NINTENDO WII E SEU EFEITO NO EQUILÍBRIO E MARCHA DE IDOSOS SAUDÁVEIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mussato, Regiane
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Brandalize, Danielle, Brandalize, Michelle
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3046
Resumo: A proposta do presente estudo foi analisar o efeito do vídeo game Wii Fit da Nintendo® sobre o equilíbrio e a marcha de idosos saudáveis. Participaram 10 idosos, de ambos os sexos, com idade média de 66 anos, os quais foram distribuídos de forma aleatória em dois grupos: grupo experimental (GE) e grupo controle (GC). Foram avaliados: o equilíbrio pela estabilometria, utilizando-se um baropodômetro eletrônico; o tempo de apoio unipodal e marcha pelo Teste de Timed up and Go antes e após o protocolo de treinamento com o game Wii Fit da Nintendo®, que consistiu de 10 sessões, com duração de 30 minutos cada. Quatro jogos foram selecionados e visavam o treino de ajustes posturais, estimulando o jogador a realizar oscilações corporais ântero-posterior e médio- lateral. Os resultados mostraram um aumento significativo no tempo de apoio unipodal com olhos abertos e uma redução no tempo de execução do Teste de Timed up and Go no grupo que realizou o treino de equilíbrio com o Wii Fit da Nintendo® (GE). Conclui-se que a utilização da realidade virtual equilíbrio mostrou-se eficiente para melhorar o equilíbrio corporal e a marcha de idosos saudáveis.
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