ATLETISMO NO ENSINO FUNDAMENTAL I: VISÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ITAPECERICA/MG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Douglas Xavier Cruz da
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Salgado, José Vitor Vieira, Santos, Andrêza Soares dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/11830
Resumo: O atletismo é um esporte no qual seus fundamentos técnicos repetem os movimentos naturais do ser humano, dessa maneira ele caracteriza-se como uma atividade física essencial nas aulas de Educação Física no ensino fundamental I ajudando no desenvolvimento e aprimoramento das capacidades físicas, cognitivas e sociais dos alunos. Nesse estudo verificamos a visão que alunos e professores têm a respeito dessa modalidade esportiva, abrangendo os conhecimentos, fundamentos básicos e locais mais praticados, gostos e desenvolvimentos físicos obtidos por meio deste esporte. A metodologia utilizada trata-se de uma pesquisa transversal com abordagem quantitativa e qualitativa, em que foram aplicados questionários a 65 alunos e nove professores de Educação Física do 5° ano do ensino fundamental das escolas estaduais de Itapecerica/MG. Dos 65 alunos pesquisados, 81,54% conhecem o atletismo, porém apenas 22,64% sabem fazer uma ligação exata com seu conceito, 93,85% praticaram o atletismo alguma vez. Os fundamentos que eles mais praticam nas aulas são as corridas com 89,23% e os saltos 47,69%. Para 83,08% as práticas dos fundamentos ajudaram de alguma forma no próprio desenvolvimento físico, sendo que as capacidades físicas mais aprimoradas são a agilidade 73,85% e velocidade 72,31%, que também foram apontadas pelos professores como mais desenvolvidas nos alunos. Todos os professores de Educação Física relataram que trabalham o atletismo no Ensino Fundamental I, sendo que 55,56% buscaram uma melhor preparação profissional e também apontaram a falta de materiais e infraestrutura adequada como dificuldades de trabalho. O atletismo pode promover o desenvolvimento físico dos alunos nos anos iniciais escolares, por meio dele pode-se realizar a socialização e inclusão, além de aprimorar as capacidades físicas de cada discente.
id UCB-5_5bfd1bd492aff3b621d2ce83ea4232a7
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/11830
network_acronym_str UCB-5
network_name_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository_id_str
spelling ATLETISMO NO ENSINO FUNDAMENTAL I: VISÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ITAPECERICA/MGAtletismo Educação Física Ensino Fundamental IO atletismo é um esporte no qual seus fundamentos técnicos repetem os movimentos naturais do ser humano, dessa maneira ele caracteriza-se como uma atividade física essencial nas aulas de Educação Física no ensino fundamental I ajudando no desenvolvimento e aprimoramento das capacidades físicas, cognitivas e sociais dos alunos. Nesse estudo verificamos a visão que alunos e professores têm a respeito dessa modalidade esportiva, abrangendo os conhecimentos, fundamentos básicos e locais mais praticados, gostos e desenvolvimentos físicos obtidos por meio deste esporte. A metodologia utilizada trata-se de uma pesquisa transversal com abordagem quantitativa e qualitativa, em que foram aplicados questionários a 65 alunos e nove professores de Educação Física do 5° ano do ensino fundamental das escolas estaduais de Itapecerica/MG. Dos 65 alunos pesquisados, 81,54% conhecem o atletismo, porém apenas 22,64% sabem fazer uma ligação exata com seu conceito, 93,85% praticaram o atletismo alguma vez. Os fundamentos que eles mais praticam nas aulas são as corridas com 89,23% e os saltos 47,69%. Para 83,08% as práticas dos fundamentos ajudaram de alguma forma no próprio desenvolvimento físico, sendo que as capacidades físicas mais aprimoradas são a agilidade 73,85% e velocidade 72,31%, que também foram apontadas pelos professores como mais desenvolvidas nos alunos. Todos os professores de Educação Física relataram que trabalham o atletismo no Ensino Fundamental I, sendo que 55,56% buscaram uma melhor preparação profissional e também apontaram a falta de materiais e infraestrutura adequada como dificuldades de trabalho. O atletismo pode promover o desenvolvimento físico dos alunos nos anos iniciais escolares, por meio dele pode-se realizar a socialização e inclusão, além de aprimorar as capacidades físicas de cada discente.Universidade Católica de Brasília2023-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1183010.31501/rbcm.v30i2.11830Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 30 n. 2 (2022)0103-171610.31501/rbcm.v30i02reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/11830/11433Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Ciência e Movimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Douglas Xavier Cruz daSalgado, José Vitor VieiraSantos, Andrêza Soares dos2023-03-13T20:16:13Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/11830Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2023-03-13T20:16:13Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv ATLETISMO NO ENSINO FUNDAMENTAL I: VISÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ITAPECERICA/MG
