ESTRUTURAÇÃO DO TREINAMENTO E IMPACTO NO CONHECIMENTO TÁTICO DECLARATIVO E PROCESSUAL DE JOGADORES DE BASQUETEBOL DE UMA EQUIPE DA CATEGORIA SUB-14
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/12421 |
Resumo: | Objetivou-se descrever a estrutura do processo de ensino-aprendizagem-treinamento (E-A-T) de uma equipe masculina de basquetebol da categoria sub-14 e avaliar o impacto desse processo no desenvolvimento do conhecimento tático declarativo (CTD) e conhecimento tático processual (CTP). Participaram do presente estudo 16 jogadores de basquetebol do sexo masculino de um clube de alto nível de rendimento. Foram aplicados o Teste de Conhecimento Tático Declarativo e o Teste de Conhecimento Processual para mensuração do nível de CTD e CTP, respectivamente, pré e pós 18 sessões de treinamento, as quais foram filmadas e categorizadas para estruturação do processo de E-A-T. Recorreu-se à análise descritiva para análise da estruturação do treinamento e, para identificar possíveis diferenças nos escores do pré-teste para o pós-teste, recorreu-se ao teste não paramétrico de Wilcoxon no CTD e ao teste Qui-quadrado de proporções para o CTP, sempre com nível de significância de 5%. Ainda, calculou-se a confiabilidade inter-avaliadores para a análise do CTP e intra-avaliador para o processo de categorização e estruturação, em ambos os casos obteve-se confiabilidade excelente. O procedimento de categorização e estruturação por meio da observação sistemática das sessões de treino, sugere a utilização de metodologias tradicionais focadas no desenvolvimento técnico (metodologia analítica) e aplicação da técnica no jogo formal (metodologia global). Identificaram-se diferenças entre os escores de CTP reportados antes e depois das sessões de treino analisadas, especificamente nas ações individuais na defesa e não houveram diferenças nos escores de CTD. Concluiu-se que o treinamento apoiado na metodologia tradicional centrada no desenvolvimento da técnica não impactou no CTD e favoreceu a aquisição de estruturas de conhecimento processual específicas apenas para as ações defensivas. |
id |
UCB-5_bc925f8467a36ff4494abdf808299ce4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/12421 |
network_acronym_str |
UCB-5 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ESTRUTURAÇÃO DO TREINAMENTO E IMPACTO NO CONHECIMENTO TÁTICO DECLARATIVO E PROCESSUAL DE JOGADORES DE BASQUETEBOL DE UMA EQUIPE DA CATEGORIA SUB-14Basquetebol Educação Física e Treinamento AprendizagemObjetivou-se descrever a estrutura do processo de ensino-aprendizagem-treinamento (E-A-T) de uma equipe masculina de basquetebol da categoria sub-14 e avaliar o impacto desse processo no desenvolvimento do conhecimento tático declarativo (CTD) e conhecimento tático processual (CTP). Participaram do presente estudo 16 jogadores de basquetebol do sexo masculino de um clube de alto nível de rendimento. Foram aplicados o Teste de Conhecimento Tático Declarativo e o Teste de Conhecimento Processual para mensuração do nível de CTD e CTP, respectivamente, pré e pós 18 sessões de treinamento, as quais foram filmadas e categorizadas para estruturação do processo de E-A-T. Recorreu-se à análise descritiva para análise da estruturação do treinamento e, para identificar possíveis diferenças nos escores do pré-teste para o pós-teste, recorreu-se ao teste não paramétrico de Wilcoxon no CTD e ao teste Qui-quadrado de proporções para o CTP, sempre com nível de significância de 5%. Ainda, calculou-se a confiabilidade inter-avaliadores para a análise do CTP e intra-avaliador para o processo de categorização e estruturação, em ambos os casos obteve-se confiabilidade excelente. O procedimento de categorização e estruturação por meio da observação sistemática das sessões de treino, sugere a utilização de metodologias tradicionais focadas no desenvolvimento técnico (metodologia analítica) e aplicação da técnica no jogo formal (metodologia global). Identificaram-se diferenças entre os escores de CTP reportados antes e depois das sessões de treino analisadas, especificamente nas ações individuais na defesa e não houveram diferenças nos escores de CTD. Concluiu-se que o treinamento apoiado na metodologia tradicional centrada no desenvolvimento da técnica não impactou no CTD e favoreceu a aquisição de estruturas de conhecimento processual específicas apenas para as ações defensivas.Universidade Católica de Brasília2021-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTrasnversalapplication/pdfapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1242110.31501/rbcm.v28i4.12421Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 28 n. 4 (2020)0103-171610.31501/rbcm.v28i4reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/12421/7509https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/12421/10903https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/12421/10904https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/12421/10905Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Ciência e Movimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRosso, Tomaz Lemos NascimentoMorales, Juan Carlos PérezPraça, Gibson MoreiraGreco, Pablo JuanOliveira, Rafael Cláudio2021-08-31T16:02:01Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/12421Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2021-08-31T16:02:01Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTRUTURAÇÃO DO TREINAMENTO E IMPACTO NO CONHECIMENTO TÁTICO DECLARATIVO E PROCESSUAL DE JOGADORES DE BASQUETEBOL DE UMA EQUIPE DA CATEGORIA SUB-14 |
