ANÁLISE DO DISCURSO SOBRE SAÚDE EM UM PROGRAMA GOVERNAMENTAL DE ATIVIDADE FÍSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciel, Marcos Gonçalves
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Saraiva, Luiz Alex Silva, Martins, José Clerton Oliveira, Meurer, Simone Teresinha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
DOI: 10.31501/rbcm.v26i3.8554
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/8554
Resumo: O discurso entendido como uma prática social permite interpretar as diferentes mensagens representadas pela linguagem. Considerando que a concepção de saúde apresenta um viés ideológico e político, este estudo se propôs a realizar uma análise discursiva da temática saúde segundo a percepção de profissionais de Educação Física e alunos do Programa Academia da Cidade de Belo Horizonte/MG. A escolha do local e dos participantes foi intencional. Como instrumento de coleta, adotamos a entrevista em profundidade; o número de participantes foi determinado pela técnica de saturação dos dados. A interpretação das informações foi realizada pela abordagem sociocognitiva do discurso proposta pelo linguista Van Dijk, que considera o contexto social, a linguagem e os processos cognitivos na construção do discurso. Participaram da pesquisa 18 pessoas (três profissionais de Educação Física e 15 alunos). Como principais resultados, identificamos os modelos mentais assumidos por esses profissionais, denotando a memória social, e pelos alunos, representando a memória episódica, que estão relacionados ao predomínio da concepção hegemônica de saúde; esta apresenta uma ênfase na adoção de um discurso que propõe representações sociais pautadas na normalidade dos aspectos clínico-fisiológicos, que por sua vez, essa pode ter o intuito de estabelecer um possível controle social sobre os comportamentos assumidos pelo contexto social a partir de um estilo de vida idealizado como saudável. Concluímos que a adoção da abordagem sociocognitiva contribui para compreender os processos ideológicos socialmente construídos na produção do discurso sobre a saúde, identificando os modelos mentais assumidos por profissionais da saúde e pelo senso comum.
id UCB-5_9a105259bc5f69eef816e63dbeff5f6d
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/8554
network_acronym_str UCB-5
network_name_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
spelling ANÁLISE DO DISCURSO SOBRE SAÚDE EM UM PROGRAMA GOVERNAMENTAL DE ATIVIDADE FÍSICAAbordagem Sociocognitiva Saúde IdeologiaO discurso entendido como uma prática social permite interpretar as diferentes mensagens representadas pela linguagem. Considerando que a concepção de saúde apresenta um viés ideológico e político, este estudo se propôs a realizar uma análise discursiva da temática saúde segundo a percepção de profissionais de Educação Física e alunos do Programa Academia da Cidade de Belo Horizonte/MG. A escolha do local e dos participantes foi intencional. Como instrumento de coleta, adotamos a entrevista em profundidade; o número de participantes foi determinado pela técnica de saturação dos dados. A interpretação das informações foi realizada pela abordagem sociocognitiva do discurso proposta pelo linguista Van Dijk, que considera o contexto social, a linguagem e os processos cognitivos na construção do discurso. Participaram da pesquisa 18 pessoas (três profissionais de Educação Física e 15 alunos). Como principais resultados, identificamos os modelos mentais assumidos por esses profissionais, denotando a memória social, e pelos alunos, representando a memória episódica, que estão relacionados ao predomínio da concepção hegemônica de saúde; esta apresenta uma ênfase na adoção de um discurso que propõe representações sociais pautadas na normalidade dos aspectos clínico-fisiológicos, que por sua vez, essa pode ter o intuito de estabelecer um possível controle social sobre os comportamentos assumidos pelo contexto social a partir de um estilo de vida idealizado como saudável. Concluímos que a adoção da abordagem sociocognitiva contribui para compreender os processos ideológicos socialmente construídos na produção do discurso sobre a saúde, identificando os modelos mentais assumidos por profissionais da saúde e pelo senso comum.Universidade Católica de Brasília2018-11-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTransversal; Qualitativoapplication/pdfapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/855410.31501/rbcm.v26i3.8554Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 26 n. 3 (2018); 114-1220103-171610.31501/rbcm.v26i3reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/8554/5971https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/8554/9910Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Ciência e Movimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaciel, Marcos GonçalvesSaraiva, Luiz Alex SilvaMartins, José Clerton OliveiraMeurer, Simone Teresinha2020-05-04T19:33:51Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/8554Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2020-05-04T19:33:51Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DO DISCURSO SOBRE SAÚDE EM UM PROGRAMA GOVERNAMENTAL DE ATIVIDADE FÍSICA
