IMPACTO DA REALIDADE VIRTUAL NO EQUILÍBRIO E NA QUALIDADE DE VIDA EM INDIVÍDUOS COM LESÃO MEDULAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leão, Carla Dourado
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Barros, Gésica Moreira, Santos, Márcio Clementino de Souza, Oliveira, Larissa Salgado de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/6301
Resumo: O Traumatismo Raquimedular (TRM) é considerado como um acometimento da coluna vertebral em quaisquer dos seus componentes que dependendo do nível de lesão o indivíduo apresenta comprometimentos em sua funcionalidade e qualidade de vida. Entre os recursos fisioterapêuticos destaca-se a realidade virtual, visando aumentar o equilíbrio e amplitude de movimento, através da interação com o ambiente virtual que simula atividades esportivas e diárias em tempo real. O objetivo do estudo foi verificar a influência da realidade virtual sobre o equilíbrio de tronco e qualidade de vida de indivíduos com lesão medular em nível torácico. Participaram do estudo três voluntários do gênero masculino com idade média de 33 ±3,4 anos e diagnóstico clínico de lesão medular em nível torácico, sendo avaliados antes e após tratamento o equilíbrio estático pelo teste de Romberg modificado e em sedestação com cronômetro e a qualidade de vida pelo Instrumento Abreviado de Avaliação da Qualidade de Vida da Organização Mundial de Saúde WHOQOL-BREF. Para o protocolo de tratamento utilizou-se o videogame XBOX 360® e jogos de Kinect, na postura ortostática por 20 minutos seguido da postura sentada por 20 minutos, com intervalo de 5 minutos entre as duas, totalizando 45 minutos em cada sessão, durante três vezes por semana, em 24 sessões. Verificou-se melhora de 31,3% e 127,4% no equilíbrio em sedestação e de 68,2% e 204,3% em ortostatismo de olhos abertos e fechados no pós-tratamento se comparados ao pré-tratamento respectivamente, assim como aumento de 1,9% na qualidade de vida pela WHOQOL-BREF no pós-tratamento em comparação ao pré-tratamento. Conclui-se que o protocolo de tratamento utilizado para o estudo se mostrou eficaz para o equilíbrio e qualidade de vida dos pacientes com TRM a nível torácico, permitindo maior segurança para realização das atividades nas posturas de sedestação e bipedestação refletindo positivamente na qualidade de vida.
id UCB-5_30b75290d4d55e9a442242e13911bd9f
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/6301
network_acronym_str UCB-5
network_name_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository_id_str
spelling IMPACTO DA REALIDADE VIRTUAL NO EQUILÍBRIO E NA QUALIDADE DE VIDA EM INDIVÍDUOS COM LESÃO MEDULARMedula Espinal Terapia de exposição à Realidade Virtual Qualidade de vida FisioterapiaO Traumatismo Raquimedular (TRM) é considerado como um acometimento da coluna vertebral em quaisquer dos seus componentes que dependendo do nível de lesão o indivíduo apresenta comprometimentos em sua funcionalidade e qualidade de vida. Entre os recursos fisioterapêuticos destaca-se a realidade virtual, visando aumentar o equilíbrio e amplitude de movimento, através da interação com o ambiente virtual que simula atividades esportivas e diárias em tempo real. O objetivo do estudo foi verificar a influência da realidade virtual sobre o equilíbrio de tronco e qualidade de vida de indivíduos com lesão medular em nível torácico. Participaram do estudo três voluntários do gênero masculino com idade média de 33 ±3,4 anos e diagnóstico clínico de lesão medular em nível torácico, sendo avaliados antes e após tratamento o equilíbrio estático pelo teste de Romberg modificado e em sedestação com cronômetro e a qualidade de vida pelo Instrumento Abreviado de Avaliação da Qualidade de Vida da Organização Mundial de Saúde WHOQOL-BREF. Para o protocolo de tratamento utilizou-se o videogame XBOX 360® e jogos de Kinect, na postura ortostática por 20 minutos seguido da postura sentada por 20 minutos, com intervalo de 5 minutos entre as duas, totalizando 45 minutos em cada sessão, durante três vezes por semana, em 24 sessões. Verificou-se melhora de 31,3% e 127,4% no equilíbrio em sedestação e de 68,2% e 204,3% em ortostatismo de olhos abertos e fechados no pós-tratamento se comparados ao pré-tratamento respectivamente, assim como aumento de 1,9% na qualidade de vida pela WHOQOL-BREF no pós-tratamento em comparação ao pré-tratamento. Conclui-se que o protocolo de tratamento utilizado para o estudo se mostrou eficaz para o equilíbrio e qualidade de vida dos pacientes com TRM a nível torácico, permitindo maior segurança para realização das atividades nas posturas de sedestação e bipedestação refletindo positivamente na qualidade de vida.Universidade Católica de Brasília2017-03-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/630110.31501/rbcm.v25i1.6301Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 25 n. 1 (2017); 69-780103-171610.31501/rbcm.v25i1reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/6301/5078https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/6301/9176https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/6301/9177https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/6301/9178Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Ciência e Movimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeão, Carla DouradoBarros, Gésica MoreiraSantos, Márcio Clementino de SouzaOliveira, Larissa Salgado de2021-03-22T20:25:53Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/6301Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2021-03-22T20:25:53Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv IMPACTO DA REALIDADE VIRTUAL NO EQUILÍBRIO E NA QUALIDADE DE VIDA EM INDIVÍDUOS COM LESÃO MEDULAR