title |
ESTRUTURAÇÃO DO TREINAMENTO E IMPACTO NO CONHECIMENTO TÁTICO DECLARATIVO E PROCESSUAL DE JOGADORES DE BASQUETEBOL DE UMA EQUIPE DA CATEGORIA SUB-14 |
spellingShingle |
ESTRUTURAÇÃO DO TREINAMENTO E IMPACTO NO CONHECIMENTO TÁTICO DECLARATIVO E PROCESSUAL DE JOGADORES DE BASQUETEBOL DE UMA EQUIPE DA CATEGORIA SUB-14 Rosso, Tomaz Lemos Nascimento Basquetebol Educação Física e Treinamento Aprendizagem |
title_short |
ESTRUTURAÇÃO DO TREINAMENTO E IMPACTO NO CONHECIMENTO TÁTICO DECLARATIVO E PROCESSUAL DE JOGADORES DE BASQUETEBOL DE UMA EQUIPE DA CATEGORIA SUB-14 |
title_full |
ESTRUTURAÇÃO DO TREINAMENTO E IMPACTO NO CONHECIMENTO TÁTICO DECLARATIVO E PROCESSUAL DE JOGADORES DE BASQUETEBOL DE UMA EQUIPE DA CATEGORIA SUB-14 |
title_fullStr |
ESTRUTURAÇÃO DO TREINAMENTO E IMPACTO NO CONHECIMENTO TÁTICO DECLARATIVO E PROCESSUAL DE JOGADORES DE BASQUETEBOL DE UMA EQUIPE DA CATEGORIA SUB-14 |
title_full_unstemmed |
ESTRUTURAÇÃO DO TREINAMENTO E IMPACTO NO CONHECIMENTO TÁTICO DECLARATIVO E PROCESSUAL DE JOGADORES DE BASQUETEBOL DE UMA EQUIPE DA CATEGORIA SUB-14 |
title_sort |
ESTRUTURAÇÃO DO TREINAMENTO E IMPACTO NO CONHECIMENTO TÁTICO DECLARATIVO E PROCESSUAL DE JOGADORES DE BASQUETEBOL DE UMA EQUIPE DA CATEGORIA SUB-14 |
author |
Rosso, Tomaz Lemos Nascimento |
author_facet |
Rosso, Tomaz Lemos Nascimento Morales, Juan Carlos Pérez Praça, Gibson Moreira Greco, Pablo Juan Oliveira, Rafael Cláudio |
author_role |
author |
author2 |
Morales, Juan Carlos Pérez Praça, Gibson Moreira Greco, Pablo Juan Oliveira, Rafael Cláudio |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosso, Tomaz Lemos Nascimento Morales, Juan Carlos Pérez Praça, Gibson Moreira Greco, Pablo Juan Oliveira, Rafael Cláudio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Basquetebol Educação Física e Treinamento Aprendizagem |
topic |
Basquetebol Educação Física e Treinamento Aprendizagem |
description |
Objetivou-se descrever a estrutura do processo de ensino-aprendizagem-treinamento (E-A-T) de uma equipe masculina de basquetebol da categoria sub-14 e avaliar o impacto desse processo no desenvolvimento do conhecimento tático declarativo (CTD) e conhecimento tático processual (CTP). Participaram do presente estudo 16 jogadores de basquetebol do sexo masculino de um clube de alto nível de rendimento. Foram aplicados o Teste de Conhecimento Tático Declarativo e o Teste de Conhecimento Processual para mensuração do nível de CTD e CTP, respectivamente, pré e pós 18 sessões de treinamento, as quais foram filmadas e categorizadas para estruturação do processo de E-A-T. Recorreu-se à análise descritiva para análise da estruturação do treinamento e, para identificar possíveis diferenças nos escores do pré-teste para o pós-teste, recorreu-se ao teste não paramétrico de Wilcoxon no CTD e ao teste Qui-quadrado de proporções para o CTP, sempre com nível de significância de 5%. Ainda, calculou-se a confiabilidade inter-avaliadores para a análise do CTP e intra-avaliador para o processo de categorização e estruturação, em ambos os casos obteve-se confiabilidade excelente. O procedimento de categorização e estruturação por meio da observação sistemática das sessões de treino, sugere a utilização de metodologias tradicionais focadas no desenvolvimento técnico (metodologia analítica) e aplicação da técnica no jogo formal (metodologia global). Identificaram-se diferenças entre os escores de CTP reportados antes e depois das sessões de treino analisadas, especificamente nas ações individuais na defesa e não houveram diferenças nos escores de CTD. Concluiu-se que o treinamento apoiado na metodologia tradicional centrada no desenvolvimento da técnica não impactou no CTD e favoreceu a aquisição de estruturas de conhecimento processual específicas apenas para as ações defensivas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Trasnversal |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/12421 10.31501/rbcm.v28i4.12421 |
url |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/12421 |
identifier_str_mv |
10.31501/rbcm.v28i4.12421 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/12421/7509 https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/12421/10903 https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/12421/10904 https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/12421/10905 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Ciência e Movimento info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Ciência e Movimento |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 28 n. 4 (2020) 0103-1716 10.31501/rbcm.v28i4 reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||jr_lazer@yahoo.com.br |
_version_ |
1799304122289094656 |