O circo como conteúdo da cultura corporal na Educação Física escolar: possibilidades de prática pedagógica na perspectiva histórico-crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Luiza Lana
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Lavoura, Tiago Nicola
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3032
Resumo: Este artigo objetiva relatar uma vivência de construção do conhecimento acerca do circo enquanto conteúdo da cultura corporal no campo de intervenção da Educação Física escolar. Valendo-se da teoria do conhecimento do materialismo histórico-dialético, da teoria pedagógica histórico-crítica e da tendência crítico-superadora em Educação Física escolar, buscou-se implementar o circo no currículo da disciplina de Educação Física do 1º ano do Ensino Fundamental de uma Instituição particular de ensino da cidade de Governador Valadares-MG. Tal projeto foi denominado “O Circo da Escola” e desenvolvido com, aproximadamente, 85 crianças de 6 a 7 anos. Na busca pela defesa da escola enquanto instituição responsável pela transmissão do conhecimento historicamente construído e socialmente acumulado, possibilitando a todos os indivíduos o acesso ao conhecimento científico, artístico e filosófico na sua forma mais elaborada, evidencia-se a possibilidade do circo ser tratado pedagogicamente na escola, para que seja perpetuado e transformado ao longo dos anos como uma das produções culturais da humanidade.
id UCB-5_4a3a3feb5f0ed854c584dc00d4d6fa1c
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/3032
network_acronym_str UCB-5
network_name_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository_id_str
spelling O circo como conteúdo da cultura corporal na Educação Física escolar: possibilidades de prática pedagógica na perspectiva histórico-críticaCirco Pedagogia Histórico-Crítica Educação Física Escolar Cultura CorporalEste artigo objetiva relatar uma vivência de construção do conhecimento acerca do circo enquanto conteúdo da cultura corporal no campo de intervenção da Educação Física escolar. Valendo-se da teoria do conhecimento do materialismo histórico-dialético, da teoria pedagógica histórico-crítica e da tendência crítico-superadora em Educação Física escolar, buscou-se implementar o circo no currículo da disciplina de Educação Física do 1º ano do Ensino Fundamental de uma Instituição particular de ensino da cidade de Governador Valadares-MG. Tal projeto foi denominado “O Circo da Escola” e desenvolvido com, aproximadamente, 85 crianças de 6 a 7 anos. Na busca pela defesa da escola enquanto instituição responsável pela transmissão do conhecimento historicamente construído e socialmente acumulado, possibilitando a todos os indivíduos o acesso ao conhecimento científico, artístico e filosófico na sua forma mais elaborada, evidencia-se a possibilidade do circo ser tratado pedagogicamente na escola, para que seja perpetuado e transformado ao longo dos anos como uma das produções culturais da humanidade.Universidade Católica de Brasília2012-07-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfapplication/mswordapplication/mswordapplication/mswordhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/303210.18511/rbcm.v19i4.3032Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 19 n. 4 (2011); 77-880103-171610.31501/rbcm.v19i4reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3032/2128https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3032/8085https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3032/8086https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3032/8199Gonçalves, Luiza LanaLavoura, Tiago Nicolainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-07T19:45:35Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/3032Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2024-03-07T19:45:35Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv O circo como conteúdo da cultura corporal na Educação Física escolar: possibilidades de prática pedagógica na perspectiva histórico-crítica
title O circo como conteúdo da cultura corporal na Educação Física escolar: possibilidades de prática pedagógica na perspectiva histórico-crítica
spellingShingle O circo como conteúdo da cultura corporal na Educação Física escolar: possibilidades de prática pedagógica na perspectiva histórico-crítica
Gonçalves, Luiza Lana
Circo
Pedagogia Histórico-Crítica
Educação Física Escolar
Cultura Corporal
title_short O circo como conteúdo da cultura corporal na Educação Física escolar: possibilidades de prática pedagógica na perspectiva histórico-crítica
title_full O circo como conteúdo da cultura corporal na Educação Física escolar: possibilidades de prática pedagógica na perspectiva histórico-crítica
title_fullStr O circo como conteúdo da cultura corporal na Educação Física escolar: possibilidades de prática pedagógica na perspectiva histórico-crítica
title_full_unstemmed O circo como conteúdo da cultura corporal na Educação Física escolar: possibilidades de prática pedagógica na perspectiva histórico-crítica
title_sort O circo como conteúdo da cultura corporal na Educação Física escolar: possibilidades de prática pedagógica na perspectiva histórico-crítica
author Gonçalves, Luiza Lana
author_facet Gonçalves, Luiza Lana
Lavoura, Tiago Nicola
author_role author
author2 Lavoura, Tiago Nicola
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Luiza Lana
Lavoura, Tiago Nicola
dc.subject.por.fl_str_mv Circo
Pedagogia Histórico-Crítica
Educação Física Escolar
Cultura Corporal
topic Circo
Pedagogia Histórico-Crítica
Educação Física Escolar
Cultura Corporal
description Este artigo objetiva relatar uma vivência de construção do conhecimento acerca do circo enquanto conteúdo da cultura corporal no campo de intervenção da Educação Física escolar. Valendo-se da teoria do conhecimento do materialismo histórico-dialético, da teoria pedagógica histórico-crítica e da tendência crítico-superadora em Educação Física escolar, buscou-se implementar o circo no currículo da disciplina de Educação Física do 1º ano do Ensino Fundamental de uma Instituição particular de ensino da cidade de Governador Valadares-MG. Tal projeto foi denominado “O Circo da Escola” e desenvolvido com, aproximadamente, 85 crianças de 6 a 7 anos. Na busca pela defesa da escola enquanto instituição responsável pela transmissão do conhecimento historicamente construído e socialmente acumulado, possibilitando a todos os indivíduos o acesso ao conhecimento científico, artístico e filosófico na sua forma mais elaborada, evidencia-se a possibilidade do circo ser tratado pedagogicamente na escola, para que seja perpetuado e transformado ao longo dos anos como uma das produções culturais da humanidade.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3032
10.18511/rbcm.v19i4.3032
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3032
identifier_str_mv 10.18511/rbcm.v19i4.3032
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3032/2128
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3032/8085
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3032/8086
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3032/8199
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
application/msword
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 19 n. 4 (2011); 77-88
0103-1716
10.31501/rbcm.v19i4
reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
collection Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv ||jr_lazer@yahoo.com.br
_version_ 1799304118375809024