COMPARAÇÃO DOS INDICADORES DO ESTILO DE VIDA DE ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DE ILHABELA
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9967 |
Resumo: | O objetivo do estudo foi comparar os indicadores do estilo de vida de escolares do ensino fundamental e médio de Ilhabela. A amostra foi composta por 400 escolares (11-18 anos) que faziam parte do Projeto Misto-Longitudinal de Crescimento, Desenvolvimento e Aptidão Física de Ilhabela. Foram aferidos o peso, a estatura e com posterior calculo do índice de massa corporal (IMC) para classificação dos escolares em eutrófico, excesso de peso ou obesidade de acordo com as curvas padrão da Organização Mundial da Saúde. Além disso, foram analisados indicadores de estilo de vida (transporte para escola, tempo de tela, TV no quarto, tempo de sono e dieta), atividade física (AF) e tempo sentado (TS) obtidos através de questionários. Foi utilizado o teste t de student e o teste do qui-quadrado na comparação dos resultados entre ensino fundamental e médio. A média de idade dos grupos ensino fundamental e médio foi 12,6 e 16,0 anos, respectivamente. Diferenças significantes entre os de ensino médio e fundamental foram observadas com relação à utilização de transporte ativo para a escola (20% x 48%, respectivamente), não atingir as recomendações de sono (70,3% x 47,8%, respectivamente), menores valores para alimentação saudável (3,61 x 3,86, respectivamente), e maior tempo gasto em AF leve foi maior no ensino médio (372,4 min x 281,1 min, respectivamente). Não houve diferenças entre os grupos quanto ao tempo gasto em AF moderada e vigorosa e o tempo sentado. Conclui-se que os alunos do ensino fundamental e médio apresentam comportamentos diferentes no tipo de transporte usado para escola, no tempo de sono e no gasto de AF com intensidade leve, assim como na alimentação. Estratégias de intervenção e mudanças no estilo de vida devem ser diferentes entre os escolares do ensino médio e fundamental. |
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COMPARAÇÃO DOS INDICADORES DO ESTILO DE VIDA DE ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DE ILHABELAestilo de vida atividade física exercício adolescenteO objetivo do estudo foi comparar os indicadores do estilo de vida de escolares do ensino fundamental e médio de Ilhabela. A amostra foi composta por 400 escolares (11-18 anos) que faziam parte do Projeto Misto-Longitudinal de Crescimento, Desenvolvimento e Aptidão Física de Ilhabela. Foram aferidos o peso, a estatura e com posterior calculo do índice de massa corporal (IMC) para classificação dos escolares em eutrófico, excesso de peso ou obesidade de acordo com as curvas padrão da Organização Mundial da Saúde. Além disso, foram analisados indicadores de estilo de vida (transporte para escola, tempo de tela, TV no quarto, tempo de sono e dieta), atividade física (AF) e tempo sentado (TS) obtidos através de questionários. Foi utilizado o teste t de student e o teste do qui-quadrado na comparação dos resultados entre ensino fundamental e médio. A média de idade dos grupos ensino fundamental e médio foi 12,6 e 16,0 anos, respectivamente. Diferenças significantes entre os de ensino médio e fundamental foram observadas com relação à utilização de transporte ativo para a escola (20% x 48%, respectivamente), não atingir as recomendações de sono (70,3% x 47,8%, respectivamente), menores valores para alimentação saudável (3,61 x 3,86, respectivamente), e maior tempo gasto em AF leve foi maior no ensino médio (372,4 min x 281,1 min, respectivamente). Não houve diferenças entre os grupos quanto ao tempo gasto em AF moderada e vigorosa e o tempo sentado. Conclui-se que os alunos do ensino fundamental e médio apresentam comportamentos diferentes no tipo de transporte usado para escola, no tempo de sono e no gasto de AF com intensidade leve, assim como na alimentação. Estratégias de intervenção e mudanças no estilo de vida devem ser diferentes entre os escolares do ensino médio e fundamental.Universidade Católica de Brasília2020-07-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/996710.31501/rbcm.v28i1.9967Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 28 n. 1 (2020); 33-410103-171610.31501/rbcm.v28i1reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9967/6980Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Ciência e Movimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Victo, Eduardo RossatoFerrari, GersonSolé, DirceuJunior, JoãoAraújo, TimoteoMatsudo, Victor2021-03-16T14:45:13Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/9967Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2021-03-16T14:45:13Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false |
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