Reabilitação física em um paciente com mielopatia vacuolar: relato de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Fernanda Arantes
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Reis, Renata Lima Santiado dos, Correa, Clynton Lourenço, Mendonça, Vanessa Amaral
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/839
Resumo: A AIDS é causada pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), um retrovírus que foi descoberto em 1983. Este estudo avaliou a associação do treinamento dos músculos inspiratórios e do treinamento de condicionamento físico à Fisioterapia Motora, em um paciente HIV positivo com o diagnóstico de Mielopatia vacuolar e acometimento medular no nível de T7. A Fisioterapia Motora consistiu de exercícios de fortalecimento, equilíbrio e atividades funcionais. O protocolo de treinamento da Fisioterapia Respiratória consistiu de duas fases: Treinamento da Musculatura Inspiratória e Condicionamento Aeróbio. Foram realizadas as medidas da Pressão Inspiratória Máxima (PImáx), Pressão Expiratória Máxima (PEmáx), Pico de Fluxo Expiratório (PFE) e a distância total de propulsão em cadeira de rodas durante 6 minutos, pré, após a quarta e a oitava semana de treinamento. A Escala de Borg Modificada foi utilizada para a avaliação da sensação de dispnéia. Antes do treinamento, os valores das medidas respiratórias foram PImáx 60 cm/H2O, PEmáx 90 cm/H2O e PFE 270l/min e a distância total de propulsão em cadeira de rodas durante 6 minutos foi de 100,21 metros. Na oitava semana os valores foram PImáx 120cm/H2O, PEmáx 100cm/H2O, PFE 350l/min e a distância total de propulsão em cadeira de rodas durante 6 minutos foi de 120m. Concluiu-se que a associação do treinamento dos músculos inspiratórios e do treinamento de condicionamento físico à Fisioterapia motora melhorou a força dos músculos respiratórios e o condicionamento aeróbio do paciente.
id UCB-5_83a18f548530cd6c234b28f98867a153
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/839
network_acronym_str UCB-5
network_name_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository_id_str
spelling Reabilitação física em um paciente com mielopatia vacuolar: relato de casodoença da medula espinhal HIV condicionamento físico exercícios respiratóriosA AIDS é causada pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), um retrovírus que foi descoberto em 1983. Este estudo avaliou a associação do treinamento dos músculos inspiratórios e do treinamento de condicionamento físico à Fisioterapia Motora, em um paciente HIV positivo com o diagnóstico de Mielopatia vacuolar e acometimento medular no nível de T7. A Fisioterapia Motora consistiu de exercícios de fortalecimento, equilíbrio e atividades funcionais. O protocolo de treinamento da Fisioterapia Respiratória consistiu de duas fases: Treinamento da Musculatura Inspiratória e Condicionamento Aeróbio. Foram realizadas as medidas da Pressão Inspiratória Máxima (PImáx), Pressão Expiratória Máxima (PEmáx), Pico de Fluxo Expiratório (PFE) e a distância total de propulsão em cadeira de rodas durante 6 minutos, pré, após a quarta e a oitava semana de treinamento. A Escala de Borg Modificada foi utilizada para a avaliação da sensação de dispnéia. Antes do treinamento, os valores das medidas respiratórias foram PImáx 60 cm/H2O, PEmáx 90 cm/H2O e PFE 270l/min e a distância total de propulsão em cadeira de rodas durante 6 minutos foi de 100,21 metros. Na oitava semana os valores foram PImáx 120cm/H2O, PEmáx 100cm/H2O, PFE 350l/min e a distância total de propulsão em cadeira de rodas durante 6 minutos foi de 120m. Concluiu-se que a associação do treinamento dos músculos inspiratórios e do treinamento de condicionamento físico à Fisioterapia motora melhorou a força dos músculos respiratórios e o condicionamento aeróbio do paciente.Universidade Católica de Brasília2009-02-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/83910.18511/rbcm.v16i3.839Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 16 n. 3 (2008)0103-171610.31501/rbcm.v16i3reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/839/911Almeida, Fernanda ArantesReis, Renata Lima Santiado dosCorrea, Clynton LourençoMendonça, Vanessa Amaralinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-07T19:44:47Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/839Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2024-03-07T19:44:47Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv Reabilitação física em um paciente com mielopatia vacuolar: relato de caso
title Reabilitação física em um paciente com mielopatia vacuolar: relato de caso
spellingShingle Reabilitação física em um paciente com mielopatia vacuolar: relato de caso
Almeida, Fernanda Arantes
doença da medula espinhal
HIV
condicionamento físico
exercícios respiratórios
title_short Reabilitação física em um paciente com mielopatia vacuolar: relato de caso
title_full Reabilitação física em um paciente com mielopatia vacuolar: relato de caso
title_fullStr Reabilitação física em um paciente com mielopatia vacuolar: relato de caso
title_full_unstemmed Reabilitação física em um paciente com mielopatia vacuolar: relato de caso
title_sort Reabilitação física em um paciente com mielopatia vacuolar: relato de caso
author Almeida, Fernanda Arantes
author_facet Almeida, Fernanda Arantes
Reis, Renata Lima Santiado dos
Correa, Clynton Lourenço
Mendonça, Vanessa Amaral
author_role author
author2 Reis, Renata Lima Santiado dos
Correa, Clynton Lourenço
Mendonça, Vanessa Amaral
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Fernanda Arantes
Reis, Renata Lima Santiado dos
Correa, Clynton Lourenço
Mendonça, Vanessa Amaral
dc.subject.por.fl_str_mv doença da medula espinhal
HIV
condicionamento físico
exercícios respiratórios
topic doença da medula espinhal
HIV
condicionamento físico
exercícios respiratórios
description A AIDS é causada pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), um retrovírus que foi descoberto em 1983. Este estudo avaliou a associação do treinamento dos músculos inspiratórios e do treinamento de condicionamento físico à Fisioterapia Motora, em um paciente HIV positivo com o diagnóstico de Mielopatia vacuolar e acometimento medular no nível de T7. A Fisioterapia Motora consistiu de exercícios de fortalecimento, equilíbrio e atividades funcionais. O protocolo de treinamento da Fisioterapia Respiratória consistiu de duas fases: Treinamento da Musculatura Inspiratória e Condicionamento Aeróbio. Foram realizadas as medidas da Pressão Inspiratória Máxima (PImáx), Pressão Expiratória Máxima (PEmáx), Pico de Fluxo Expiratório (PFE) e a distância total de propulsão em cadeira de rodas durante 6 minutos, pré, após a quarta e a oitava semana de treinamento. A Escala de Borg Modificada foi utilizada para a avaliação da sensação de dispnéia. Antes do treinamento, os valores das medidas respiratórias foram PImáx 60 cm/H2O, PEmáx 90 cm/H2O e PFE 270l/min e a distância total de propulsão em cadeira de rodas durante 6 minutos foi de 100,21 metros. Na oitava semana os valores foram PImáx 120cm/H2O, PEmáx 100cm/H2O, PFE 350l/min e a distância total de propulsão em cadeira de rodas durante 6 minutos foi de 120m. Concluiu-se que a associação do treinamento dos músculos inspiratórios e do treinamento de condicionamento físico à Fisioterapia motora melhorou a força dos músculos respiratórios e o condicionamento aeróbio do paciente.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-02-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/839
10.18511/rbcm.v16i3.839
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/839
identifier_str_mv 10.18511/rbcm.v16i3.839
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/839/911
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 16 n. 3 (2008)
0103-1716
10.31501/rbcm.v16i3
reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
collection Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv ||jr_lazer@yahoo.com.br
_version_ 1799304117400633344