EFEITO DA IDADE RELATIVA NO FUTEBOL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carli, Gerson Correia
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Luguetti, Carla Nascimento, Ré, Alessandro Hervaldo Nicolai, Böhme, Maria Tereza Silveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1048
Resumo: Durante o processo de formação esportiva no futebol, o agrupamento para a composição das categorias competitivas é realizado de acordo com o ano de nascimento. Assim, os jovens nascidos nos primeiros meses do calendário apresentam uma maior idade cronológica, fato que pode proporcionar uma vantagem no desempenho durante os jogos e treinamentos, o que é comumente denominado na literatura esportiva como um efeito da idade relativa. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar o efeito da idade relativa em jogadores de futebol das categorias Sub17 e Sub20 da Europa e da América do Sul. Foram avaliados 399 futebolistas participantes dos Mundiais nas categorias Sub17 e Sub20 no ano de 2007, divididos em quartos de ano de acordo com o mês de nascimento: a) janeiro, fevereiro e março; b) abril, maio e junho; c) julho, agosto e setembro; d) outubro, novembro e dezembro. Todos os grupos apresentaram maior tendência em selecionar indivíduos nascidos nos primeiros meses do calendário, sendo mais evidente na categoria Sub17 e na confederação Europeia. Deste modo, a formação esportiva pode estar sofrendo influência do mês de nascimento. O agrupamento etário utilizado nas categorias de base pode proporcionar uma desvantagem transitória em jovens com grande potencial de desempenho.
id UCB-5_5b1735870752e82545b5eaa0a8f73da9
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/1048
network_acronym_str UCB-5
network_name_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository_id_str
spelling EFEITO DA IDADE RELATIVA NO FUTEBOLfutebol idade cronológica talentosDurante o processo de formação esportiva no futebol, o agrupamento para a composição das categorias competitivas é realizado de acordo com o ano de nascimento. Assim, os jovens nascidos nos primeiros meses do calendário apresentam uma maior idade cronológica, fato que pode proporcionar uma vantagem no desempenho durante os jogos e treinamentos, o que é comumente denominado na literatura esportiva como um efeito da idade relativa. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar o efeito da idade relativa em jogadores de futebol das categorias Sub17 e Sub20 da Europa e da América do Sul. Foram avaliados 399 futebolistas participantes dos Mundiais nas categorias Sub17 e Sub20 no ano de 2007, divididos em quartos de ano de acordo com o mês de nascimento: a) janeiro, fevereiro e março; b) abril, maio e junho; c) julho, agosto e setembro; d) outubro, novembro e dezembro. Todos os grupos apresentaram maior tendência em selecionar indivíduos nascidos nos primeiros meses do calendário, sendo mais evidente na categoria Sub17 e na confederação Europeia. Deste modo, a formação esportiva pode estar sofrendo influência do mês de nascimento. O agrupamento etário utilizado nas categorias de base pode proporcionar uma desvantagem transitória em jovens com grande potencial de desempenho.Universidade Católica de Brasília2009-11-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Parestransversalapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/104810.18511/rbcm.v17i3.1048Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 17 n. 3 (2009); 25-310103-171610.31501/rbcm.v17i3reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1048/1418Carli, Gerson CorreiaLuguetti, Carla NascimentoRé, Alessandro Hervaldo NicolaiBöhme, Maria Tereza Silveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-07T19:44:58Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/1048Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2024-03-07T19:44:58Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv EFEITO DA IDADE RELATIVA NO FUTEBOL
title EFEITO DA IDADE RELATIVA NO FUTEBOL
spellingShingle EFEITO DA IDADE RELATIVA NO FUTEBOL
Carli, Gerson Correia
futebol
idade cronológica
talentos
title_short EFEITO DA IDADE RELATIVA NO FUTEBOL
title_full EFEITO DA IDADE RELATIVA NO FUTEBOL
title_fullStr EFEITO DA IDADE RELATIVA NO FUTEBOL
title_full_unstemmed EFEITO DA IDADE RELATIVA NO FUTEBOL
title_sort EFEITO DA IDADE RELATIVA NO FUTEBOL
author Carli, Gerson Correia
author_facet Carli, Gerson Correia
Luguetti, Carla Nascimento
Ré, Alessandro Hervaldo Nicolai
Böhme, Maria Tereza Silveira
author_role author
author2 Luguetti, Carla Nascimento
Ré, Alessandro Hervaldo Nicolai
Böhme, Maria Tereza Silveira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carli, Gerson Correia
Luguetti, Carla Nascimento
Ré, Alessandro Hervaldo Nicolai
Böhme, Maria Tereza Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv futebol
idade cronológica
talentos
topic futebol
idade cronológica
talentos
description Durante o processo de formação esportiva no futebol, o agrupamento para a composição das categorias competitivas é realizado de acordo com o ano de nascimento. Assim, os jovens nascidos nos primeiros meses do calendário apresentam uma maior idade cronológica, fato que pode proporcionar uma vantagem no desempenho durante os jogos e treinamentos, o que é comumente denominado na literatura esportiva como um efeito da idade relativa. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar o efeito da idade relativa em jogadores de futebol das categorias Sub17 e Sub20 da Europa e da América do Sul. Foram avaliados 399 futebolistas participantes dos Mundiais nas categorias Sub17 e Sub20 no ano de 2007, divididos em quartos de ano de acordo com o mês de nascimento: a) janeiro, fevereiro e março; b) abril, maio e junho; c) julho, agosto e setembro; d) outubro, novembro e dezembro. Todos os grupos apresentaram maior tendência em selecionar indivíduos nascidos nos primeiros meses do calendário, sendo mais evidente na categoria Sub17 e na confederação Europeia. Deste modo, a formação esportiva pode estar sofrendo influência do mês de nascimento. O agrupamento etário utilizado nas categorias de base pode proporcionar uma desvantagem transitória em jovens com grande potencial de desempenho.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-11-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
transversal
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1048
10.18511/rbcm.v17i3.1048
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1048
identifier_str_mv 10.18511/rbcm.v17i3.1048
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1048/1418
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 17 n. 3 (2009); 25-31
0103-1716
10.31501/rbcm.v17i3
reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
collection Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv ||jr_lazer@yahoo.com.br
_version_ 1799304117507588096