EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM LAZER NO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO (CAMPUS AVARÉ)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marrafon Nicolosi, Raquel
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Pereira de Moura Carneiro, Luciana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9760
Resumo: Este artigo apresenta os resultados de um estudo de caso sobre a formação profissional oferecida à primeira turma do Curso Técnico em Lazer Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP - Campus Avaré/ SP- Brasil) entre os anos de 2015 e 2017. O principal objetivo é analisar se os alunos percebem que receberam uma formação integral, cientes de seu papel de cidadãos no contexto em que vivem e com potencial para ir além de uma atuação meramente mercadológica. A metodologia utilizada foi revisão bibliográfica e documental, seguida de pesquisa de campo. A primeira versou sobre a análise do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) em questão e de livros e artigos científicos sobre a formação e educação profissional para e pelo lazer. Já a pesquisa de campo foi feita por meio de uma roda de conversa com os vinte e um alunos concluintes do Curso Técnico em Lazer Integrado ao Ensino Médio. Considera-se que os egressos do Curso Técnico em Lazer do IFSP (Campus Avaré) se percebem educados para e pelo lazer de modo que, além de possuírem saberes teóricos e práticos, se consideram capazes de disseminar valores e conceitos sobre ludicidade na comunidade que os cercam, além de respeitar seus costumes, reconhecendo a importância do lazer enquanto direito constitucional e instrumento de transformação social. Os alunos afirmaram ainda que a formação oriunda do Curso Técnico em Lazer ampliou sua visão de mundo e sua percepção de sujeito ativo pertencente a uma sociedade.
id UCB-5_16ce8f064668b104afcda5f9158affb3
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/9760
network_acronym_str UCB-5
network_name_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM LAZER NO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO (CAMPUS AVARÉ)Capacitação Profissional IFSP (Campus Avaré) Técnico em Lazer.Este artigo apresenta os resultados de um estudo de caso sobre a formação profissional oferecida à primeira turma do Curso Técnico em Lazer Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP - Campus Avaré/ SP- Brasil) entre os anos de 2015 e 2017. O principal objetivo é analisar se os alunos percebem que receberam uma formação integral, cientes de seu papel de cidadãos no contexto em que vivem e com potencial para ir além de uma atuação meramente mercadológica. A metodologia utilizada foi revisão bibliográfica e documental, seguida de pesquisa de campo. A primeira versou sobre a análise do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) em questão e de livros e artigos científicos sobre a formação e educação profissional para e pelo lazer. Já a pesquisa de campo foi feita por meio de uma roda de conversa com os vinte e um alunos concluintes do Curso Técnico em Lazer Integrado ao Ensino Médio. Considera-se que os egressos do Curso Técnico em Lazer do IFSP (Campus Avaré) se percebem educados para e pelo lazer de modo que, além de possuírem saberes teóricos e práticos, se consideram capazes de disseminar valores e conceitos sobre ludicidade na comunidade que os cercam, além de respeitar seus costumes, reconhecendo a importância do lazer enquanto direito constitucional e instrumento de transformação social. Os alunos afirmaram ainda que a formação oriunda do Curso Técnico em Lazer ampliou sua visão de mundo e sua percepção de sujeito ativo pertencente a uma sociedade.Universidade Católica de Brasília2019-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresfoi revisão bibliográfica e documental, seguida de pesquisa de campo.application/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/976010.31501/rbcm.v26i4.9760Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 26 n. 4 (2018); 133-1430103-171610.31501/rbcm.v26i4reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9760/6157https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9760/10111https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9760/10112Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Ciência e Movimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarrafon Nicolosi, RaquelPereira de Moura Carneiro, Luciana2020-04-14T12:04:38Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/9760Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2020-04-14T12:04:38Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM LAZER NO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO (CAMPUS AVARÉ)
title EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM LAZER NO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO (CAMPUS AVARÉ)
spellingShingle EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM LAZER NO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO (CAMPUS AVARÉ)
Marrafon Nicolosi, Raquel
Capacitação Profissional
IFSP (Campus Avaré)
Técnico em Lazer.
title_short EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM LAZER NO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO (CAMPUS AVARÉ)
title_full EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM LAZER NO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO (CAMPUS AVARÉ)
title_fullStr EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM LAZER NO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO (CAMPUS AVARÉ)
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM LAZER NO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO (CAMPUS AVARÉ)
title_sort EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM LAZER NO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO (CAMPUS AVARÉ)
author Marrafon Nicolosi, Raquel
author_facet Marrafon Nicolosi, Raquel
Pereira de Moura Carneiro, Luciana
author_role author
author2 Pereira de Moura Carneiro, Luciana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marrafon Nicolosi, Raquel
Pereira de Moura Carneiro, Luciana
dc.subject.por.fl_str_mv Capacitação Profissional
IFSP (Campus Avaré)
Técnico em Lazer.
topic Capacitação Profissional
IFSP (Campus Avaré)
Técnico em Lazer.
description Este artigo apresenta os resultados de um estudo de caso sobre a formação profissional oferecida à primeira turma do Curso Técnico em Lazer Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP - Campus Avaré/ SP- Brasil) entre os anos de 2015 e 2017. O principal objetivo é analisar se os alunos percebem que receberam uma formação integral, cientes de seu papel de cidadãos no contexto em que vivem e com potencial para ir além de uma atuação meramente mercadológica. A metodologia utilizada foi revisão bibliográfica e documental, seguida de pesquisa de campo. A primeira versou sobre a análise do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) em questão e de livros e artigos científicos sobre a formação e educação profissional para e pelo lazer. Já a pesquisa de campo foi feita por meio de uma roda de conversa com os vinte e um alunos concluintes do Curso Técnico em Lazer Integrado ao Ensino Médio. Considera-se que os egressos do Curso Técnico em Lazer do IFSP (Campus Avaré) se percebem educados para e pelo lazer de modo que, além de possuírem saberes teóricos e práticos, se consideram capazes de disseminar valores e conceitos sobre ludicidade na comunidade que os cercam, além de respeitar seus costumes, reconhecendo a importância do lazer enquanto direito constitucional e instrumento de transformação social. Os alunos afirmaram ainda que a formação oriunda do Curso Técnico em Lazer ampliou sua visão de mundo e sua percepção de sujeito ativo pertencente a uma sociedade.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
foi revisão bibliográfica e documental, seguida de pesquisa de campo.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9760
10.31501/rbcm.v26i4.9760
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9760
identifier_str_mv 10.31501/rbcm.v26i4.9760
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9760/6157
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9760/10111
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9760/10112
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Ciência e Movimento
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Ciência e Movimento
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 26 n. 4 (2018); 133-143
0103-1716
10.31501/rbcm.v26i4
reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
collection Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv ||jr_lazer@yahoo.com.br
_version_ 1799304121274073088