ATLETISMO NO ENSINO FUNDAMENTAL I: VISÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ITAPECERICA/MG
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/11830 |
Resumo: | O atletismo é um esporte no qual seus fundamentos técnicos repetem os movimentos naturais do ser humano, dessa maneira ele caracteriza-se como uma atividade física essencial nas aulas de Educação Física no ensino fundamental I ajudando no desenvolvimento e aprimoramento das capacidades físicas, cognitivas e sociais dos alunos. Nesse estudo verificamos a visão que alunos e professores têm a respeito dessa modalidade esportiva, abrangendo os conhecimentos, fundamentos básicos e locais mais praticados, gostos e desenvolvimentos físicos obtidos por meio deste esporte. A metodologia utilizada trata-se de uma pesquisa transversal com abordagem quantitativa e qualitativa, em que foram aplicados questionários a 65 alunos e nove professores de Educação Física do 5° ano do ensino fundamental das escolas estaduais de Itapecerica/MG. Dos 65 alunos pesquisados, 81,54% conhecem o atletismo, porém apenas 22,64% sabem fazer uma ligação exata com seu conceito, 93,85% praticaram o atletismo alguma vez. Os fundamentos que eles mais praticam nas aulas são as corridas com 89,23% e os saltos 47,69%. Para 83,08% as práticas dos fundamentos ajudaram de alguma forma no próprio desenvolvimento físico, sendo que as capacidades físicas mais aprimoradas são a agilidade 73,85% e velocidade 72,31%, que também foram apontadas pelos professores como mais desenvolvidas nos alunos. Todos os professores de Educação Física relataram que trabalham o atletismo no Ensino Fundamental I, sendo que 55,56% buscaram uma melhor preparação profissional e também apontaram a falta de materiais e infraestrutura adequada como dificuldades de trabalho. O atletismo pode promover o desenvolvimento físico dos alunos nos anos iniciais escolares, por meio dele pode-se realizar a socialização e inclusão, além de aprimorar as capacidades físicas de cada discente. |
id |
UCB-5_5bfd1bd492aff3b621d2ce83ea4232a7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/11830 |
network_acronym_str |
UCB-5 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ATLETISMO NO ENSINO FUNDAMENTAL I: VISÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ITAPECERICA/MGAtletismo Educação Física Ensino Fundamental IO atletismo é um esporte no qual seus fundamentos técnicos repetem os movimentos naturais do ser humano, dessa maneira ele caracteriza-se como uma atividade física essencial nas aulas de Educação Física no ensino fundamental I ajudando no desenvolvimento e aprimoramento das capacidades físicas, cognitivas e sociais dos alunos. Nesse estudo verificamos a visão que alunos e professores têm a respeito dessa modalidade esportiva, abrangendo os conhecimentos, fundamentos básicos e locais mais praticados, gostos e desenvolvimentos físicos obtidos por meio deste esporte. A metodologia utilizada trata-se de uma pesquisa transversal com abordagem quantitativa e qualitativa, em que foram aplicados questionários a 65 alunos e nove professores de Educação Física do 5° ano do ensino fundamental das escolas estaduais de Itapecerica/MG. Dos 65 alunos pesquisados, 81,54% conhecem o atletismo, porém apenas 22,64% sabem fazer uma ligação exata com seu conceito, 93,85% praticaram o atletismo alguma vez. Os fundamentos que eles mais praticam nas aulas são as corridas com 89,23% e os saltos 47,69%. Para 83,08% as práticas dos fundamentos ajudaram de alguma forma no próprio desenvolvimento físico, sendo que as capacidades físicas mais aprimoradas são a agilidade 73,85% e velocidade 72,31%, que também foram apontadas pelos professores como mais desenvolvidas nos alunos. Todos os professores de Educação Física relataram que trabalham o atletismo no Ensino Fundamental I, sendo que 55,56% buscaram uma melhor preparação profissional e também apontaram a falta de materiais e infraestrutura adequada como dificuldades de trabalho. O atletismo pode promover o desenvolvimento físico dos alunos nos anos iniciais escolares, por meio dele pode-se realizar a socialização e inclusão, além de aprimorar as capacidades físicas de cada discente.Universidade Católica de Brasília2023-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1183010.31501/rbcm.v30i2.11830Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 30 n. 2 (2022)0103-171610.31501/rbcm.v30i02reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/11830/11433Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Ciência e Movimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Douglas Xavier Cruz daSalgado, José Vitor VieiraSantos, Andrêza Soares dos2023-03-13T20:16:13Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/11830Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2023-03-13T20:16:13Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ATLETISMO NO ENSINO FUNDAMENTAL I: VISÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ITAPECERICA/MG |
