O EFEITO DA INTERFERÊNCIA CONTEXTUAL NA APRENDIZAGEM MOTORA: CONTRIBUIÇÕES CIENTÍFICAS APÓS TRÊS DÉCADAS DA PUBLICAÇÃO DO PRIMEIRO ARTIGO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lage, Guilherme Menezes
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Fialho, João Vítor, Albuquerque, Maicon Rodrigues, Benda, Rodolfo Novellino, Ugrinowitsch, Herbert
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
DOI: 10.18511/rbcm.v19i2.1711
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1711
Resumo: As pesquisas sobre o Efeito da Interferência Contextual foram impulsionadas pelo artigo seminal de Shea e Morgan. Desde então, a temática tem recebido considerável atenção de pesquisadores em diversas áreas. O objetivo desse trabalho é apresentar os principais achados dos últimos trinta anos de pesquisa sobre o tema. Um dos achados mais consistentes é o efeito positivo da prática com alta interferência contextual na melhoria da capacidade de parametrização do movimento. Recentemente, resultados de estudos têm mostrado que a inserção da prática com alta interferência contextual após a prática inicial de forma constante contribui para a aquisição de ambas as dimensões que compõem uma habilidade motora: a dimensão relativa e absoluta. Contudo, após trinta anos de publicação do primeiro estudo sobre o Efeito da Interferência Contextual ainda é cedo para assumir, que os achados podem ser diretamente aplicados na situação de ensino-aprendizagem. Sugestões para futuras pesquisas são apresentadas.
id UCB-5_255e239511885817878d80822d05c4ab
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/1711
network_acronym_str UCB-5
network_name_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
spelling O EFEITO DA INTERFERÊNCIA CONTEXTUAL NA APRENDIZAGEM MOTORA: CONTRIBUIÇÕES CIENTÍFICAS APÓS TRÊS DÉCADAS DA PUBLICAÇÃO DO PRIMEIRO ARTIGOEducação física e treinamento Aprendizagem Prática (Psicologia) Atividade motora Desempenho psicomotorAs pesquisas sobre o Efeito da Interferência Contextual foram impulsionadas pelo artigo seminal de Shea e Morgan. Desde então, a temática tem recebido considerável atenção de pesquisadores em diversas áreas. O objetivo desse trabalho é apresentar os principais achados dos últimos trinta anos de pesquisa sobre o tema. Um dos achados mais consistentes é o efeito positivo da prática com alta interferência contextual na melhoria da capacidade de parametrização do movimento. Recentemente, resultados de estudos têm mostrado que a inserção da prática com alta interferência contextual após a prática inicial de forma constante contribui para a aquisição de ambas as dimensões que compõem uma habilidade motora: a dimensão relativa e absoluta. Contudo, após trinta anos de publicação do primeiro estudo sobre o Efeito da Interferência Contextual ainda é cedo para assumir, que os achados podem ser diretamente aplicados na situação de ensino-aprendizagem. Sugestões para futuras pesquisas são apresentadas.Universidade Católica de Brasília2011-11-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesEstudo de dados secundário: Revisão de literaturaapplication/pdfapplication/mswordapplication/mswordhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/171110.18511/rbcm.v19i2.1711Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 19 n. 2 (2011); 107-1190103-171610.31501/rbcm.v19i2reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1711/1903https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1711/8061https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1711/8062Lage, Guilherme MenezesFialho, João VítorAlbuquerque, Maicon RodriguesBenda, Rodolfo NovellinoUgrinowitsch, Herbertinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-07T19:45:17Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/1711Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2024-03-07T19:45:17Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv O EFEITO DA INTERFERÊNCIA CONTEXTUAL NA APRENDIZAGEM MOTORA: CONTRIBUIÇÕES CIENTÍFICAS APÓS TRÊS DÉCADAS DA PUBLICAÇÃO DO PRIMEIRO ARTIGO
title O EFEITO DA INTERFERÊNCIA CONTEXTUAL NA APRENDIZAGEM MOTORA: CONTRIBUIÇÕES CIENTÍFICAS APÓS TRÊS DÉCADAS DA PUBLICAÇÃO DO PRIMEIRO ARTIGO
