FIDEDIGNIDADE DO QUESTIONÁRIO PUBERAL SIMPLIFICADO DE CAMERON

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Dalmo Roberto Lopes
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Barbanti, Valdir José, Borges, Gustavo André, Januário, Jéssica dos Anjos, Puggina, Enrico Fuini, Filho, Hugo Tourinho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3161
Resumo: No campo biológico, a exatidão matemática não se aplica. Entretanto a utilização de recursos psicométricos na seleção de instrumentos tentam minimizar erros de medidas e interpretações equivocadas das respostas biológicas. Durante a adolescência ocorrem rápidas e variadas alterações, com efeitos marcantes no campo morfológico, motor e funcional, explicados em parte pela maturação. Mas essa medida precisa ser prática, fácil e de forma não invasiva. A proposta do questionário puberal simplificado de Cameron parece uma alternativa que atende a esses pressupostos básicos. Na literatura pesquisas que demonstrem autenticidade ou veracidade deste instrumento são quase inexistentes, assim o objetivo do estudo foi verificar a fidedignidade e consistência interna das questões do questionário puberal simplificado proposto por Cameron. Uma amostra composta de 43 sujeitos de ambos os sexos (16 rapazes e 27 moças) com idade entre 10 e 18 anos respondeu ao questionário. Duas aplicações foram feitas com um intervalo de uma semana. A fidedignidade foi estimada pelo coeficiente alfa de Cronbach e a consistência interna de cada questão foi calculada pelo coeficiente Kappa. O nível de fidedignidade resultou na classificação considerada "muito alta" (0,97) entre as duas aplicações do questionário, além de boa consistência interna (0,59 a 1,00) para cada pergunta do questionário. Os resultados foram semelhantes para os sexos e idades dos sujeitos envolvidos. Desta forma, o questionário proposto por Cameron mostrou ser um instrumento fidedigno para classificação maturacional, considerando os altos níveis observados. Seu uso é recomendado como um método não invasivo, para avaliação e classificação de maturidade sexual em indivíduos jovens de ambos os sexos.
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