NINTENDO WII E SEU EFEITO NO EQUILÍBRIO E MARCHA DE IDOSOS SAUDÁVEIS
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3046 |
Resumo: | A proposta do presente estudo foi analisar o efeito do vídeo game Wii Fit da Nintendo® sobre o equilíbrio e a marcha de idosos saudáveis. Participaram 10 idosos, de ambos os sexos, com idade média de 66 anos, os quais foram distribuídos de forma aleatória em dois grupos: grupo experimental (GE) e grupo controle (GC). Foram avaliados: o equilíbrio pela estabilometria, utilizando-se um baropodômetro eletrônico; o tempo de apoio unipodal e marcha pelo Teste de Timed up and Go antes e após o protocolo de treinamento com o game Wii Fit da Nintendo®, que consistiu de 10 sessões, com duração de 30 minutos cada. Quatro jogos foram selecionados e visavam o treino de ajustes posturais, estimulando o jogador a realizar oscilações corporais ântero-posterior e médio- lateral. Os resultados mostraram um aumento significativo no tempo de apoio unipodal com olhos abertos e uma redução no tempo de execução do Teste de Timed up and Go no grupo que realizou o treino de equilíbrio com o Wii Fit da Nintendo® (GE). Conclui-se que a utilização da realidade virtual equilíbrio mostrou-se eficiente para melhorar o equilíbrio corporal e a marcha de idosos saudáveis. |
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NINTENDO WII E SEU EFEITO NO EQUILÍBRIO E MARCHA DE IDOSOS SAUDÁVEISRealidade virtual Reabilitação Idosos Equilíbrio Marcha.A proposta do presente estudo foi analisar o efeito do vídeo game Wii Fit da Nintendo® sobre o equilíbrio e a marcha de idosos saudáveis. Participaram 10 idosos, de ambos os sexos, com idade média de 66 anos, os quais foram distribuídos de forma aleatória em dois grupos: grupo experimental (GE) e grupo controle (GC). Foram avaliados: o equilíbrio pela estabilometria, utilizando-se um baropodômetro eletrônico; o tempo de apoio unipodal e marcha pelo Teste de Timed up and Go antes e após o protocolo de treinamento com o game Wii Fit da Nintendo®, que consistiu de 10 sessões, com duração de 30 minutos cada. Quatro jogos foram selecionados e visavam o treino de ajustes posturais, estimulando o jogador a realizar oscilações corporais ântero-posterior e médio- lateral. Os resultados mostraram um aumento significativo no tempo de apoio unipodal com olhos abertos e uma redução no tempo de execução do Teste de Timed up and Go no grupo que realizou o treino de equilíbrio com o Wii Fit da Nintendo® (GE). Conclui-se que a utilização da realidade virtual equilíbrio mostrou-se eficiente para melhorar o equilíbrio corporal e a marcha de idosos saudáveis.Universidade Católica de Brasília2012-10-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesExperimentalapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/mswordhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/304610.18511/rbcm.v20i2.3046Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 20 n. 2 (2012); 68-750103-171610.31501/rbcm.v20i2reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3046/2254https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3046/8087https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3046/8088https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3046/8089https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3046/8179Mussato, RegianeBrandalize, DanielleBrandalize, Michelleinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-07T19:45:35Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/3046Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2024-03-07T19:45:35Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false |
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