ALTERAÇÕES POSTURAIS EM ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DE TEUTÔNIA/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Noll, Matias
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: da Rosa, Bruna Nichele, Candotti, Cláudia Tarragô, Furlanetto, Tássia Silveira, Gontijo, Kaanda Nabilla Souza, Sedrez, Juliana Adami
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3279
Resumo: Este estudo teve como objetivo verificar, por meio da fotogrametria, se existe diferença na prevalência de alterações posturais entre os sexos, masculino e feminino, e verificar se existe um aumento desta prevalência com o avanço da idade em escolares do Ensino Fundamental de uma escola da cidade de Teutônia, Rio Grande do Sul. A amostra, composta por 65 escolares, foi submetida a uma avaliação postural, a qual consistiu na palpação e marcação de pontos anatômicos, com marcadores reflexivos, no plano sagital (PS) e plano frontal (PF). Em seguida, ocorreram registros fotográficos dos indivíduos em ortostase, no PS (na posição de perfil direito) e no PF (na posição de costas). As imagens foram digitalizadas e analisadas pelo software DIPA, sendo obtidas informações quantitativas da postura. Os resultados analisados por meio de estatística descritiva demonstraram que as principais alterações encontradas foram: (1) no PS, desequilíbrio anterior (53,8%), hiperlordose lombar (46,2%), hipercifose dorsal (40%), coluna cervical anteriorizada (36,9%); e no (2) PF, escoliose (63,1%), desalinhamento dos ombros (36,9%), desequilíbrio corporal direito (32,3%) e joelho valgo (24,6%). Os resultados demonstraram também que (1) existe diferença significativa entre os sexos apenas no PS no equilíbrio corporal e na postura da coluna dorsal, e que (2) não existe diferença significativa entre os grupos etários para todas as variáveis nos planos PS e PF. Concluiu-se que a prevalência de alterações posturais nesse grupo de escolares foi alta, estando em acordo com a literatura, o que sugere a necessidade da implantação de programas educativos e preventivos no contexto escolar.
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