spellingShingle O EFEITO DA INTERFERÊNCIA CONTEXTUAL NA APRENDIZAGEM MOTORA: CONTRIBUIÇÕES CIENTÍFICAS APÓS TRÊS DÉCADAS DA PUBLICAÇÃO DO PRIMEIRO ARTIGO
O EFEITO DA INTERFERÊNCIA CONTEXTUAL NA APRENDIZAGEM MOTORA: CONTRIBUIÇÕES CIENTÍFICAS APÓS TRÊS DÉCADAS DA PUBLICAÇÃO DO PRIMEIRO ARTIGO
Lage, Guilherme Menezes
Educação física e treinamento
Aprendizagem
Prática (Psicologia)
Atividade motora
Desempenho psicomotor
Lage, Guilherme Menezes
Educação física e treinamento
Aprendizagem
Prática (Psicologia)
Atividade motora
Desempenho psicomotor
title_short O EFEITO DA INTERFERÊNCIA CONTEXTUAL NA APRENDIZAGEM MOTORA: CONTRIBUIÇÕES CIENTÍFICAS APÓS TRÊS DÉCADAS DA PUBLICAÇÃO DO PRIMEIRO ARTIGO
title_full O EFEITO DA INTERFERÊNCIA CONTEXTUAL NA APRENDIZAGEM MOTORA: CONTRIBUIÇÕES CIENTÍFICAS APÓS TRÊS DÉCADAS DA PUBLICAÇÃO DO PRIMEIRO ARTIGO
title_fullStr O EFEITO DA INTERFERÊNCIA CONTEXTUAL NA APRENDIZAGEM MOTORA: CONTRIBUIÇÕES CIENTÍFICAS APÓS TRÊS DÉCADAS DA PUBLICAÇÃO DO PRIMEIRO ARTIGO
O EFEITO DA INTERFERÊNCIA CONTEXTUAL NA APRENDIZAGEM MOTORA: CONTRIBUIÇÕES CIENTÍFICAS APÓS TRÊS DÉCADAS DA PUBLICAÇÃO DO PRIMEIRO ARTIGO
title_full_unstemmed O EFEITO DA INTERFERÊNCIA CONTEXTUAL NA APRENDIZAGEM MOTORA: CONTRIBUIÇÕES CIENTÍFICAS APÓS TRÊS DÉCADAS DA PUBLICAÇÃO DO PRIMEIRO ARTIGO
O EFEITO DA INTERFERÊNCIA CONTEXTUAL NA APRENDIZAGEM MOTORA: CONTRIBUIÇÕES CIENTÍFICAS APÓS TRÊS DÉCADAS DA PUBLICAÇÃO DO PRIMEIRO ARTIGO
title_sort O EFEITO DA INTERFERÊNCIA CONTEXTUAL NA APRENDIZAGEM MOTORA: CONTRIBUIÇÕES CIENTÍFICAS APÓS TRÊS DÉCADAS DA PUBLICAÇÃO DO PRIMEIRO ARTIGO
author Lage, Guilherme Menezes
author_facet Lage, Guilherme Menezes
Lage, Guilherme Menezes
Fialho, João Vítor
Albuquerque, Maicon Rodrigues
Benda, Rodolfo Novellino
Ugrinowitsch, Herbert
Fialho, João Vítor
Albuquerque, Maicon Rodrigues
Benda, Rodolfo Novellino
Ugrinowitsch, Herbert
author_role author
author2 Fialho, João Vítor
Albuquerque, Maicon Rodrigues
Benda, Rodolfo Novellino
Ugrinowitsch, Herbert
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lage, Guilherme Menezes
Fialho, João Vítor
Albuquerque, Maicon Rodrigues
Benda, Rodolfo Novellino
Ugrinowitsch, Herbert
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física e treinamento
Aprendizagem
Prática (Psicologia)
Atividade motora
Desempenho psicomotor
topic Educação física e treinamento
Aprendizagem
Prática (Psicologia)
Atividade motora
Desempenho psicomotor
description As pesquisas sobre o Efeito da Interferência Contextual foram impulsionadas pelo artigo seminal de Shea e Morgan. Desde então, a temática tem recebido considerável atenção de pesquisadores em diversas áreas. O objetivo desse trabalho é apresentar os principais achados dos últimos trinta anos de pesquisa sobre o tema. Um dos achados mais consistentes é o efeito positivo da prática com alta interferência contextual na melhoria da capacidade de parametrização do movimento. Recentemente, resultados de estudos têm mostrado que a inserção da prática com alta interferência contextual após a prática inicial de forma constante contribui para a aquisição de ambas as dimensões que compõem uma habilidade motora: a dimensão relativa e absoluta. Contudo, após trinta anos de publicação do primeiro estudo sobre o Efeito da Interferência Contextual ainda é cedo para assumir, que os achados podem ser diretamente aplicados na situação de ensino-aprendizagem. Sugestões para futuras pesquisas são apresentadas.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Estudo de dados secundário: Revisão de literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1711
10.18511/rbcm.v19i2.1711
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1711
identifier_str_mv 10.18511/rbcm.v19i2.1711
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1711/1903
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1711/8061
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1711/8062
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 19 n. 2 (2011); 107-119
0103-1716
10.31501/rbcm.v19i2
reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
collection Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv ||jr_lazer@yahoo.com.br
_version_ 1822182620359819264
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.18511/rbcm.v19i2.1711