QUANTIFICAÇÃO DA CARGA DE TREINAMENTO POR MEIO DO MÉTODO DA PERCEPÇÃO SUBJETIVA DO ESFORÇO DA SESSÃO NO CROSSFIT®: UM ESTUDO DE CASO E REVISÃO DA LITERATURA.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tibana, Ramires Alsamir
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: de Sousa, Nuno Manuel Frade, Prestes, Jonato
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/919
Resumo: A aplicação de uma adequada carga de treinamento é um dos fatores fundamentais para proporcionar adaptações positivas com consequente melhora do desempenho. O método da percepção subjetiva de esforço (PSE) da sessão tem sido proposto como uma das melhores alternativas para quantificar a carga de treinamento, principalmente pela sua fácil compreensão e a pela sua relativa simplicidade. O objetivo do presente estudo de caso foi quantificar a magnitude da carga de treinamento através da PSE da sessão em dois atletas de CrossFit® e comparar a carga de treinamento com outras modalidades esportivas. A carga de treinamento média durante as 11 semanas foi 173,5 UA (unidade arbitrárias) para o sujeito A e 190,6 UA para o sujeito B. Após á análise de diversos estudos que avaliaram a CT média pelo método de PSE da sessão, todos os esportes apresentaram scores de PSE da sessão maiores do que os observados no treino de CrossFit® utilizado no presente estudo. Em conclusão, os resultados apresentados sugerem que o método da PSE da sessão é uma importante ferramenta que pode ser usada para controlar a carga de treinamento e possivelmente evitar o overreaching não funcional e o overtraining.
id UCB-5_75ffc0c47b5b580a184c7ae53c582012
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/7505
network_acronym_str UCB-5
network_name_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository_id_str
spelling QUANTIFICAÇÃO DA CARGA DE TREINAMENTO POR MEIO DO MÉTODO DA PERCEPÇÃO SUBJETIVA DO ESFORÇO DA SESSÃO NO CROSSFIT®: UM ESTUDO DE CASO E REVISÃO DA LITERATURA.A aplicação de uma adequada carga de treinamento é um dos fatores fundamentais para proporcionar adaptações positivas com consequente melhora do desempenho. O método da percepção subjetiva de esforço (PSE) da sessão tem sido proposto como uma das melhores alternativas para quantificar a carga de treinamento, principalmente pela sua fácil compreensão e a pela sua relativa simplicidade. O objetivo do presente estudo de caso foi quantificar a magnitude da carga de treinamento através da PSE da sessão em dois atletas de CrossFit® e comparar a carga de treinamento com outras modalidades esportivas. A carga de treinamento média durante as 11 semanas foi 173,5 UA (unidade arbitrárias) para o sujeito A e 190,6 UA para o sujeito B. Após á análise de diversos estudos que avaliaram a CT média pelo método de PSE da sessão, todos os esportes apresentaram scores de PSE da sessão maiores do que os observados no treino de CrossFit® utilizado no presente estudo. Em conclusão, os resultados apresentados sugerem que o método da PSE da sessão é uma importante ferramenta que pode ser usada para controlar a carga de treinamento e possivelmente evitar o overreaching não funcional e o overtraining.Universidade Católica de Brasília2017-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/91910.31501/rbcm.v25i3.7505Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 25 n. 3 (2017); 100103-171610.31501/rbcm.v25i3reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/919/5381Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Ciência e Movimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessTibana, Ramires Alsamirde Sousa, Nuno Manuel FradePrestes, Jonato2021-10-22T10:51:16Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/7505Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2021-10-22T10:51:16Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv QUANTIFICAÇÃO DA CARGA DE TREINAMENTO POR MEIO DO MÉTODO DA PERCEPÇÃO SUBJETIVA DO ESFORÇO DA SESSÃO NO CROSSFIT®: UM ESTUDO DE CASO E REVISÃO DA LITERATURA.
title QUANTIFICAÇÃO DA CARGA DE TREINAMENTO POR MEIO DO MÉTODO DA PERCEPÇÃO SUBJETIVA DO ESFORÇO DA SESSÃO NO CROSSFIT®: UM ESTUDO DE CASO E REVISÃO DA LITERATURA.
spellingShingle QUANTIFICAÇÃO DA CARGA DE TREINAMENTO POR MEIO DO MÉTODO DA PERCEPÇÃO SUBJETIVA DO ESFORÇO DA SESSÃO NO CROSSFIT®: UM ESTUDO DE CASO E REVISÃO DA LITERATURA.
