ALGUNS SENTIDOS SOBRE O USO DA TÉCNICA DO BALÉ CLÁSSICO NO MUNDO CONTEMPORÂNEO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Heloisa Suzano
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Assis, Monique Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/7624
Resumo: A técnica do balé clássico foi sistematizada há mais de três séculos e, desde então, vem sendo utilizada na formação e treinamento de bailarinos profissionais contemporâneos. Nesse caminho novas reflexões acerca desse treinamento se fazem necessárias para que ele possa continuar a evoluir e se (re)significar. A linguagem coreográfica atual utilizada por coreógrafos de companhias contemporâneas não exige mais um corpo treinado unicamente com a técnica do balé clássico. Entretanto, no Rio de Janeiro, em grande parte das escolas técnicas e graduações em dança, a técnica do balé é oferecida aos alunos como uma ferramenta essencial para quem deseja se profissionalizar. Diante disso, o presente estudo objetiva contextualizar, compreender e verificar os sentidos da utilização da técnica do balé no atual mercado de trabalho da dança profissional carioca sob a ótica de coreógrafos/diretores de companhias contemporâneas profissionais. Para tal, foram realizadas entrevistas de roteiro semiestruturado com cinco coreógrafos de companhias de dança contemporânea da cidade do Rio de Janeiro. Como preceitos teóricos, este trabalho se fundamentou no conceito de “modernidade líquida” de Zygmunt Bauman (2001). Os dados coletados foram interpretados a partir do método de Análise do Discurso proposto por Eni Orlandi (2013). Concluiu-se que os sentidos e as relações acerca do uso da técnica do balé clássico vêm se modificando, mas ela segue como uma ferramenta significativa após mais de três séculos. Verificou-se também que estes coreógrafos/diretores mantém os preceitos fundantes da técnica na formação de seus bailarinos, mas a colocam em um novo lugar que dialoga com outras técnicas e métodos do universo da dança cênica contemporânea.
id UCB-5_6682917261d1fc87bcabc3333dbc20b6
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/7624
network_acronym_str UCB-5
network_name_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository_id_str
spelling ALGUNS SENTIDOS SOBRE O USO DA TÉCNICA DO BALÉ CLÁSSICO NO MUNDO CONTEMPORÂNEODança Técnica do balé Análise do discurso Modernidade líquida.A técnica do balé clássico foi sistematizada há mais de três séculos e, desde então, vem sendo utilizada na formação e treinamento de bailarinos profissionais contemporâneos. Nesse caminho novas reflexões acerca desse treinamento se fazem necessárias para que ele possa continuar a evoluir e se (re)significar. A linguagem coreográfica atual utilizada por coreógrafos de companhias contemporâneas não exige mais um corpo treinado unicamente com a técnica do balé clássico. Entretanto, no Rio de Janeiro, em grande parte das escolas técnicas e graduações em dança, a técnica do balé é oferecida aos alunos como uma ferramenta essencial para quem deseja se profissionalizar. Diante disso, o presente estudo objetiva contextualizar, compreender e verificar os sentidos da utilização da técnica do balé no atual mercado de trabalho da dança profissional carioca sob a ótica de coreógrafos/diretores de companhias contemporâneas profissionais. Para tal, foram realizadas entrevistas de roteiro semiestruturado com cinco coreógrafos de companhias de dança contemporânea da cidade do Rio de Janeiro. Como preceitos teóricos, este trabalho se fundamentou no conceito de “modernidade líquida” de Zygmunt Bauman (2001). Os dados coletados foram interpretados a partir do método de Análise do Discurso proposto por Eni Orlandi (2013). Concluiu-se que os sentidos e as relações acerca do uso da técnica do balé clássico vêm se modificando, mas ela segue como uma ferramenta significativa após mais de três séculos. Verificou-se também que estes coreógrafos/diretores mantém os preceitos fundantes da técnica na formação de seus bailarinos, mas a colocam em um novo lugar que dialoga com outras técnicas e métodos do universo da dança cênica contemporânea.Universidade Católica de Brasília2019-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesQualitativa.application/pdfimage/jpegimage/jpegimage/pnghttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/762410.31501/rbcm.v26i4.7624Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 26 n. 4 (2018); 115-1230103-171610.31501/rbcm.v26i4reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/7624/6148https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/7624/9678https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/7624/9679https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/7624/9680Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Ciência e Movimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Heloisa SuzanoAssis, Monique Ribeiro2020-04-14T12:04:02Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/7624Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2020-04-14T12:04:02Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv ALGUNS SENTIDOS SOBRE O USO DA TÉCNICA DO BALÉ CLÁSSICO NO MUNDO CONTEMPORÂNEO
title ALGUNS SENTIDOS SOBRE O USO DA TÉCNICA DO BALÉ CLÁSSICO NO MUNDO CONTEMPORÂNEO
spellingShingle ALGUNS SENTIDOS SOBRE O USO DA TÉCNICA DO BALÉ CLÁSSICO NO MUNDO CONTEMPORÂNEO
Almeida, Heloisa Suzano
Dança
Técnica do balé
Análise do discurso
Modernidade líquida.
