ANÁLISE DO DISCURSO SOBRE SAÚDE EM UM PROGRAMA GOVERNAMENTAL DE ATIVIDADE FÍSICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
DOI: | 10.31501/rbcm.v26i3.8554 |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/8554 |
Resumo: | O discurso entendido como uma prática social permite interpretar as diferentes mensagens representadas pela linguagem. Considerando que a concepção de saúde apresenta um viés ideológico e político, este estudo se propôs a realizar uma análise discursiva da temática saúde segundo a percepção de profissionais de Educação Física e alunos do Programa Academia da Cidade de Belo Horizonte/MG. A escolha do local e dos participantes foi intencional. Como instrumento de coleta, adotamos a entrevista em profundidade; o número de participantes foi determinado pela técnica de saturação dos dados. A interpretação das informações foi realizada pela abordagem sociocognitiva do discurso proposta pelo linguista Van Dijk, que considera o contexto social, a linguagem e os processos cognitivos na construção do discurso. Participaram da pesquisa 18 pessoas (três profissionais de Educação Física e 15 alunos). Como principais resultados, identificamos os modelos mentais assumidos por esses profissionais, denotando a memória social, e pelos alunos, representando a memória episódica, que estão relacionados ao predomínio da concepção hegemônica de saúde; esta apresenta uma ênfase na adoção de um discurso que propõe representações sociais pautadas na normalidade dos aspectos clínico-fisiológicos, que por sua vez, essa pode ter o intuito de estabelecer um possível controle social sobre os comportamentos assumidos pelo contexto social a partir de um estilo de vida idealizado como saudável. Concluímos que a adoção da abordagem sociocognitiva contribui para compreender os processos ideológicos socialmente construídos na produção do discurso sobre a saúde, identificando os modelos mentais assumidos por profissionais da saúde e pelo senso comum. |
id |
UCB-5_9a105259bc5f69eef816e63dbeff5f6d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/8554 |
network_acronym_str |
UCB-5 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
spelling |
ANÁLISE DO DISCURSO SOBRE SAÚDE EM UM PROGRAMA GOVERNAMENTAL DE ATIVIDADE FÍSICAAbordagem Sociocognitiva Saúde IdeologiaO discurso entendido como uma prática social permite interpretar as diferentes mensagens representadas pela linguagem. Considerando que a concepção de saúde apresenta um viés ideológico e político, este estudo se propôs a realizar uma análise discursiva da temática saúde segundo a percepção de profissionais de Educação Física e alunos do Programa Academia da Cidade de Belo Horizonte/MG. A escolha do local e dos participantes foi intencional. Como instrumento de coleta, adotamos a entrevista em profundidade; o número de participantes foi determinado pela técnica de saturação dos dados. A interpretação das informações foi realizada pela abordagem sociocognitiva do discurso proposta pelo linguista Van Dijk, que considera o contexto social, a linguagem e os processos cognitivos na construção do discurso. Participaram da pesquisa 18 pessoas (três profissionais de Educação Física e 15 alunos). Como principais resultados, identificamos os modelos mentais assumidos por esses profissionais, denotando a memória social, e pelos alunos, representando a memória episódica, que estão relacionados ao predomínio da concepção hegemônica de saúde; esta apresenta uma ênfase na adoção de um discurso que propõe representações sociais pautadas na normalidade dos aspectos clínico-fisiológicos, que por sua vez, essa pode ter o intuito de estabelecer um possível controle social sobre os comportamentos assumidos pelo contexto social a partir de um estilo de vida idealizado como saudável. Concluímos que a adoção da abordagem sociocognitiva contribui para compreender os processos ideológicos socialmente construídos na produção do discurso sobre a saúde, identificando os modelos mentais assumidos por profissionais da saúde e pelo senso comum.Universidade Católica de Brasília2018-11-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTransversal; Qualitativoapplication/pdfapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/855410.31501/rbcm.v26i3.8554Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 26 n. 3 (2018); 114-1220103-171610.31501/rbcm.v26i3reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/8554/5971https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/8554/9910Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Ciência e Movimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaciel, Marcos GonçalvesSaraiva, Luiz Alex SilvaMartins, José Clerton OliveiraMeurer, Simone Teresinha2020-05-04T19:33:51Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/8554Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2020-05-04T19:33:51Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ANÁLISE DO DISCURSO SOBRE SAÚDE EM UM PROGRAMA GOVERNAMENTAL DE ATIVIDADE FÍSICA |
