ANÁLISE DAS IMPRESSÕES PLANTARES DE PRATICANTES DE BALLET CLÁSSICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Resende, Fellipe Santos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Haas, Aline Nogueira, Prado, Rodrigo Paschoal, Barros, Patrícia de Sá
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/44
Resumo: O ballet clássico é uma forma de dança tradicional que utiliza a ponta como posição básica, com o pé em posições extremas, predispondo-o diversas alterações morfológicas. O objetivo deste estudo foi analisar as impressões plantares de praticantes de ballet clássico, e correlacionar o tipo de pé com o tempo de prática de ballet e o tempo de uso de sapatilha de ponta. A amostra foi composta por 34 praticantes de ballet de escolas de dança no município de Mineiros e Goiânia em Goiás. As variáveis registradas foram sexo, idade, tempo de prática de ballet e tempo de uso de sapatilha de ponta, medida do Índice de Massa Corporal e avaliação da impressão plantar através da plantigrafia e baropodometria. A média de idade das praticantes foi de 18 anos com valores normativos de índice de massa corporal, 10 anos em média de tempo de prática de ballet, e média de 5 anos do tempo de uso de sapatilhas de ponta. Análise geral das 68 impressões plantares apontou predomínio de pés planos. Quando a análise foi feita individualmente por pés, direito e esquerdo, evidenciou predomínio de pés planos e cavos, respectivamente. Os achados baropodométricos demonstraram maior pressão e área plantar nos pés do lado direito (quadrante anterior) e distribuição de pressão semelhante em ambos os pés. Não foi observada correlação significativa entre os tipos de pés e o tempo de prática de ballet clássico, e o tempo de uso de sapatilha de ponta. Estudos futuros podem contribuir para um consenso sobre os tipos de alterações encontradas nessa modalidade de dança.
id UCB-5_4ba66bfcedb4f575f9e23f12a1b954ca
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/7968
network_acronym_str UCB-5
network_name_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository_id_str
spelling ANÁLISE DAS IMPRESSÕES PLANTARES DE PRATICANTES DE BALLET CLÁSSICOimpressões plantares ballet clássico baropodometria plantigrafia.O ballet clássico é uma forma de dança tradicional que utiliza a ponta como posição básica, com o pé em posições extremas, predispondo-o diversas alterações morfológicas. O objetivo deste estudo foi analisar as impressões plantares de praticantes de ballet clássico, e correlacionar o tipo de pé com o tempo de prática de ballet e o tempo de uso de sapatilha de ponta. A amostra foi composta por 34 praticantes de ballet de escolas de dança no município de Mineiros e Goiânia em Goiás. As variáveis registradas foram sexo, idade, tempo de prática de ballet e tempo de uso de sapatilha de ponta, medida do Índice de Massa Corporal e avaliação da impressão plantar através da plantigrafia e baropodometria. A média de idade das praticantes foi de 18 anos com valores normativos de índice de massa corporal, 10 anos em média de tempo de prática de ballet, e média de 5 anos do tempo de uso de sapatilhas de ponta. Análise geral das 68 impressões plantares apontou predomínio de pés planos. Quando a análise foi feita individualmente por pés, direito e esquerdo, evidenciou predomínio de pés planos e cavos, respectivamente. Os achados baropodométricos demonstraram maior pressão e área plantar nos pés do lado direito (quadrante anterior) e distribuição de pressão semelhante em ambos os pés. Não foi observada correlação significativa entre os tipos de pés e o tempo de prática de ballet clássico, e o tempo de uso de sapatilha de ponta. Estudos futuros podem contribuir para um consenso sobre os tipos de alterações encontradas nessa modalidade de dança.Universidade Católica de Brasília2017-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTransversalapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/4410.31501/rbcm.v25i3.7968Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 25 n. 3 (2017); 520103-171610.31501/rbcm.v25i3reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/44/5348https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/44/9799https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/44/9800https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/44/9801Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Ciência e Movimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessResende, Fellipe SantosHaas, Aline NogueiraPrado, Rodrigo PaschoalBarros, Patrícia de Sá2021-10-22T10:52:49Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/7968Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2021-10-22T10:52:49Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DAS IMPRESSÕES PLANTARES DE PRATICANTES DE BALLET CLÁSSICO
title ANÁLISE DAS IMPRESSÕES PLANTARES DE PRATICANTES DE BALLET CLÁSSICO
spellingShingle ANÁLISE DAS IMPRESSÕES PLANTARES DE PRATICANTES DE BALLET CLÁSSICO
Resende, Fellipe Santos
impressões plantares
ballet clássico
baropodometria
plantigrafia.
