CONCEPÇÃO DE CORPO PARA DISCENTES DE UM CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/13536 |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivos identificar a concepção de corpo para os discentes do curso de educação física e como compreendem como deve ser o corpo do profissional dessa área. A pesquisa foi do tipo qualitativa, a partir da técnica do grupo focal e contou com a participação de oito discentes, homens e mulheres do primeiro e do último período do curso de educação física da UFVJM. Houve dois encontros do grupo focal de aproximadamente 90 minutos cada; no primeiro foi desenvolvido quatro práticas corporais, sendo uma de desporto adaptado, uma colaborativa, uma competitiva e uma com situações em que as possibilidades do corpo pudessem ser sentidas e refletidas a partir de obstáculos a serem superados (andar com os olhos vendados, subir e descer de um banco). No segundo encontro foi discutido as concepções de corpo dos discentes, tanto a partir das vivencias corporais do primeiro encontro como pelas compreensões que os mesmos tinham sobre esse conceito. Como resultado, a maioria dos participantes da pesquisa entenderam o corpo como uma construção cultural e que ele traduz emoções, sendo assim uma forma de linguagem, e resultado de experiências adquiridas, mesmo não tendo clareza teórica sobre o que é corpo e cultura. Mas também existe um padrão de normalidade do corpo, sendo esse o que é comum na maioria das pessoas, aceito por uma cultura e veiculado nos meios de comunicação. Sobre o corpo do profissional de educação física, os discentes do primeiro período entenderam em sua maioria, que deve ser um “modelo” a ser seguido enquanto a maioria daqueles do último período destacaram a importância de questionar tais padrões. Destaca-se a importância de conteúdos teóricos e práticos que conceituem sobre o corpo e possibilitem aos discentes diversas vivências corporais que os ajudem a conhecer melhor o seu corpo. |
id |
UCB-5_0da1a8fc8a9757d9f1d2081a618a5a03 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/13536 |
network_acronym_str |
UCB-5 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CONCEPÇÃO DE CORPO PARA DISCENTES DE UM CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICAConcepção de Corpo Educação Física Formação ProfissionalEste trabalho teve como objetivos identificar a concepção de corpo para os discentes do curso de educação física e como compreendem como deve ser o corpo do profissional dessa área. A pesquisa foi do tipo qualitativa, a partir da técnica do grupo focal e contou com a participação de oito discentes, homens e mulheres do primeiro e do último período do curso de educação física da UFVJM. Houve dois encontros do grupo focal de aproximadamente 90 minutos cada; no primeiro foi desenvolvido quatro práticas corporais, sendo uma de desporto adaptado, uma colaborativa, uma competitiva e uma com situações em que as possibilidades do corpo pudessem ser sentidas e refletidas a partir de obstáculos a serem superados (andar com os olhos vendados, subir e descer de um banco). No segundo encontro foi discutido as concepções de corpo dos discentes, tanto a partir das vivencias corporais do primeiro encontro como pelas compreensões que os mesmos tinham sobre esse conceito. Como resultado, a maioria dos participantes da pesquisa entenderam o corpo como uma construção cultural e que ele traduz emoções, sendo assim uma forma de linguagem, e resultado de experiências adquiridas, mesmo não tendo clareza teórica sobre o que é corpo e cultura. Mas também existe um padrão de normalidade do corpo, sendo esse o que é comum na maioria das pessoas, aceito por uma cultura e veiculado nos meios de comunicação. Sobre o corpo do profissional de educação física, os discentes do primeiro período entenderam em sua maioria, que deve ser um “modelo” a ser seguido enquanto a maioria daqueles do último período destacaram a importância de questionar tais padrões. Destaca-se a importância de conteúdos teóricos e práticos que conceituem sobre o corpo e possibilitem aos discentes diversas vivências corporais que os ajudem a conhecer melhor o seu corpo.Universidade Católica de Brasília2024-01-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPesquisa qualitativaapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/13536Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 30 n. 4 (2022)0103-171610.31501/rbcm.v30i4reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/13536/11701Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Ciência e Movimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Cristiany NelySilva, Aline PereiraSilva, Flávia Gonçalves da2023-08-06T23:47:24Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/13536Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2023-08-06T23:47:24Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONCEPÇÃO DE CORPO PARA DISCENTES DE UM CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
title |
CONCEPÇÃO DE CORPO PARA DISCENTES DE UM CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
spellingShingle |
CONCEPÇÃO DE CORPO PARA DISCENTES DE UM CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA Pereira, Cristiany Nely Concepção de Corpo Educação Física Formação Profissional |
title_short |
CONCEPÇÃO DE CORPO PARA DISCENTES DE UM CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_full |
CONCEPÇÃO DE CORPO PARA DISCENTES DE UM CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_fullStr |
CONCEPÇÃO DE CORPO PARA DISCENTES DE UM CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_full_unstemmed |
CONCEPÇÃO DE CORPO PARA DISCENTES DE UM CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_sort |
CONCEPÇÃO DE CORPO PARA DISCENTES DE UM CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
author |
Pereira, Cristiany Nely |
author_facet |
Pereira, Cristiany Nely Silva, Aline Pereira Silva, Flávia Gonçalves da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Aline Pereira Silva, Flávia Gonçalves da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Cristiany Nely Silva, Aline Pereira Silva, Flávia Gonçalves da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Concepção de Corpo Educação Física Formação Profissional |
topic |
Concepção de Corpo Educação Física Formação Profissional |
description |
Este trabalho teve como objetivos identificar a concepção de corpo para os discentes do curso de educação física e como compreendem como deve ser o corpo do profissional dessa área. A pesquisa foi do tipo qualitativa, a partir da técnica do grupo focal e contou com a participação de oito discentes, homens e mulheres do primeiro e do último período do curso de educação física da UFVJM. Houve dois encontros do grupo focal de aproximadamente 90 minutos cada; no primeiro foi desenvolvido quatro práticas corporais, sendo uma de desporto adaptado, uma colaborativa, uma competitiva e uma com situações em que as possibilidades do corpo pudessem ser sentidas e refletidas a partir de obstáculos a serem superados (andar com os olhos vendados, subir e descer de um banco). No segundo encontro foi discutido as concepções de corpo dos discentes, tanto a partir das vivencias corporais do primeiro encontro como pelas compreensões que os mesmos tinham sobre esse conceito. Como resultado, a maioria dos participantes da pesquisa entenderam o corpo como uma construção cultural e que ele traduz emoções, sendo assim uma forma de linguagem, e resultado de experiências adquiridas, mesmo não tendo clareza teórica sobre o que é corpo e cultura. Mas também existe um padrão de normalidade do corpo, sendo esse o que é comum na maioria das pessoas, aceito por uma cultura e veiculado nos meios de comunicação. Sobre o corpo do profissional de educação física, os discentes do primeiro período entenderam em sua maioria, que deve ser um “modelo” a ser seguido enquanto a maioria daqueles do último período destacaram a importância de questionar tais padrões. Destaca-se a importância de conteúdos teóricos e práticos que conceituem sobre o corpo e possibilitem aos discentes diversas vivências corporais que os ajudem a conhecer melhor o seu corpo. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-01-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Pesquisa qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/13536 |
url |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/13536 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/13536/11701 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Ciência e Movimento info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Ciência e Movimento |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 30 n. 4 (2022) 0103-1716 10.31501/rbcm.v30i4 reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||jr_lazer@yahoo.com.br |
_version_ |
1799304122477838336 |