EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM LAZER NO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO (CAMPUS AVARÉ)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9760 |
Resumo: | Este artigo apresenta os resultados de um estudo de caso sobre a formação profissional oferecida à primeira turma do Curso Técnico em Lazer Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP - Campus Avaré/ SP- Brasil) entre os anos de 2015 e 2017. O principal objetivo é analisar se os alunos percebem que receberam uma formação integral, cientes de seu papel de cidadãos no contexto em que vivem e com potencial para ir além de uma atuação meramente mercadológica. A metodologia utilizada foi revisão bibliográfica e documental, seguida de pesquisa de campo. A primeira versou sobre a análise do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) em questão e de livros e artigos científicos sobre a formação e educação profissional para e pelo lazer. Já a pesquisa de campo foi feita por meio de uma roda de conversa com os vinte e um alunos concluintes do Curso Técnico em Lazer Integrado ao Ensino Médio. Considera-se que os egressos do Curso Técnico em Lazer do IFSP (Campus Avaré) se percebem educados para e pelo lazer de modo que, além de possuírem saberes teóricos e práticos, se consideram capazes de disseminar valores e conceitos sobre ludicidade na comunidade que os cercam, além de respeitar seus costumes, reconhecendo a importância do lazer enquanto direito constitucional e instrumento de transformação social. Os alunos afirmaram ainda que a formação oriunda do Curso Técnico em Lazer ampliou sua visão de mundo e sua percepção de sujeito ativo pertencente a uma sociedade. |
id |
UCB-5_16ce8f064668b104afcda5f9158affb3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/9760 |
network_acronym_str |
UCB-5 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM LAZER NO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO (CAMPUS AVARÉ)Capacitação Profissional IFSP (Campus Avaré) Técnico em Lazer.Este artigo apresenta os resultados de um estudo de caso sobre a formação profissional oferecida à primeira turma do Curso Técnico em Lazer Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP - Campus Avaré/ SP- Brasil) entre os anos de 2015 e 2017. O principal objetivo é analisar se os alunos percebem que receberam uma formação integral, cientes de seu papel de cidadãos no contexto em que vivem e com potencial para ir além de uma atuação meramente mercadológica. A metodologia utilizada foi revisão bibliográfica e documental, seguida de pesquisa de campo. A primeira versou sobre a análise do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) em questão e de livros e artigos científicos sobre a formação e educação profissional para e pelo lazer. Já a pesquisa de campo foi feita por meio de uma roda de conversa com os vinte e um alunos concluintes do Curso Técnico em Lazer Integrado ao Ensino Médio. Considera-se que os egressos do Curso Técnico em Lazer do IFSP (Campus Avaré) se percebem educados para e pelo lazer de modo que, além de possuírem saberes teóricos e práticos, se consideram capazes de disseminar valores e conceitos sobre ludicidade na comunidade que os cercam, além de respeitar seus costumes, reconhecendo a importância do lazer enquanto direito constitucional e instrumento de transformação social. Os alunos afirmaram ainda que a formação oriunda do Curso Técnico em Lazer ampliou sua visão de mundo e sua percepção de sujeito ativo pertencente a uma sociedade.Universidade Católica de Brasília2019-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresfoi revisão bibliográfica e documental, seguida de pesquisa de campo.application/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/976010.31501/rbcm.v26i4.9760Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 26 n. 4 (2018); 133-1430103-171610.31501/rbcm.v26i4reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9760/6157https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9760/10111https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9760/10112Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Ciência e Movimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarrafon Nicolosi, RaquelPereira de Moura Carneiro, Luciana2020-04-14T12:04:38Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/9760Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2020-04-14T12:04:38Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM LAZER NO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO (CAMPUS AVARÉ) |
title |
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM LAZER NO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO (CAMPUS AVARÉ) |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM LAZER NO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO (CAMPUS AVARÉ) Marrafon Nicolosi, Raquel Capacitação Profissional IFSP (Campus Avaré) Técnico em Lazer. |
title_short |
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM LAZER NO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO (CAMPUS AVARÉ) |
title_full |
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM LAZER NO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO (CAMPUS AVARÉ) |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM LAZER NO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO (CAMPUS AVARÉ) |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM LAZER NO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO (CAMPUS AVARÉ) |
title_sort |
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM LAZER NO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO (CAMPUS AVARÉ) |
author |
Marrafon Nicolosi, Raquel |
author_facet |
Marrafon Nicolosi, Raquel Pereira de Moura Carneiro, Luciana |
author_role |
author |
author2 |
Pereira de Moura Carneiro, Luciana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marrafon Nicolosi, Raquel Pereira de Moura Carneiro, Luciana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Capacitação Profissional IFSP (Campus Avaré) Técnico em Lazer. |
topic |
Capacitação Profissional IFSP (Campus Avaré) Técnico em Lazer. |
description |
Este artigo apresenta os resultados de um estudo de caso sobre a formação profissional oferecida à primeira turma do Curso Técnico em Lazer Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP - Campus Avaré/ SP- Brasil) entre os anos de 2015 e 2017. O principal objetivo é analisar se os alunos percebem que receberam uma formação integral, cientes de seu papel de cidadãos no contexto em que vivem e com potencial para ir além de uma atuação meramente mercadológica. A metodologia utilizada foi revisão bibliográfica e documental, seguida de pesquisa de campo. A primeira versou sobre a análise do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) em questão e de livros e artigos científicos sobre a formação e educação profissional para e pelo lazer. Já a pesquisa de campo foi feita por meio de uma roda de conversa com os vinte e um alunos concluintes do Curso Técnico em Lazer Integrado ao Ensino Médio. Considera-se que os egressos do Curso Técnico em Lazer do IFSP (Campus Avaré) se percebem educados para e pelo lazer de modo que, além de possuírem saberes teóricos e práticos, se consideram capazes de disseminar valores e conceitos sobre ludicidade na comunidade que os cercam, além de respeitar seus costumes, reconhecendo a importância do lazer enquanto direito constitucional e instrumento de transformação social. Os alunos afirmaram ainda que a formação oriunda do Curso Técnico em Lazer ampliou sua visão de mundo e sua percepção de sujeito ativo pertencente a uma sociedade. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares foi revisão bibliográfica e documental, seguida de pesquisa de campo. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9760 10.31501/rbcm.v26i4.9760 |
url |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9760 |
identifier_str_mv |
10.31501/rbcm.v26i4.9760 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9760/6157 https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9760/10111 https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9760/10112 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Ciência e Movimento info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Ciência e Movimento |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 26 n. 4 (2018); 133-143 0103-1716 10.31501/rbcm.v26i4 reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||jr_lazer@yahoo.com.br |
_version_ |
1799304121274073088 |