title |
ATLETISMO NO ENSINO FUNDAMENTAL I: VISÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ITAPECERICA/MG |
spellingShingle |
ATLETISMO NO ENSINO FUNDAMENTAL I: VISÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ITAPECERICA/MG Silva, Douglas Xavier Cruz da Atletismo Educação Física Ensino Fundamental I |
title_short |
ATLETISMO NO ENSINO FUNDAMENTAL I: VISÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ITAPECERICA/MG |
title_full |
ATLETISMO NO ENSINO FUNDAMENTAL I: VISÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ITAPECERICA/MG |
title_fullStr |
ATLETISMO NO ENSINO FUNDAMENTAL I: VISÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ITAPECERICA/MG |
title_full_unstemmed |
ATLETISMO NO ENSINO FUNDAMENTAL I: VISÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ITAPECERICA/MG |
title_sort |
ATLETISMO NO ENSINO FUNDAMENTAL I: VISÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ITAPECERICA/MG |
author |
Silva, Douglas Xavier Cruz da |
author_facet |
Silva, Douglas Xavier Cruz da Salgado, José Vitor Vieira Santos, Andrêza Soares dos |
author_role |
author |
author2 |
Salgado, José Vitor Vieira Santos, Andrêza Soares dos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Douglas Xavier Cruz da Salgado, José Vitor Vieira Santos, Andrêza Soares dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atletismo Educação Física Ensino Fundamental I |
topic |
Atletismo Educação Física Ensino Fundamental I |
description |
O atletismo é um esporte no qual seus fundamentos técnicos repetem os movimentos naturais do ser humano, dessa maneira ele caracteriza-se como uma atividade física essencial nas aulas de Educação Física no ensino fundamental I ajudando no desenvolvimento e aprimoramento das capacidades físicas, cognitivas e sociais dos alunos. Nesse estudo verificamos a visão que alunos e professores têm a respeito dessa modalidade esportiva, abrangendo os conhecimentos, fundamentos básicos e locais mais praticados, gostos e desenvolvimentos físicos obtidos por meio deste esporte. A metodologia utilizada trata-se de uma pesquisa transversal com abordagem quantitativa e qualitativa, em que foram aplicados questionários a 65 alunos e nove professores de Educação Física do 5° ano do ensino fundamental das escolas estaduais de Itapecerica/MG. Dos 65 alunos pesquisados, 81,54% conhecem o atletismo, porém apenas 22,64% sabem fazer uma ligação exata com seu conceito, 93,85% praticaram o atletismo alguma vez. Os fundamentos que eles mais praticam nas aulas são as corridas com 89,23% e os saltos 47,69%. Para 83,08% as práticas dos fundamentos ajudaram de alguma forma no próprio desenvolvimento físico, sendo que as capacidades físicas mais aprimoradas são a agilidade 73,85% e velocidade 72,31%, que também foram apontadas pelos professores como mais desenvolvidas nos alunos. Todos os professores de Educação Física relataram que trabalham o atletismo no Ensino Fundamental I, sendo que 55,56% buscaram uma melhor preparação profissional e também apontaram a falta de materiais e infraestrutura adequada como dificuldades de trabalho. O atletismo pode promover o desenvolvimento físico dos alunos nos anos iniciais escolares, por meio dele pode-se realizar a socialização e inclusão, além de aprimorar as capacidades físicas de cada discente. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-03-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/11830 10.31501/rbcm.v30i2.11830 |
url |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/11830 |
identifier_str_mv |
10.31501/rbcm.v30i2.11830 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/11830/11433 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Ciência e Movimento info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Ciência e Movimento |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 30 n. 2 (2022) 0103-1716 10.31501/rbcm.v30i02 reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||jr_lazer@yahoo.com.br |
_version_ |
1799304122217791488 |