AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA MELHORA DOS COMPONENTES PSICOMOTORES DE CRIANÇAS DE 7 A 9 ANOS
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5432 |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo verificar a influência da Educação Física por meio de atividades psicomotoras em crianças de 7 a 9 anos de uma escola municipal de Anápolis-GO. Fizeram parte do estudo 16 crianças, 9 do sexo masculino e 7 do sexo feminino. Trata-se de um estudo longitudinal experimental descritivo, com abordagem quantitativa.No primeiro momento foi aplicado o teste psicomotor de Oliveira (2008) para identificar quais eram os componentes da psicomotricidade menos desenvolvidos nas crianças. O tratamento e a análise dos dados foram feitas com o Teste t pareado de Wilcoxon com o software SPSS 10.0 adotando um nível de significância de (p?0,005). Após a análise dos resultados foi realizada uma intervenção com aulas de educação física focadas em psicomotricidade duas vezes por semana com duração de 50 minutos cada, durante 2 meses. Ao fim da intervenção foi realizado novamente o teste psicomotor para avaliar a evolução de desenvolvimento das crianças. Como resultados foram observados melhorias relevantes nos seguintes componentes da psicomotricidade: coordenação e equilíbrio com significância (p? 0,002), estruturação espacial (p? 0,002) e estruturação temporal com significância (p? 0,001). Os componentes lateralidade e esquema corporal não apresentaram melhora significativa, todavia a maioria das crianças já se encontravam em um estágio de desenvolvimento superior à sua idade cronológica. Conclui-se que grande parte das crianças estavam em estágio normal de desenvolvimento psicomotor, mas após a intervenção com aulas específicas para trabalhar variáveis da psicomotricidade, tiveram melhoras relevantes, concluindo assim, que 2 meses de intervenção com a prática das aulas de Educação Física por meio de atividades psicomotoras promovem melhoras nos componentes da psicomotricidade. |
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AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA MELHORA DOS COMPONENTES PSICOMOTORES DE CRIANÇAS DE 7 A 9 ANOSDesenvolvimento Psicomotor Crianças Desenvolvimento InfantilO presente trabalho teve como objetivo verificar a influência da Educação Física por meio de atividades psicomotoras em crianças de 7 a 9 anos de uma escola municipal de Anápolis-GO. Fizeram parte do estudo 16 crianças, 9 do sexo masculino e 7 do sexo feminino. Trata-se de um estudo longitudinal experimental descritivo, com abordagem quantitativa.No primeiro momento foi aplicado o teste psicomotor de Oliveira (2008) para identificar quais eram os componentes da psicomotricidade menos desenvolvidos nas crianças. O tratamento e a análise dos dados foram feitas com o Teste t pareado de Wilcoxon com o software SPSS 10.0 adotando um nível de significância de (p?0,005). Após a análise dos resultados foi realizada uma intervenção com aulas de educação física focadas em psicomotricidade duas vezes por semana com duração de 50 minutos cada, durante 2 meses. Ao fim da intervenção foi realizado novamente o teste psicomotor para avaliar a evolução de desenvolvimento das crianças. Como resultados foram observados melhorias relevantes nos seguintes componentes da psicomotricidade: coordenação e equilíbrio com significância (p? 0,002), estruturação espacial (p? 0,002) e estruturação temporal com significância (p? 0,001). Os componentes lateralidade e esquema corporal não apresentaram melhora significativa, todavia a maioria das crianças já se encontravam em um estágio de desenvolvimento superior à sua idade cronológica. Conclui-se que grande parte das crianças estavam em estágio normal de desenvolvimento psicomotor, mas após a intervenção com aulas específicas para trabalhar variáveis da psicomotricidade, tiveram melhoras relevantes, concluindo assim, que 2 meses de intervenção com a prática das aulas de Educação Física por meio de atividades psicomotoras promovem melhoras nos componentes da psicomotricidade.Universidade Católica de Brasília2016-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesExperimentalapplication/pdfapplication/pdfapplication/mswordapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/543210.18511/rbcm.v24i2.5432Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 24 n. 2 (2016); 55-620103-171610.31501/rbcm.v24i2reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5432/4393https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5432/8913https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5432/8914https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5432/8915Venâncio, Patricia Espíndola MotaRibeiro, Henrique LimaMatias, David Henrique de SouzaCampbell, Carmem silva GrubertGutierres Filho, Paulo José Barbosainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-30T10:29:53Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/5432Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2016-06-30T10:29:53Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false |
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