O EFEITO DA INTERFERÊNCIA CONTEXTUAL NA APRENDIZAGEM MOTORA: CONTRIBUIÇÕES CIENTÍFICAS APÓS TRÊS DÉCADAS DA PUBLICAÇÃO DO PRIMEIRO ARTIGO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
DOI: | 10.18511/rbcm.v19i2.1711 |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1711 |
Resumo: | As pesquisas sobre o Efeito da Interferência Contextual foram impulsionadas pelo artigo seminal de Shea e Morgan. Desde então, a temática tem recebido considerável atenção de pesquisadores em diversas áreas. O objetivo desse trabalho é apresentar os principais achados dos últimos trinta anos de pesquisa sobre o tema. Um dos achados mais consistentes é o efeito positivo da prática com alta interferência contextual na melhoria da capacidade de parametrização do movimento. Recentemente, resultados de estudos têm mostrado que a inserção da prática com alta interferência contextual após a prática inicial de forma constante contribui para a aquisição de ambas as dimensões que compõem uma habilidade motora: a dimensão relativa e absoluta. Contudo, após trinta anos de publicação do primeiro estudo sobre o Efeito da Interferência Contextual ainda é cedo para assumir, que os achados podem ser diretamente aplicados na situação de ensino-aprendizagem. Sugestões para futuras pesquisas são apresentadas. |
id |
UCB-5_255e239511885817878d80822d05c4ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/1711 |
network_acronym_str |
UCB-5 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
spelling |
O EFEITO DA INTERFERÊNCIA CONTEXTUAL NA APRENDIZAGEM MOTORA: CONTRIBUIÇÕES CIENTÍFICAS APÓS TRÊS DÉCADAS DA PUBLICAÇÃO DO PRIMEIRO ARTIGOEducação física e treinamento Aprendizagem Prática (Psicologia) Atividade motora Desempenho psicomotorAs pesquisas sobre o Efeito da Interferência Contextual foram impulsionadas pelo artigo seminal de Shea e Morgan. Desde então, a temática tem recebido considerável atenção de pesquisadores em diversas áreas. O objetivo desse trabalho é apresentar os principais achados dos últimos trinta anos de pesquisa sobre o tema. Um dos achados mais consistentes é o efeito positivo da prática com alta interferência contextual na melhoria da capacidade de parametrização do movimento. Recentemente, resultados de estudos têm mostrado que a inserção da prática com alta interferência contextual após a prática inicial de forma constante contribui para a aquisição de ambas as dimensões que compõem uma habilidade motora: a dimensão relativa e absoluta. Contudo, após trinta anos de publicação do primeiro estudo sobre o Efeito da Interferência Contextual ainda é cedo para assumir, que os achados podem ser diretamente aplicados na situação de ensino-aprendizagem. Sugestões para futuras pesquisas são apresentadas.Universidade Católica de Brasília2011-11-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesEstudo de dados secundário: Revisão de literaturaapplication/pdfapplication/mswordapplication/mswordhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/171110.18511/rbcm.v19i2.1711Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 19 n. 2 (2011); 107-1190103-171610.31501/rbcm.v19i2reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1711/1903https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1711/8061https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1711/8062Lage, Guilherme MenezesFialho, João VítorAlbuquerque, Maicon RodriguesBenda, Rodolfo NovellinoUgrinowitsch, Herbertinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-07T19:45:17Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/1711Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2024-03-07T19:45:17Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O EFEITO DA INTERFERÊNCIA CONTEXTUAL NA APRENDIZAGEM MOTORA: CONTRIBUIÇÕES CIENTÍFICAS APÓS TRÊS DÉCADAS DA PUBLICAÇÃO DO PRIMEIRO ARTIGO |
title |
O EFEITO DA INTERFERÊNCIA CONTEXTUAL NA APRENDIZAGEM MOTORA: CONTRIBUIÇÕES CIENTÍFICAS APÓS TRÊS DÉCADAS DA PUBLICAÇÃO DO PRIMEIRO ARTIGO |
spellingShingle |