title IMPACTO DA REALIDADE VIRTUAL NO EQUILÍBRIO E NA QUALIDADE DE VIDA EM INDIVÍDUOS COM LESÃO MEDULAR
spellingShingle IMPACTO DA REALIDADE VIRTUAL NO EQUILÍBRIO E NA QUALIDADE DE VIDA EM INDIVÍDUOS COM LESÃO MEDULAR
Leão, Carla Dourado
Medula Espinal
Terapia de exposição à Realidade Virtual
Qualidade de vida
Fisioterapia
title_short IMPACTO DA REALIDADE VIRTUAL NO EQUILÍBRIO E NA QUALIDADE DE VIDA EM INDIVÍDUOS COM LESÃO MEDULAR
title_full IMPACTO DA REALIDADE VIRTUAL NO EQUILÍBRIO E NA QUALIDADE DE VIDA EM INDIVÍDUOS COM LESÃO MEDULAR
title_fullStr IMPACTO DA REALIDADE VIRTUAL NO EQUILÍBRIO E NA QUALIDADE DE VIDA EM INDIVÍDUOS COM LESÃO MEDULAR
title_full_unstemmed IMPACTO DA REALIDADE VIRTUAL NO EQUILÍBRIO E NA QUALIDADE DE VIDA EM INDIVÍDUOS COM LESÃO MEDULAR
title_sort IMPACTO DA REALIDADE VIRTUAL NO EQUILÍBRIO E NA QUALIDADE DE VIDA EM INDIVÍDUOS COM LESÃO MEDULAR
author Leão, Carla Dourado
author_facet Leão, Carla Dourado
Barros, Gésica Moreira
Santos, Márcio Clementino de Souza
Oliveira, Larissa Salgado de
author_role author
author2 Barros, Gésica Moreira
Santos, Márcio Clementino de Souza
Oliveira, Larissa Salgado de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leão, Carla Dourado
Barros, Gésica Moreira
Santos, Márcio Clementino de Souza
Oliveira, Larissa Salgado de
dc.subject.por.fl_str_mv Medula Espinal
Terapia de exposição à Realidade Virtual
Qualidade de vida
Fisioterapia
topic Medula Espinal
Terapia de exposição à Realidade Virtual
Qualidade de vida
Fisioterapia
description O Traumatismo Raquimedular (TRM) é considerado como um acometimento da coluna vertebral em quaisquer dos seus componentes que dependendo do nível de lesão o indivíduo apresenta comprometimentos em sua funcionalidade e qualidade de vida. Entre os recursos fisioterapêuticos destaca-se a realidade virtual, visando aumentar o equilíbrio e amplitude de movimento, através da interação com o ambiente virtual que simula atividades esportivas e diárias em tempo real. O objetivo do estudo foi verificar a influência da realidade virtual sobre o equilíbrio de tronco e qualidade de vida de indivíduos com lesão medular em nível torácico. Participaram do estudo três voluntários do gênero masculino com idade média de 33 ±3,4 anos e diagnóstico clínico de lesão medular em nível torácico, sendo avaliados antes e após tratamento o equilíbrio estático pelo teste de Romberg modificado e em sedestação com cronômetro e a qualidade de vida pelo Instrumento Abreviado de Avaliação da Qualidade de Vida da Organização Mundial de Saúde WHOQOL-BREF. Para o protocolo de tratamento utilizou-se o videogame XBOX 360® e jogos de Kinect, na postura ortostática por 20 minutos seguido da postura sentada por 20 minutos, com intervalo de 5 minutos entre as duas, totalizando 45 minutos em cada sessão, durante três vezes por semana, em 24 sessões. Verificou-se melhora de 31,3% e 127,4% no equilíbrio em sedestação e de 68,2% e 204,3% em ortostatismo de olhos abertos e fechados no pós-tratamento se comparados ao pré-tratamento respectivamente, assim como aumento de 1,9% na qualidade de vida pela WHOQOL-BREF no pós-tratamento em comparação ao pré-tratamento. Conclui-se que o protocolo de tratamento utilizado para o estudo se mostrou eficaz para o equilíbrio e qualidade de vida dos pacientes com TRM a nível torácico, permitindo maior segurança para realização das atividades nas posturas de sedestação e bipedestação refletindo positivamente na qualidade de vida.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/6301
10.31501/rbcm.v25i1.6301
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/6301
identifier_str_mv 10.31501/rbcm.v25i1.6301
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/6301/5078
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/6301/9176
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/6301/9177
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/6301/9178
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Ciência e Movimento
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Ciência e Movimento
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 25 n. 1 (2017); 69-78
0103-1716
10.31501/rbcm.v25i1
reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
collection Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv ||jr_lazer@yahoo.com.br
_version_ 1799304120265342976