ALGUNS SENTIDOS SOBRE O USO DA TÉCNICA DO BALÉ CLÁSSICO NO MUNDO CONTEMPORÂNEO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/7624 |
Resumo: | A técnica do balé clássico foi sistematizada há mais de três séculos e, desde então, vem sendo utilizada na formação e treinamento de bailarinos profissionais contemporâneos. Nesse caminho novas reflexões acerca desse treinamento se fazem necessárias para que ele possa continuar a evoluir e se (re)significar. A linguagem coreográfica atual utilizada por coreógrafos de companhias contemporâneas não exige mais um corpo treinado unicamente com a técnica do balé clássico. Entretanto, no Rio de Janeiro, em grande parte das escolas técnicas e graduações em dança, a técnica do balé é oferecida aos alunos como uma ferramenta essencial para quem deseja se profissionalizar. Diante disso, o presente estudo objetiva contextualizar, compreender e verificar os sentidos da utilização da técnica do balé no atual mercado de trabalho da dança profissional carioca sob a ótica de coreógrafos/diretores de companhias contemporâneas profissionais. Para tal, foram realizadas entrevistas de roteiro semiestruturado com cinco coreógrafos de companhias de dança contemporânea da cidade do Rio de Janeiro. Como preceitos teóricos, este trabalho se fundamentou no conceito de “modernidade líquida” de Zygmunt Bauman (2001). Os dados coletados foram interpretados a partir do método de Análise do Discurso proposto por Eni Orlandi (2013). Concluiu-se que os sentidos e as relações acerca do uso da técnica do balé clássico vêm se modificando, mas ela segue como uma ferramenta significativa após mais de três séculos. Verificou-se também que estes coreógrafos/diretores mantém os preceitos fundantes da técnica na formação de seus bailarinos, mas a colocam em um novo lugar que dialoga com outras técnicas e métodos do universo da dança cênica contemporânea. |
id |
UCB-5_6682917261d1fc87bcabc3333dbc20b6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/7624 |
network_acronym_str |
UCB-5 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ALGUNS SENTIDOS SOBRE O USO DA TÉCNICA DO BALÉ CLÁSSICO NO MUNDO CONTEMPORÂNEODança Técnica do balé Análise do discurso Modernidade líquida.A técnica do balé clássico foi sistematizada há mais de três séculos e, desde então, vem sendo utilizada na formação e treinamento de bailarinos profissionais contemporâneos. Nesse caminho novas reflexões acerca desse treinamento se fazem necessárias para que ele possa continuar a evoluir e se (re)significar. A linguagem coreográfica atual utilizada por coreógrafos de companhias contemporâneas não exige mais um corpo treinado unicamente com a técnica do balé clássico. Entretanto, no Rio de Janeiro, em grande parte das escolas técnicas e graduações em dança, a técnica do balé é oferecida aos alunos como uma ferramenta essencial para quem deseja se profissionalizar. Diante disso, o presente estudo objetiva contextualizar, compreender e verificar os sentidos da utilização da técnica do balé no atual mercado de trabalho da dança profissional carioca sob a ótica de coreógrafos/diretores de companhias contemporâneas profissionais. Para tal, foram realizadas entrevistas de roteiro semiestruturado com cinco coreógrafos de companhias de dança contemporânea da cidade do Rio de Janeiro. Como preceitos teóricos, este trabalho se fundamentou no conceito de “modernidade líquida” de Zygmunt Bauman (2001). Os dados coletados foram interpretados a partir do método de Análise do Discurso proposto por Eni Orlandi (2013). Concluiu-se que os sentidos e as relações acerca do uso da técnica do balé clássico vêm se modificando, mas ela segue como uma ferramenta significativa após mais de três séculos. Verificou-se também que estes coreógrafos/diretores mantém os preceitos fundantes da técnica na formação de seus bailarinos, mas a colocam em um novo lugar que dialoga com outras técnicas e métodos do universo da dança cênica contemporânea.Universidade Católica de Brasília2019-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesQualitativa.application/pdfimage/jpegimage/jpegimage/pnghttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/762410.31501/rbcm.v26i4.7624Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 26 n. 4 (2018); 115-1230103-171610.31501/rbcm.v26i4reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/7624/6148https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/7624/9678https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/7624/9679https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/7624/9680Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Ciência e Movimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Heloisa SuzanoAssis, Monique Ribeiro2020-04-14T12:04:02Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/7624Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2020-04-14T12:04:02Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ALGUNS SENTIDOS SOBRE O USO DA TÉCNICA DO BALÉ CLÁSSICO NO MUNDO CONTEMPORÂNEO |