title |
ANÁLISE DO DISCURSO SOBRE SAÚDE EM UM PROGRAMA GOVERNAMENTAL DE ATIVIDADE FÍSICA |
spellingShingle |
ANÁLISE DO DISCURSO SOBRE SAÚDE EM UM PROGRAMA GOVERNAMENTAL DE ATIVIDADE FÍSICA ANÁLISE DO DISCURSO SOBRE SAÚDE EM UM PROGRAMA GOVERNAMENTAL DE ATIVIDADE FÍSICA Maciel, Marcos Gonçalves Abordagem Sociocognitiva Saúde Ideologia Maciel, Marcos Gonçalves Abordagem Sociocognitiva Saúde Ideologia |
title_short |
ANÁLISE DO DISCURSO SOBRE SAÚDE EM UM PROGRAMA GOVERNAMENTAL DE ATIVIDADE FÍSICA |
title_full |
ANÁLISE DO DISCURSO SOBRE SAÚDE EM UM PROGRAMA GOVERNAMENTAL DE ATIVIDADE FÍSICA |
title_fullStr |
ANÁLISE DO DISCURSO SOBRE SAÚDE EM UM PROGRAMA GOVERNAMENTAL DE ATIVIDADE FÍSICA ANÁLISE DO DISCURSO SOBRE SAÚDE EM UM PROGRAMA GOVERNAMENTAL DE ATIVIDADE FÍSICA |
title_full_unstemmed |
ANÁLISE DO DISCURSO SOBRE SAÚDE EM UM PROGRAMA GOVERNAMENTAL DE ATIVIDADE FÍSICA ANÁLISE DO DISCURSO SOBRE SAÚDE EM UM PROGRAMA GOVERNAMENTAL DE ATIVIDADE FÍSICA |
title_sort |
ANÁLISE DO DISCURSO SOBRE SAÚDE EM UM PROGRAMA GOVERNAMENTAL DE ATIVIDADE FÍSICA |
author |
Maciel, Marcos Gonçalves |
author_facet |
Maciel, Marcos Gonçalves Maciel, Marcos Gonçalves Saraiva, Luiz Alex Silva Martins, José Clerton Oliveira Meurer, Simone Teresinha Saraiva, Luiz Alex Silva Martins, José Clerton Oliveira Meurer, Simone Teresinha |
author_role |
author |
author2 |
Saraiva, Luiz Alex Silva Martins, José Clerton Oliveira Meurer, Simone Teresinha |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maciel, Marcos Gonçalves Saraiva, Luiz Alex Silva Martins, José Clerton Oliveira Meurer, Simone Teresinha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Abordagem Sociocognitiva Saúde Ideologia |
topic |
Abordagem Sociocognitiva Saúde Ideologia |
description |
O discurso entendido como uma prática social permite interpretar as diferentes mensagens representadas pela linguagem. Considerando que a concepção de saúde apresenta um viés ideológico e político, este estudo se propôs a realizar uma análise discursiva da temática saúde segundo a percepção de profissionais de Educação Física e alunos do Programa Academia da Cidade de Belo Horizonte/MG. A escolha do local e dos participantes foi intencional. Como instrumento de coleta, adotamos a entrevista em profundidade; o número de participantes foi determinado pela técnica de saturação dos dados. A interpretação das informações foi realizada pela abordagem sociocognitiva do discurso proposta pelo linguista Van Dijk, que considera o contexto social, a linguagem e os processos cognitivos na construção do discurso. Participaram da pesquisa 18 pessoas (três profissionais de Educação Física e 15 alunos). Como principais resultados, identificamos os modelos mentais assumidos por esses profissionais, denotando a memória social, e pelos alunos, representando a memória episódica, que estão relacionados ao predomínio da concepção hegemônica de saúde; esta apresenta uma ênfase na adoção de um discurso que propõe representações sociais pautadas na normalidade dos aspectos clínico-fisiológicos, que por sua vez, essa pode ter o intuito de estabelecer um possível controle social sobre os comportamentos assumidos pelo contexto social a partir de um estilo de vida idealizado como saudável. Concluímos que a adoção da abordagem sociocognitiva contribui para compreender os processos ideológicos socialmente construídos na produção do discurso sobre a saúde, identificando os modelos mentais assumidos por profissionais da saúde e pelo senso comum. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Transversal; Qualitativo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/8554 10.31501/rbcm.v26i3.8554 |
url |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/8554 |
identifier_str_mv |
10.31501/rbcm.v26i3.8554 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/8554/5971 https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/8554/9910 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Ciência e Movimento info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Ciência e Movimento |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 26 n. 3 (2018); 114-122 0103-1716 10.31501/rbcm.v26i3 reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||jr_lazer@yahoo.com.br |
_version_ |
1822182629405884416 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.31501/rbcm.v26i3.8554 |