GINÁSTICA HOLÍSTICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: DESENVOLVIMENTO DE UMA PROPOSTA
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/12147 |
Resumo: | A Ginástica Holística é um método de Educação Somática criado pela alemã Lily Ehrenfried, mas sistematizado após sua chegada à França em 1933. Este método possui cerca de 800 movimentos padronizados, e dentre suas características singulares, citamos: orientações passadas de forma verbal (sem demonstração), sem número de repetições pré-determinadas e tempo para a percepção do corpo após cada movimento. As ginásticas com componente de conscientização corporal foram incorporadas há pouco tempo nos principais documentos normativos educacionais no Brasil, e sua aplicação parece ser muito pouco realizada. O objetivo da pesquisa foi avaliar o desenvolvimento de um programa de 10 aulas de Ginástica Holística numa turma de 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Campinas/SP. Esta pesquisa do tipo intervenção pedagógica, com abordagem qualitativa, utilizou observações, entrevistas com a professora de Educação Física e dois gestores, e grupos focais com os estudantes para o levantamento dos dados, que foram organizados e analisados por meio da triangulação. Segundo os estudantes, havia pouca variação em termos dos conteúdos tratados nas aulas de Educação Física, o que pode ter causado certo estranhamento em relação à proposta, como por exemplo, eles esperarem padrões de movimento para serem imitados. As aulas permitiram ampla exploração corporal associada a noções de cuidado e saúde, sem perder seu componente lúdico e pedagógico. Além de vivenciar um novo conteúdo, a proposta proporcionou aos alunos uma reflexão sobre os significados culturais dos movimentos, estabelecendo uma relação crítica com eles, bem como incentivou relações mais democráticas, favorecendo o diálogo e a participação na construção das aulas. A Ginástica Holística se mostrou uma proposta adequada para ser desenvolvida na escola, tendo boa aceitação por parte dos estudantes e da equipe da escola. |
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GINÁSTICA HOLÍSTICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: DESENVOLVIMENTO DE UMA PROPOSTAGinástica Holística Educação Somática Educação Física EscolarA Ginástica Holística é um método de Educação Somática criado pela alemã Lily Ehrenfried, mas sistematizado após sua chegada à França em 1933. Este método possui cerca de 800 movimentos padronizados, e dentre suas características singulares, citamos: orientações passadas de forma verbal (sem demonstração), sem número de repetições pré-determinadas e tempo para a percepção do corpo após cada movimento. As ginásticas com componente de conscientização corporal foram incorporadas há pouco tempo nos principais documentos normativos educacionais no Brasil, e sua aplicação parece ser muito pouco realizada. O objetivo da pesquisa foi avaliar o desenvolvimento de um programa de 10 aulas de Ginástica Holística numa turma de 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Campinas/SP. Esta pesquisa do tipo intervenção pedagógica, com abordagem qualitativa, utilizou observações, entrevistas com a professora de Educação Física e dois gestores, e grupos focais com os estudantes para o levantamento dos dados, que foram organizados e analisados por meio da triangulação. Segundo os estudantes, havia pouca variação em termos dos conteúdos tratados nas aulas de Educação Física, o que pode ter causado certo estranhamento em relação à proposta, como por exemplo, eles esperarem padrões de movimento para serem imitados. As aulas permitiram ampla exploração corporal associada a noções de cuidado e saúde, sem perder seu componente lúdico e pedagógico. Além de vivenciar um novo conteúdo, a proposta proporcionou aos alunos uma reflexão sobre os significados culturais dos movimentos, estabelecendo uma relação crítica com eles, bem como incentivou relações mais democráticas, favorecendo o diálogo e a participação na construção das aulas. A Ginástica Holística se mostrou uma proposta adequada para ser desenvolvida na escola, tendo boa aceitação por parte dos estudantes e da equipe da escola.Universidade Católica de Brasília2022-03-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPesquisa pedagógicaapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1214710.31501/rbcm.v29i4.12147Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 29 n. 4 (2021)0103-171610.31501/rbcm.v29i4reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/12147/7772https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/12147/10832https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/12147/10833https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/12147/10834Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Ciência e Movimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCabral, Raquel LarissaProdócimo, Elaine2022-03-22T14:18:20Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/12147Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2022-03-22T14:18:20Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false |
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