title |
ALGUNS SENTIDOS SOBRE O USO DA TÉCNICA DO BALÉ CLÁSSICO NO MUNDO CONTEMPORÂNEO |
spellingShingle |
ALGUNS SENTIDOS SOBRE O USO DA TÉCNICA DO BALÉ CLÁSSICO NO MUNDO CONTEMPORÂNEO Almeida, Heloisa Suzano Dança Técnica do balé Análise do discurso Modernidade líquida. |
title_short |
ALGUNS SENTIDOS SOBRE O USO DA TÉCNICA DO BALÉ CLÁSSICO NO MUNDO CONTEMPORÂNEO |
title_full |
ALGUNS SENTIDOS SOBRE O USO DA TÉCNICA DO BALÉ CLÁSSICO NO MUNDO CONTEMPORÂNEO |
title_fullStr |
ALGUNS SENTIDOS SOBRE O USO DA TÉCNICA DO BALÉ CLÁSSICO NO MUNDO CONTEMPORÂNEO |
title_full_unstemmed |
ALGUNS SENTIDOS SOBRE O USO DA TÉCNICA DO BALÉ CLÁSSICO NO MUNDO CONTEMPORÂNEO |
title_sort |
ALGUNS SENTIDOS SOBRE O USO DA TÉCNICA DO BALÉ CLÁSSICO NO MUNDO CONTEMPORÂNEO |
author |
Almeida, Heloisa Suzano |
author_facet |
Almeida, Heloisa Suzano Assis, Monique Ribeiro |
author_role |
author |
author2 |
Assis, Monique Ribeiro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Heloisa Suzano Assis, Monique Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dança Técnica do balé Análise do discurso Modernidade líquida. |
topic |
Dança Técnica do balé Análise do discurso Modernidade líquida. |
description |
A técnica do balé clássico foi sistematizada há mais de três séculos e, desde então, vem sendo utilizada na formação e treinamento de bailarinos profissionais contemporâneos. Nesse caminho novas reflexões acerca desse treinamento se fazem necessárias para que ele possa continuar a evoluir e se (re)significar. A linguagem coreográfica atual utilizada por coreógrafos de companhias contemporâneas não exige mais um corpo treinado unicamente com a técnica do balé clássico. Entretanto, no Rio de Janeiro, em grande parte das escolas técnicas e graduações em dança, a técnica do balé é oferecida aos alunos como uma ferramenta essencial para quem deseja se profissionalizar. Diante disso, o presente estudo objetiva contextualizar, compreender e verificar os sentidos da utilização da técnica do balé no atual mercado de trabalho da dança profissional carioca sob a ótica de coreógrafos/diretores de companhias contemporâneas profissionais. Para tal, foram realizadas entrevistas de roteiro semiestruturado com cinco coreógrafos de companhias de dança contemporânea da cidade do Rio de Janeiro. Como preceitos teóricos, este trabalho se fundamentou no conceito de “modernidade líquida” de Zygmunt Bauman (2001). Os dados coletados foram interpretados a partir do método de Análise do Discurso proposto por Eni Orlandi (2013). Concluiu-se que os sentidos e as relações acerca do uso da técnica do balé clássico vêm se modificando, mas ela segue como uma ferramenta significativa após mais de três séculos. Verificou-se também que estes coreógrafos/diretores mantém os preceitos fundantes da técnica na formação de seus bailarinos, mas a colocam em um novo lugar que dialoga com outras técnicas e métodos do universo da dança cênica contemporânea. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Qualitativa. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/7624 10.31501/rbcm.v26i4.7624 |
url |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/7624 |
identifier_str_mv |
10.31501/rbcm.v26i4.7624 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/7624/6148 https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/7624/9678 https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/7624/9679 https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/7624/9680 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Ciência e Movimento info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Ciência e Movimento |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf image/jpeg image/jpeg image/png |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 26 n. 4 (2018); 115-123 0103-1716 10.31501/rbcm.v26i4 reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||jr_lazer@yahoo.com.br |
_version_ |
1799304120799068160 |