title_short ANÁLISE DAS IMPRESSÕES PLANTARES DE PRATICANTES DE BALLET CLÁSSICO
title_full ANÁLISE DAS IMPRESSÕES PLANTARES DE PRATICANTES DE BALLET CLÁSSICO
title_fullStr ANÁLISE DAS IMPRESSÕES PLANTARES DE PRATICANTES DE BALLET CLÁSSICO
title_full_unstemmed ANÁLISE DAS IMPRESSÕES PLANTARES DE PRATICANTES DE BALLET CLÁSSICO
title_sort ANÁLISE DAS IMPRESSÕES PLANTARES DE PRATICANTES DE BALLET CLÁSSICO
author Resende, Fellipe Santos
author_facet Resende, Fellipe Santos
Haas, Aline Nogueira
Prado, Rodrigo Paschoal
Barros, Patrícia de Sá
author_role author
author2 Haas, Aline Nogueira
Prado, Rodrigo Paschoal
Barros, Patrícia de Sá
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Resende, Fellipe Santos
Haas, Aline Nogueira
Prado, Rodrigo Paschoal
Barros, Patrícia de Sá
dc.subject.por.fl_str_mv impressões plantares
ballet clássico
baropodometria
plantigrafia.
topic impressões plantares
ballet clássico
baropodometria
plantigrafia.
description O ballet clássico é uma forma de dança tradicional que utiliza a ponta como posição básica, com o pé em posições extremas, predispondo-o diversas alterações morfológicas. O objetivo deste estudo foi analisar as impressões plantares de praticantes de ballet clássico, e correlacionar o tipo de pé com o tempo de prática de ballet e o tempo de uso de sapatilha de ponta. A amostra foi composta por 34 praticantes de ballet de escolas de dança no município de Mineiros e Goiânia em Goiás. As variáveis registradas foram sexo, idade, tempo de prática de ballet e tempo de uso de sapatilha de ponta, medida do Índice de Massa Corporal e avaliação da impressão plantar através da plantigrafia e baropodometria. A média de idade das praticantes foi de 18 anos com valores normativos de índice de massa corporal, 10 anos em média de tempo de prática de ballet, e média de 5 anos do tempo de uso de sapatilhas de ponta. Análise geral das 68 impressões plantares apontou predomínio de pés planos. Quando a análise foi feita individualmente por pés, direito e esquerdo, evidenciou predomínio de pés planos e cavos, respectivamente. Os achados baropodométricos demonstraram maior pressão e área plantar nos pés do lado direito (quadrante anterior) e distribuição de pressão semelhante em ambos os pés. Não foi observada correlação significativa entre os tipos de pés e o tempo de prática de ballet clássico, e o tempo de uso de sapatilha de ponta. Estudos futuros podem contribuir para um consenso sobre os tipos de alterações encontradas nessa modalidade de dança.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Transversal
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/44
10.31501/rbcm.v25i3.7968
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/44
identifier_str_mv 10.31501/rbcm.v25i3.7968
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/44/5348
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/44/9799
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/44/9800
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/44/9801
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Ciência e Movimento
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Ciência e Movimento
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 25 n. 3 (2017); 52
0103-1716
10.31501/rbcm.v25i3
reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
collection Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv ||jr_lazer@yahoo.com.br
_version_ 1799304120877711360