Tibana, Ramires Alsamir
title_short QUANTIFICAÇÃO DA CARGA DE TREINAMENTO POR MEIO DO MÉTODO DA PERCEPÇÃO SUBJETIVA DO ESFORÇO DA SESSÃO NO CROSSFIT®: UM ESTUDO DE CASO E REVISÃO DA LITERATURA.
title_full QUANTIFICAÇÃO DA CARGA DE TREINAMENTO POR MEIO DO MÉTODO DA PERCEPÇÃO SUBJETIVA DO ESFORÇO DA SESSÃO NO CROSSFIT®: UM ESTUDO DE CASO E REVISÃO DA LITERATURA.
title_fullStr QUANTIFICAÇÃO DA CARGA DE TREINAMENTO POR MEIO DO MÉTODO DA PERCEPÇÃO SUBJETIVA DO ESFORÇO DA SESSÃO NO CROSSFIT®: UM ESTUDO DE CASO E REVISÃO DA LITERATURA.
title_full_unstemmed QUANTIFICAÇÃO DA CARGA DE TREINAMENTO POR MEIO DO MÉTODO DA PERCEPÇÃO SUBJETIVA DO ESFORÇO DA SESSÃO NO CROSSFIT®: UM ESTUDO DE CASO E REVISÃO DA LITERATURA.
title_sort QUANTIFICAÇÃO DA CARGA DE TREINAMENTO POR MEIO DO MÉTODO DA PERCEPÇÃO SUBJETIVA DO ESFORÇO DA SESSÃO NO CROSSFIT®: UM ESTUDO DE CASO E REVISÃO DA LITERATURA.
author Tibana, Ramires Alsamir
author_facet Tibana, Ramires Alsamir
de Sousa, Nuno Manuel Frade
Prestes, Jonato
author_role author
author2 de Sousa, Nuno Manuel Frade
Prestes, Jonato
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tibana, Ramires Alsamir
de Sousa, Nuno Manuel Frade
Prestes, Jonato
description A aplicação de uma adequada carga de treinamento é um dos fatores fundamentais para proporcionar adaptações positivas com consequente melhora do desempenho. O método da percepção subjetiva de esforço (PSE) da sessão tem sido proposto como uma das melhores alternativas para quantificar a carga de treinamento, principalmente pela sua fácil compreensão e a pela sua relativa simplicidade. O objetivo do presente estudo de caso foi quantificar a magnitude da carga de treinamento através da PSE da sessão em dois atletas de CrossFit® e comparar a carga de treinamento com outras modalidades esportivas. A carga de treinamento média durante as 11 semanas foi 173,5 UA (unidade arbitrárias) para o sujeito A e 190,6 UA para o sujeito B. Após á análise de diversos estudos que avaliaram a CT média pelo método de PSE da sessão, todos os esportes apresentaram scores de PSE da sessão maiores do que os observados no treino de CrossFit® utilizado no presente estudo. Em conclusão, os resultados apresentados sugerem que o método da PSE da sessão é uma importante ferramenta que pode ser usada para controlar a carga de treinamento e possivelmente evitar o overreaching não funcional e o overtraining.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/919
10.31501/rbcm.v25i3.7505
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/919
identifier_str_mv 10.31501/rbcm.v25i3.7505
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/919/5381
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Ciência e Movimento
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Ciência e Movimento
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 25 n. 3 (2017); 10
0103-1716
10.31501/rbcm.v25i3
reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
collection Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv ||jr_lazer@yahoo.com.br
_version_ 1799304120788582400