GINÁSTICA HOLÍSTICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: DESENVOLVIMENTO DE UMA PROPOSTA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Raquel Larissa
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Prodócimo, Elaine
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/12147
Resumo: A Ginástica Holística é um método de Educação Somática criado pela alemã Lily Ehrenfried, mas sistematizado após sua chegada à França em 1933. Este método possui cerca de 800 movimentos padronizados, e dentre suas características singulares, citamos: orientações passadas de forma verbal (sem demonstração), sem número de repetições pré-determinadas e tempo para a percepção do corpo após cada movimento. As ginásticas com componente de conscientização corporal foram incorporadas há pouco tempo nos principais documentos normativos educacionais no Brasil, e sua aplicação parece ser muito pouco realizada. O objetivo da pesquisa foi avaliar o desenvolvimento de um programa de 10 aulas de Ginástica Holística numa turma de 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Campinas/SP. Esta pesquisa do tipo intervenção pedagógica, com abordagem qualitativa, utilizou observações, entrevistas com a professora de Educação Física e dois gestores, e grupos focais com os estudantes para o levantamento dos dados, que foram organizados e analisados por meio da triangulação. Segundo os estudantes, havia pouca variação em termos dos conteúdos tratados nas aulas de Educação Física, o que pode ter causado certo estranhamento em relação à proposta, como por exemplo, eles esperarem padrões de movimento para serem imitados. As aulas permitiram ampla exploração corporal associada a noções de cuidado e saúde, sem perder seu componente lúdico e pedagógico. Além de vivenciar um novo conteúdo, a proposta proporcionou aos alunos uma reflexão sobre os significados culturais dos movimentos, estabelecendo uma relação crítica com eles, bem como incentivou relações mais democráticas, favorecendo o diálogo e a participação na construção das aulas. A Ginástica Holística se mostrou uma proposta adequada para ser desenvolvida na escola, tendo boa aceitação por parte dos estudantes e da equipe da escola.
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