O EFEITO DA INTERFERÊNCIA CONTEXTUAL NA APRENDIZAGEM MOTORA: CONTRIBUIÇÕES CIENTÍFICAS APÓS TRÊS DÉCADAS DA PUBLICAÇÃO DO PRIMEIRO ARTIGO O EFEITO DA INTERFERÊNCIA CONTEXTUAL NA APRENDIZAGEM MOTORA: CONTRIBUIÇÕES CIENTÍFICAS APÓS TRÊS DÉCADAS DA PUBLICAÇÃO DO PRIMEIRO ARTIGO Lage, Guilherme Menezes Educação física e treinamento Aprendizagem Prática (Psicologia) Atividade motora Desempenho psicomotor Lage, Guilherme Menezes Educação física e treinamento Aprendizagem Prática (Psicologia) Atividade motora Desempenho psicomotor |
title_short |
O EFEITO DA INTERFERÊNCIA CONTEXTUAL NA APRENDIZAGEM MOTORA: CONTRIBUIÇÕES CIENTÍFICAS APÓS TRÊS DÉCADAS DA PUBLICAÇÃO DO PRIMEIRO ARTIGO |
title_full |
O EFEITO DA INTERFERÊNCIA CONTEXTUAL NA APRENDIZAGEM MOTORA: CONTRIBUIÇÕES CIENTÍFICAS APÓS TRÊS DÉCADAS DA PUBLICAÇÃO DO PRIMEIRO ARTIGO |
title_fullStr |
O EFEITO DA INTERFERÊNCIA CONTEXTUAL NA APRENDIZAGEM MOTORA: CONTRIBUIÇÕES CIENTÍFICAS APÓS TRÊS DÉCADAS DA PUBLICAÇÃO DO PRIMEIRO ARTIGO O EFEITO DA INTERFERÊNCIA CONTEXTUAL NA APRENDIZAGEM MOTORA: CONTRIBUIÇÕES CIENTÍFICAS APÓS TRÊS DÉCADAS DA PUBLICAÇÃO DO PRIMEIRO ARTIGO |
title_full_unstemmed |
O EFEITO DA INTERFERÊNCIA CONTEXTUAL NA APRENDIZAGEM MOTORA: CONTRIBUIÇÕES CIENTÍFICAS APÓS TRÊS DÉCADAS DA PUBLICAÇÃO DO PRIMEIRO ARTIGO O EFEITO DA INTERFERÊNCIA CONTEXTUAL NA APRENDIZAGEM MOTORA: CONTRIBUIÇÕES CIENTÍFICAS APÓS TRÊS DÉCADAS DA PUBLICAÇÃO DO PRIMEIRO ARTIGO |
title_sort |
O EFEITO DA INTERFERÊNCIA CONTEXTUAL NA APRENDIZAGEM MOTORA: CONTRIBUIÇÕES CIENTÍFICAS APÓS TRÊS DÉCADAS DA PUBLICAÇÃO DO PRIMEIRO ARTIGO |
author |
Lage, Guilherme Menezes |
author_facet |
Lage, Guilherme Menezes Lage, Guilherme Menezes Fialho, João Vítor Albuquerque, Maicon Rodrigues Benda, Rodolfo Novellino Ugrinowitsch, Herbert Fialho, João Vítor Albuquerque, Maicon Rodrigues Benda, Rodolfo Novellino Ugrinowitsch, Herbert |
author_role |
author |
author2 |
Fialho, João Vítor Albuquerque, Maicon Rodrigues Benda, Rodolfo Novellino Ugrinowitsch, Herbert |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lage, Guilherme Menezes Fialho, João Vítor Albuquerque, Maicon Rodrigues Benda, Rodolfo Novellino Ugrinowitsch, Herbert |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física e treinamento Aprendizagem Prática (Psicologia) Atividade motora Desempenho psicomotor |
topic |
Educação física e treinamento Aprendizagem Prática (Psicologia) Atividade motora Desempenho psicomotor |
description |
As pesquisas sobre o Efeito da Interferência Contextual foram impulsionadas pelo artigo seminal de Shea e Morgan. Desde então, a temática tem recebido considerável atenção de pesquisadores em diversas áreas. O objetivo desse trabalho é apresentar os principais achados dos últimos trinta anos de pesquisa sobre o tema. Um dos achados mais consistentes é o efeito positivo da prática com alta interferência contextual na melhoria da capacidade de parametrização do movimento. Recentemente, resultados de estudos têm mostrado que a inserção da prática com alta interferência contextual após a prática inicial de forma constante contribui para a aquisição de ambas as dimensões que compõem uma habilidade motora: a dimensão relativa e absoluta. Contudo, após trinta anos de publicação do primeiro estudo sobre o Efeito da Interferência Contextual ainda é cedo para assumir, que os achados podem ser diretamente aplicados na situação de ensino-aprendizagem. Sugestões para futuras pesquisas são apresentadas. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-11-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Estudo de dados secundário: Revisão de literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1711 10.18511/rbcm.v19i2.1711 |
url |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1711 |
identifier_str_mv |
10.18511/rbcm.v19i2.1711 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1711/1903 https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1711/8061 https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1711/8062 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/msword application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 19 n. 2 (2011); 107-119 0103-1716 10.31501/rbcm.v19i2 reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||jr_lazer@yahoo.com.br |
_version_ |
1822182620359819264 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.18511/rbcm.v19i2.1711 |