title ANÁLISE DO DISCURSO SOBRE SAÚDE EM UM PROGRAMA GOVERNAMENTAL DE ATIVIDADE FÍSICA
spellingShingle ANÁLISE DO DISCURSO SOBRE SAÚDE EM UM PROGRAMA GOVERNAMENTAL DE ATIVIDADE FÍSICA
ANÁLISE DO DISCURSO SOBRE SAÚDE EM UM PROGRAMA GOVERNAMENTAL DE ATIVIDADE FÍSICA
Maciel, Marcos Gonçalves
Abordagem Sociocognitiva
Saúde
Ideologia
Maciel, Marcos Gonçalves
Abordagem Sociocognitiva
Saúde
Ideologia
title_short ANÁLISE DO DISCURSO SOBRE SAÚDE EM UM PROGRAMA GOVERNAMENTAL DE ATIVIDADE FÍSICA
title_full ANÁLISE DO DISCURSO SOBRE SAÚDE EM UM PROGRAMA GOVERNAMENTAL DE ATIVIDADE FÍSICA
title_fullStr ANÁLISE DO DISCURSO SOBRE SAÚDE EM UM PROGRAMA GOVERNAMENTAL DE ATIVIDADE FÍSICA
ANÁLISE DO DISCURSO SOBRE SAÚDE EM UM PROGRAMA GOVERNAMENTAL DE ATIVIDADE FÍSICA
title_full_unstemmed ANÁLISE DO DISCURSO SOBRE SAÚDE EM UM PROGRAMA GOVERNAMENTAL DE ATIVIDADE FÍSICA
ANÁLISE DO DISCURSO SOBRE SAÚDE EM UM PROGRAMA GOVERNAMENTAL DE ATIVIDADE FÍSICA
title_sort ANÁLISE DO DISCURSO SOBRE SAÚDE EM UM PROGRAMA GOVERNAMENTAL DE ATIVIDADE FÍSICA
author Maciel, Marcos Gonçalves
author_facet Maciel, Marcos Gonçalves
Maciel, Marcos Gonçalves
Saraiva, Luiz Alex Silva
Martins, José Clerton Oliveira
Meurer, Simone Teresinha
Saraiva, Luiz Alex Silva
Martins, José Clerton Oliveira
Meurer, Simone Teresinha
author_role author
author2 Saraiva, Luiz Alex Silva
Martins, José Clerton Oliveira
Meurer, Simone Teresinha
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maciel, Marcos Gonçalves
Saraiva, Luiz Alex Silva
Martins, José Clerton Oliveira
Meurer, Simone Teresinha
dc.subject.por.fl_str_mv Abordagem Sociocognitiva
Saúde
Ideologia
topic Abordagem Sociocognitiva
Saúde
Ideologia
description O discurso entendido como uma prática social permite interpretar as diferentes mensagens representadas pela linguagem. Considerando que a concepção de saúde apresenta um viés ideológico e político, este estudo se propôs a realizar uma análise discursiva da temática saúde segundo a percepção de profissionais de Educação Física e alunos do Programa Academia da Cidade de Belo Horizonte/MG. A escolha do local e dos participantes foi intencional. Como instrumento de coleta, adotamos a entrevista em profundidade; o número de participantes foi determinado pela técnica de saturação dos dados. A interpretação das informações foi realizada pela abordagem sociocognitiva do discurso proposta pelo linguista Van Dijk, que considera o contexto social, a linguagem e os processos cognitivos na construção do discurso. Participaram da pesquisa 18 pessoas (três profissionais de Educação Física e 15 alunos). Como principais resultados, identificamos os modelos mentais assumidos por esses profissionais, denotando a memória social, e pelos alunos, representando a memória episódica, que estão relacionados ao predomínio da concepção hegemônica de saúde; esta apresenta uma ênfase na adoção de um discurso que propõe representações sociais pautadas na normalidade dos aspectos clínico-fisiológicos, que por sua vez, essa pode ter o intuito de estabelecer um possível controle social sobre os comportamentos assumidos pelo contexto social a partir de um estilo de vida idealizado como saudável. Concluímos que a adoção da abordagem sociocognitiva contribui para compreender os processos ideológicos socialmente construídos na produção do discurso sobre a saúde, identificando os modelos mentais assumidos por profissionais da saúde e pelo senso comum.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Transversal; Qualitativo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/8554
10.31501/rbcm.v26i3.8554
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/8554
identifier_str_mv 10.31501/rbcm.v26i3.8554
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/8554/5971
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/8554/9910
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Ciência e Movimento
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Ciência e Movimento
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 26 n. 3 (2018); 114-122
0103-1716
10.31501/rbcm.v26i3
reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
collection Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv ||jr_lazer@yahoo.com.br
_version_ 1822182629405884416
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.31501/rbcm.v26i3.8554