AVALIAÇÃO DO EQUILÍBRIO ESTÁTICO DE IDOSAS PÓS-TREINAMENTO COM MÉTODO PILATES.
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1191 |
Resumo: | OBJETIVO: Conhecer os benefícios do método Pilates em relação ao equilíbrio estático de idosas saudáveis. MÉTODO: Foram selecionadas 52 idosas (66,±4 anos), voluntárias, que atenderam aos critérios de inclusão e exclusão previamente definidos. Foram realizadas três etapas: avaliação, intervenção e reavaliação. As etapas de avaliação e reavaliação consistiram em avaliação geral e aplicação do protocolo de equilíbrio estático (protocolo de Tinetti). Após avaliação, foram divididas, aleatoriamente, em grupo Pilates (GP: n=27) e grupo controle (GC: n=25). O grupo Pilates realizou um programa de exercícios do método pelo período de oito semanas, com freqüência de duas vezes semanais e duração de 60 minutos em cada sessão. O grupo controle não sofreu nenhum tipo de intervenção. Após a intervenção, repetiram-se os protocolos de avaliação. Foi realizada a estatística descritiva e, para avaliação da normalidade, foi usado o teste de Shapiro-Wilk. Foi considerado o nível de significância de p=0,05. RESULTADOS: O teste Student-T dependente demonstrou diferença significativa (p |
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AVALIAÇÃO DO EQUILÍBRIO ESTÁTICO DE IDOSAS PÓS-TREINAMENTO COM MÉTODO PILATES.terceira idade estabilização postural condicionamento físico.OBJETIVO: Conhecer os benefícios do método Pilates em relação ao equilíbrio estático de idosas saudáveis. MÉTODO: Foram selecionadas 52 idosas (66,±4 anos), voluntárias, que atenderam aos critérios de inclusão e exclusão previamente definidos. Foram realizadas três etapas: avaliação, intervenção e reavaliação. As etapas de avaliação e reavaliação consistiram em avaliação geral e aplicação do protocolo de equilíbrio estático (protocolo de Tinetti). Após avaliação, foram divididas, aleatoriamente, em grupo Pilates (GP: n=27) e grupo controle (GC: n=25). O grupo Pilates realizou um programa de exercícios do método pelo período de oito semanas, com freqüência de duas vezes semanais e duração de 60 minutos em cada sessão. O grupo controle não sofreu nenhum tipo de intervenção. Após a intervenção, repetiram-se os protocolos de avaliação. Foi realizada a estatística descritiva e, para avaliação da normalidade, foi usado o teste de Shapiro-Wilk. Foi considerado o nível de significância de p=0,05. RESULTADOS: O teste Student-T dependente demonstrou diferença significativa (pUniversidade Católica de Brasília2010-02-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesExperimentalapplication/pdfapplication/mswordhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/119110.31501/rbcm.v17i4.1191Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 17 n. 4 (2009); 27-330103-171610.31501/rbcm.v17i4reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1191/1437https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1191/7851Copyright (c) 2011 Brena Guedes de Siqueira Rodrigues, Samária Ali Cader, Ediléa Monteiro de Oliveira, Natáli Valim Oliver Bento Torres, Estélio Henrique Martin Dantasinfo:eu-repo/semantics/openAccessSiqueira Rodrigues, Brena Guedes deCader, Samária AliOliveira, Ediléa Monteiro deBento Torres, Natáli Valim OliverDantas, Estélio Henrique Martin2024-03-07T19:45:12Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/1191Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2024-03-07T19:45:12Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false |
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