title_short ALGUNS SENTIDOS SOBRE O USO DA TÉCNICA DO BALÉ CLÁSSICO NO MUNDO CONTEMPORÂNEO
title_full ALGUNS SENTIDOS SOBRE O USO DA TÉCNICA DO BALÉ CLÁSSICO NO MUNDO CONTEMPORÂNEO
title_fullStr ALGUNS SENTIDOS SOBRE O USO DA TÉCNICA DO BALÉ CLÁSSICO NO MUNDO CONTEMPORÂNEO
title_full_unstemmed ALGUNS SENTIDOS SOBRE O USO DA TÉCNICA DO BALÉ CLÁSSICO NO MUNDO CONTEMPORÂNEO
title_sort ALGUNS SENTIDOS SOBRE O USO DA TÉCNICA DO BALÉ CLÁSSICO NO MUNDO CONTEMPORÂNEO
author Almeida, Heloisa Suzano
author_facet Almeida, Heloisa Suzano
Assis, Monique Ribeiro
author_role author
author2 Assis, Monique Ribeiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Heloisa Suzano
Assis, Monique Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Dança
Técnica do balé
Análise do discurso
Modernidade líquida.
topic Dança
Técnica do balé
Análise do discurso
Modernidade líquida.
description A técnica do balé clássico foi sistematizada há mais de três séculos e, desde então, vem sendo utilizada na formação e treinamento de bailarinos profissionais contemporâneos. Nesse caminho novas reflexões acerca desse treinamento se fazem necessárias para que ele possa continuar a evoluir e se (re)significar. A linguagem coreográfica atual utilizada por coreógrafos de companhias contemporâneas não exige mais um corpo treinado unicamente com a técnica do balé clássico. Entretanto, no Rio de Janeiro, em grande parte das escolas técnicas e graduações em dança, a técnica do balé é oferecida aos alunos como uma ferramenta essencial para quem deseja se profissionalizar. Diante disso, o presente estudo objetiva contextualizar, compreender e verificar os sentidos da utilização da técnica do balé no atual mercado de trabalho da dança profissional carioca sob a ótica de coreógrafos/diretores de companhias contemporâneas profissionais. Para tal, foram realizadas entrevistas de roteiro semiestruturado com cinco coreógrafos de companhias de dança contemporânea da cidade do Rio de Janeiro. Como preceitos teóricos, este trabalho se fundamentou no conceito de “modernidade líquida” de Zygmunt Bauman (2001). Os dados coletados foram interpretados a partir do método de Análise do Discurso proposto por Eni Orlandi (2013). Concluiu-se que os sentidos e as relações acerca do uso da técnica do balé clássico vêm se modificando, mas ela segue como uma ferramenta significativa após mais de três séculos. Verificou-se também que estes coreógrafos/diretores mantém os preceitos fundantes da técnica na formação de seus bailarinos, mas a colocam em um novo lugar que dialoga com outras técnicas e métodos do universo da dança cênica contemporânea.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Qualitativa.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/7624
10.31501/rbcm.v26i4.7624
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/7624
identifier_str_mv 10.31501/rbcm.v26i4.7624
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/7624/6148
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/7624/9678
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/7624/9679
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/7624/9680
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Ciência e Movimento
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Ciência e Movimento
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
image/jpeg
image/jpeg
image/png
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 26 n. 4 (2018); 115-123
0103-1716
10.31501/rbcm.v26i4
reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
collection Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv ||jr_lazer@yahoo.com.br
_version_ 1799304120799068160