISCENTES DE UM CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICAConcepção de Corpo Educação Física Formação ProfissionalEste trabalho teve como objetivos identificar a concepção de corpo para os discentes do curso de educação física e como compreendem como deve ser o corpo do profissional dessa área. A pesquisa foi do tipo qualitativa, a partir da técnica do grupo focal e contou com a participação de oito discentes, homens e mulheres do primeiro e do último período do curso de educação física da UFVJM. Houve dois encontros do grupo focal de aproximadamente 90 minutos cada; no primeiro foi desenvolvido quatro práticas corporais, sendo uma de desporto adaptado, uma colaborativa, uma competitiva e uma com situações em que as possibilidades do corpo pudessem ser sentidas e refletidas a partir de obstáculos a serem superados (andar com os olhos vendados, subir e descer de um banco). No segundo encontro foi discutido as concepções de corpo dos discentes, tanto a partir das vivencias corporais do primeiro encontro como pelas compreensões que os mesmos tinham sobre esse conceito. Como resultado, a maioria dos participantes da pesquisa entenderam o corpo como uma construção cultural e que ele traduz emoções, sendo assim uma forma de linguagem, e resultado de experiências adquiridas, mesmo não tendo clareza teórica sobre o que é corpo e cultura. Mas também existe um padrão de normalidade do corpo, sendo esse o que é comum na maioria das pessoas, aceito por uma cultura e veiculado nos meios de comunicação. Sobre o corpo do profissional de educação física, os discentes do primeiro período entenderam em sua maioria, que deve ser um “modelo” a ser seguido enquanto a maioria daqueles do último período destacaram a importância de questionar tais padrões. Destaca-se a importância de conteúdos teóricos e práticos que conceituem sobre o corpo e possibilitem aos discentes diversas vivências corporais que os ajudem a conhecer melhor o seu corpo.Universidade Católica de Brasília2024-01-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPesquisa qualitativaapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/13536Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 30 n. 4 (2022)0103-171610.31501/rbcm.v30i4reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/13536/11701Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Ciência e Movimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Cristiany NelySilva, Aline PereiraSilva, Flávia Gonçalves da2023-08-06T23:47:24Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/13536Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2023-08-06T23:47:24Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv CONCEPÇÃO DE CORPO PARA DISCENTES DE UM CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
title CONCEPÇÃO DE CORPO PARA DISCENTES DE UM CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
spellingShingle CONCEPÇÃO DE CORPO PARA DISCENTES DE UM CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Pereira, Cristiany Nely
Concepção de Corpo
Educação Física
Formação Profissional
title_short CONCEPÇÃO DE CORPO PARA DISCENTES DE UM CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
title_full CONCEPÇÃO DE CORPO PARA DISCENTES DE UM CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
title_fullStr CONCEPÇÃO DE CORPO PARA DISCENTES DE UM CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
title_full_unstemmed CONCEPÇÃO DE CORPO PARA DISCENTES DE UM CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
title_sort CONCEPÇÃO DE CORPO PARA DISCENTES DE UM CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
author Pereira, Cristiany Nely
author_facet Pereira, Cristiany Nely
Silva, Aline Pereira
Silva, Flávia Gonçalves da
author_role author
author2 Silva, Aline Pereira
Silva, Flávia Gonçalves da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Cristiany Nely
Silva, Aline Pereira
Silva, Flávia Gonçalves da
dc.subject.por.fl_str_mv Concepção de Corpo
Educação Física
Formação Profissional
topic Concepção de Corpo
Educação Física
Formação Profissional
description Este trabalho teve como objetivos identificar a concepção de corpo para os discentes do curso de educação física e como compreendem como deve ser o corpo do profissional dessa área. A pesquisa foi do tipo qualitativa, a partir da técnica do grupo focal e contou com a participação de oito discentes, homens e mulheres do primeiro e do último período do curso de educação física da UFVJM. Houve dois encontros do grupo focal de aproximadamente 90 minutos cada; no primeiro foi desenvolvido quatro práticas corporais, sendo uma de desporto adaptado, uma colaborativa, uma competitiva e uma com situações em que as possibilidades do corpo pudessem ser sentidas e refletidas a partir de obstáculos a serem superados (andar com os olhos vendados, subir e descer de um banco). No segundo encontro foi discutido as concepções de corpo dos discentes, tanto a partir das vivencias corporais do primeiro encontro como pelas compreensões que os mesmos tinham sobre esse conceito. Como resultado, a maioria dos participantes da pesquisa entenderam o corpo como uma construção cultural e que ele traduz emoções, sendo assim uma forma de linguagem, e resultado de experiências adquiridas, mesmo não tendo clareza teórica sobre o que é corpo e cultura. Mas também existe um padrão de normalidade do corpo, sendo esse o que é comum na maioria das pessoas, aceito por uma cultura e veiculado nos meios de comunicação. Sobre o corpo do profissional de educação física, os discentes do primeiro período entenderam em sua maioria, que deve ser um “modelo” a ser seguido enquanto a maioria daqueles do último período destacaram a importância de questionar tais padrões. Destaca-se a importância de conteúdos teóricos e práticos que conceituem sobre o corpo e possibilitem aos discentes diversas vivências corporais que os ajudem a conhecer melhor o seu corpo.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Pesquisa qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/13536
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/13536
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/13536/11701
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Ciência e Movimento
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Ciência e Movimento
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 30 n. 4 (2022)
0103-1716
10.31501/rbcm.v30i4
reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
collection Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv ||jr_lazer@yahoo.com.br
_version_ 1799304122477838336