PROCESSO DE FORMAÇÃO ESPORTIVA: ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO DE ATLETAS DO BASQUETEBOL FEMININO
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/10736 |
Resumo: | O presente estudo, delineado pelo paradigma Bioecológico do Desenvolvimento Humano, objetivou averiguar os estágios da carreira esportiva de atletas de categorias de formação, vinculadas a um ambiente de desenvolvimento de atletas de basquetebol feminino no cenário catarinense (Brasil). Os participantes do estudo foram as 31 atletas, pertencentes às categorias de base (sub13, Sub14, sub16, sub18) e os dois treinadores do Clube de Basquete investigado. As informações foram coletadas por meio de entrevistas semiestruturadas e analisadas a partir da técnica de análise de conteúdo. O processo de formação esportiva analisado a partir dos componentes do paradigma Bioecológico do Desenvolvimento Humano revelou como processos proximais três estágios de desenvolvimento da carreira esportiva de atletas de basquetebol feminino, sendo eles a iniciação (até 12 anos), a especialização (de 13 a 15 anos) e o investimento esportivo (16 a 18 anos). Além disso, evidenciou que os atributos pessoais das atletas, as experiências relacionadas às atividades molares, às relações interpessoais e aos papéis sociais proporcionados pelo microssistema esportivo, bem como a superação das transições normativas e não normativas tanto do domínio esportivo quanto não esportivo, revelaram o estabelecimento de processos proximais com a predominância de resultados de competência no desenvolvimento de atletas de basquetebol feminino. Conclui-se que os componentes do paradigma bioecológico correspondem a critérios importantes e determinantes para melhor compreender os diferentes estágios que as atletas vivenciam ao longo do processo de formação esportiva, reforçando que os atributos pessoais, os parâmetros do contexto e do tempo se configuram como excelentes estratégias para ampliação dos conhecimentos em torno dos processos proximais ocorridos no desenvolvimento de talentos esportivos em formação. |
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