O IMPACTO DA DANÇA SOBRE O RISCO DE QUEDAS EM IDOSOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos Souza, Rafael
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Nogueira Haas, Aline, Faria Trigo, Clara, Dominguez Ferraz, Daniel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/13711
Resumo: Uma das maiores preocupações associada ao envelhecimento populacional, que já é uma realidade mundial, é o risco de quedas. As quedas apresentam origem multifatorial, comprometem a capacidade funcional e qualidade de vida do idoso. No Brasil, as quedas constituem a sexta causa de óbito em pessoas com mais de 65 anos de idade. Conseguir inserir um programa de exercício físico na rotina do idoso é uma forma de manter um bom equilíbrio postural e marcha, diminuindo assim o risco de quedas. A dança é uma modalidade de exercício físico que tem sido recomendada como alternativa de prevenção, possui bom potencial para promover benefícios relacionados à mobilidade e equilíbrio em idosos. Esta revisão teve como objetivo reunir os impactos da dança sobre o risco de quedas em idosos. Para tanto, foram selecionados estudos publicados no período de setembro de 2021 a novembro de 2021 nas bases de dados eletrônicas MEDLINE, LILACS, PEDro e Cochrane Library. Apenas artigos do tipo ensaio clinico randomizados a partir do ano de 2015 foram considerados para esta revisão. Após a análise do título, do resumo e do texto na íntegra, sete artigos foram incluídos na revisão. Nos estudos analisados, observou-se que a dança é uma prática que promove benefícios tanto musculoesqueléticos como biológicos, podendo prevenir quedas, melhorar a mobilidade e o equilíbrio corporal, levando o idoso a uma melhor qualidade de vida. Contudo, estudos futuros ainda são necessários para investigar o efeito de maior conformidade usando métodos rigorosos, utilização de outras modalidades de dança, um número maior de participantes e por um tempo maior de intervenção.
id UCB-5_4ef6d97a0c033f16f80c8995cbb4e935
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/13711
network_acronym_str UCB-5
network_name_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository_id_str
spelling O IMPACTO DA DANÇA SOBRE O RISCO DE QUEDAS EM IDOSOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICAIdoso Terapia através da Dança Acidentes por Quedas.Uma das maiores preocupações associada ao envelhecimento populacional, que já é uma realidade mundial, é o risco de quedas. As quedas apresentam origem multifatorial, comprometem a capacidade funcional e qualidade de vida do idoso. No Brasil, as quedas constituem a sexta causa de óbito em pessoas com mais de 65 anos de idade. Conseguir inserir um programa de exercício físico na rotina do idoso é uma forma de manter um bom equilíbrio postural e marcha, diminuindo assim o risco de quedas. A dança é uma modalidade de exercício físico que tem sido recomendada como alternativa de prevenção, possui bom potencial para promover benefícios relacionados à mobilidade e equilíbrio em idosos. Esta revisão teve como objetivo reunir os impactos da dança sobre o risco de quedas em idosos. Para tanto, foram selecionados estudos publicados no período de setembro de 2021 a novembro de 2021 nas bases de dados eletrônicas MEDLINE, LILACS, PEDro e Cochrane Library. Apenas artigos do tipo ensaio clinico randomizados a partir do ano de 2015 foram considerados para esta revisão. Após a análise do título, do resumo e do texto na íntegra, sete artigos foram incluídos na revisão. Nos estudos analisados, observou-se que a dança é uma prática que promove benefícios tanto musculoesqueléticos como biológicos, podendo prevenir quedas, melhorar a mobilidade e o equilíbrio corporal, levando o idoso a uma melhor qualidade de vida. Contudo, estudos futuros ainda são necessários para investigar o efeito de maior conformidade usando métodos rigorosos, utilização de outras modalidades de dança, um número maior de participantes e por um tempo maior de intervenção.Universidade Católica de Brasília2023-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesRevisão Sistemáticaapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1371110.31501/rbcm.v30i2.13711Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 30 n. 2 (2022)0103-171610.31501/rbcm.v30i02reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/13711/11422Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Ciência e Movimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos Souza, RafaelNogueira Haas, AlineFaria Trigo, ClaraDominguez Ferraz, Daniel2023-03-13T20:16:13Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/13711Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2023-03-13T20:16:13Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv O IMPACTO DA DANÇA SOBRE O RISCO DE QUEDAS EM IDOSOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
title O IMPACTO DA DANÇA SOBRE O RISCO DE QUEDAS EM IDOSOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
spellingShingle O IMPACTO DA DANÇA SOBRE O RISCO DE QUEDAS EM IDOSOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
dos Santos Souza, Rafael
Idoso
Terapia através da Dança
Acidentes por Quedas.