title ATLETISMO NO ENSINO FUNDAMENTAL I: VISÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ITAPECERICA/MG
spellingShingle ATLETISMO NO ENSINO FUNDAMENTAL I: VISÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ITAPECERICA/MG
Silva, Douglas Xavier Cruz da
Atletismo
Educação Física
Ensino Fundamental I
title_short ATLETISMO NO ENSINO FUNDAMENTAL I: VISÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ITAPECERICA/MG
title_full ATLETISMO NO ENSINO FUNDAMENTAL I: VISÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ITAPECERICA/MG
title_fullStr ATLETISMO NO ENSINO FUNDAMENTAL I: VISÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ITAPECERICA/MG
title_full_unstemmed ATLETISMO NO ENSINO FUNDAMENTAL I: VISÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ITAPECERICA/MG
title_sort ATLETISMO NO ENSINO FUNDAMENTAL I: VISÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ITAPECERICA/MG
author Silva, Douglas Xavier Cruz da
author_facet Silva, Douglas Xavier Cruz da
Salgado, José Vitor Vieira
Santos, Andrêza Soares dos
author_role author
author2 Salgado, José Vitor Vieira
Santos, Andrêza Soares dos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Douglas Xavier Cruz da
Salgado, José Vitor Vieira
Santos, Andrêza Soares dos
dc.subject.por.fl_str_mv Atletismo
Educação Física
Ensino Fundamental I
topic Atletismo
Educação Física
Ensino Fundamental I
description O atletismo é um esporte no qual seus fundamentos técnicos repetem os movimentos naturais do ser humano, dessa maneira ele caracteriza-se como uma atividade física essencial nas aulas de Educação Física no ensino fundamental I ajudando no desenvolvimento e aprimoramento das capacidades físicas, cognitivas e sociais dos alunos. Nesse estudo verificamos a visão que alunos e professores têm a respeito dessa modalidade esportiva, abrangendo os conhecimentos, fundamentos básicos e locais mais praticados, gostos e desenvolvimentos físicos obtidos por meio deste esporte. A metodologia utilizada trata-se de uma pesquisa transversal com abordagem quantitativa e qualitativa, em que foram aplicados questionários a 65 alunos e nove professores de Educação Física do 5° ano do ensino fundamental das escolas estaduais de Itapecerica/MG. Dos 65 alunos pesquisados, 81,54% conhecem o atletismo, porém apenas 22,64% sabem fazer uma ligação exata com seu conceito, 93,85% praticaram o atletismo alguma vez. Os fundamentos que eles mais praticam nas aulas são as corridas com 89,23% e os saltos 47,69%. Para 83,08% as práticas dos fundamentos ajudaram de alguma forma no próprio desenvolvimento físico, sendo que as capacidades físicas mais aprimoradas são a agilidade 73,85% e velocidade 72,31%, que também foram apontadas pelos professores como mais desenvolvidas nos alunos. Todos os professores de Educação Física relataram que trabalham o atletismo no Ensino Fundamental I, sendo que 55,56% buscaram uma melhor preparação profissional e também apontaram a falta de materiais e infraestrutura adequada como dificuldades de trabalho. O atletismo pode promover o desenvolvimento físico dos alunos nos anos iniciais escolares, por meio dele pode-se realizar a socialização e inclusão, além de aprimorar as capacidades físicas de cada discente.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/11830
10.31501/rbcm.v30i2.11830
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/11830
identifier_str_mv 10.31501/rbcm.v30i2.11830
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/11830/11433
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Ciência e Movimento
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Ciência e Movimento
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 30 n. 2 (2022)
0103-1716
10.31501/rbcm.v30i02
reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
collection Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv ||jr_lazer@yahoo.com.br
_version_ 1799304122217791488