title_short O IMPACTO DA DANÇA SOBRE O RISCO DE QUEDAS EM IDOSOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
title_full O IMPACTO DA DANÇA SOBRE O RISCO DE QUEDAS EM IDOSOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
title_fullStr O IMPACTO DA DANÇA SOBRE O RISCO DE QUEDAS EM IDOSOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
title_full_unstemmed O IMPACTO DA DANÇA SOBRE O RISCO DE QUEDAS EM IDOSOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
title_sort O IMPACTO DA DANÇA SOBRE O RISCO DE QUEDAS EM IDOSOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
author dos Santos Souza, Rafael
author_facet dos Santos Souza, Rafael
Nogueira Haas, Aline
Faria Trigo, Clara
Dominguez Ferraz, Daniel
author_role author
author2 Nogueira Haas, Aline
Faria Trigo, Clara
Dominguez Ferraz, Daniel
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos Souza, Rafael
Nogueira Haas, Aline
Faria Trigo, Clara
Dominguez Ferraz, Daniel
dc.subject.por.fl_str_mv Idoso
Terapia através da Dança
Acidentes por Quedas.
topic Idoso
Terapia através da Dança
Acidentes por Quedas.
description Uma das maiores preocupações associada ao envelhecimento populacional, que já é uma realidade mundial, é o risco de quedas. As quedas apresentam origem multifatorial, comprometem a capacidade funcional e qualidade de vida do idoso. No Brasil, as quedas constituem a sexta causa de óbito em pessoas com mais de 65 anos de idade. Conseguir inserir um programa de exercício físico na rotina do idoso é uma forma de manter um bom equilíbrio postural e marcha, diminuindo assim o risco de quedas. A dança é uma modalidade de exercício físico que tem sido recomendada como alternativa de prevenção, possui bom potencial para promover benefícios relacionados à mobilidade e equilíbrio em idosos. Esta revisão teve como objetivo reunir os impactos da dança sobre o risco de quedas em idosos. Para tanto, foram selecionados estudos publicados no período de setembro de 2021 a novembro de 2021 nas bases de dados eletrônicas MEDLINE, LILACS, PEDro e Cochrane Library. Apenas artigos do tipo ensaio clinico randomizados a partir do ano de 2015 foram considerados para esta revisão. Após a análise do título, do resumo e do texto na íntegra, sete artigos foram incluídos na revisão. Nos estudos analisados, observou-se que a dança é uma prática que promove benefícios tanto musculoesqueléticos como biológicos, podendo prevenir quedas, melhorar a mobilidade e o equilíbrio corporal, levando o idoso a uma melhor qualidade de vida. Contudo, estudos futuros ainda são necessários para investigar o efeito de maior conformidade usando métodos rigorosos, utilização de outras modalidades de dança, um número maior de participantes e por um tempo maior de intervenção.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Revisão Sistemática
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/13711
10.31501/rbcm.v30i2.13711
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/13711
identifier_str_mv 10.31501/rbcm.v30i2.13711
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/13711/11422
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Ciência e Movimento
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Ciência e Movimento
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 30 n. 2 (2022)
0103-1716
10.31501/rbcm.v30i02
reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
collection Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv ||jr_lazer@yahoo.com.br
_version_ 1799304122487275520