OS SENTIDOS DOS DISCURSOS SOBRE ATIVIDADE FÍSICA NO JORNAL O GLOBO ON LINE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zalfa, Laila Maria Cardoso
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: de Assis, Monique Ribeiro, Cândido, Cássia Marques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5770
Resumo: O objetivo do estudo foi explicitar alguns sentidos atribuídos à prática de atividade física no jornal O Globo on line publicado no ano de 2012. Para tal, foram selecionadas matérias de diferentes cadernos, sendo que o caderno Esporte foi excluído por se constituir de informações sobre esporte de alto rendimento. Assim, optou-se por focar o papel que atividade física ocupa no cotidiano das pessoas. A seleção das reportagens ocorreu a partir da utilização das palavras- chaves: “atividade física”; “inatividade física”; “exercício físico” e “sedentarismo”, compreendendo o período de janeiro a dezembro do ano citado. Após agrupar as matérias cabíveis explicitou-se a frequência de abordagem dos termos-chaves em cada caderno, visando levantar pistas sobre os significados em questão. O referencial teórico que norteou o trabalho foi o da Analise do Discurso (A D) segundo a perspectiva de Orlandi. Conclui-se que a abordagem da atividade física se limitou à uma perspectiva biológica desconsiderando outras dimensões, como a lúdica e cultural que também são pertinentes a esta atividade. Os sentidos se apresentaram de forma maniqueísta, ou seja, polarizados nos extremos do bem e do mal. Assim observou-se que uma vida fisicamente ativa se posicionou do lado do bem ao passo que o sedentarismo se localizou no extremo oposto, se apresentando do lado do mal. A imposição e a disseminação do medo foram tomados como estratégias de ameaça. Nesse sentido a prática de atividade física se constituiu como uma panaceia contemporânea, apresentando-se útil para solucionar problemas de diferentes naturezas, além de ser abordada como dogma.
id UCB-5_cff107b4ce72569e20bf3769cdf7e3bc
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/5770
network_acronym_str UCB-5
network_name_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository_id_str
spelling OS SENTIDOS DOS DISCURSOS SOBRE ATIVIDADE FÍSICA NO JORNAL O GLOBO ON LINEO objetivo do estudo foi explicitar alguns sentidos atribuídos à prática de atividade física no jornal O Globo on line publicado no ano de 2012. Para tal, foram selecionadas matérias de diferentes cadernos, sendo que o caderno Esporte foi excluído por se constituir de informações sobre esporte de alto rendimento. Assim, optou-se por focar o papel que atividade física ocupa no cotidiano das pessoas. A seleção das reportagens ocorreu a partir da utilização das palavras- chaves: “atividade física”; “inatividade física”; “exercício físico” e “sedentarismo”, compreendendo o período de janeiro a dezembro do ano citado. Após agrupar as matérias cabíveis explicitou-se a frequência de abordagem dos termos-chaves em cada caderno, visando levantar pistas sobre os significados em questão. O referencial teórico que norteou o trabalho foi o da Analise do Discurso (A D) segundo a perspectiva de Orlandi. Conclui-se que a abordagem da atividade física se limitou à uma perspectiva biológica desconsiderando outras dimensões, como a lúdica e cultural que também são pertinentes a esta atividade. Os sentidos se apresentaram de forma maniqueísta, ou seja, polarizados nos extremos do bem e do mal. Assim observou-se que uma vida fisicamente ativa se posicionou do lado do bem ao passo que o sedentarismo se localizou no extremo oposto, se apresentando do lado do mal. A imposição e a disseminação do medo foram tomados como estratégias de ameaça. Nesse sentido a prática de atividade física se constituiu como uma panaceia contemporânea, apresentando-se útil para solucionar problemas de diferentes naturezas, além de ser abordada como dogma.Universidade Católica de Brasília2016-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/577010.18511/rbcm.v24i2.5770Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 24 n. 2 (2016); 15-250103-171610.31501/rbcm.v24i2reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5770/4389https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5770/9071https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5770/9072Zalfa, Laila Maria Cardosode Assis, Monique RibeiroCândido, Cássia Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-30T10:29:53Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/5770Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2016-06-30T10:29:53Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv OS SENTIDOS DOS DISCURSOS SOBRE ATIVIDADE FÍSICA NO JORNAL O GLOBO ON LINE
title OS SENTIDOS DOS DISCURSOS SOBRE ATIVIDADE FÍSICA NO JORNAL O GLOBO ON LINE
spellingShingle OS SENTIDOS DOS DISCURSOS SOBRE ATIVIDADE FÍSICA NO JORNAL O GLOBO ON LINE
Zalfa, Laila Maria Cardoso
title_short OS SENTIDOS DOS DISCURSOS SOBRE ATIVIDADE FÍSICA NO JORNAL O GLOBO ON LINE
title_full OS SENTIDOS DOS DISCURSOS SOBRE ATIVIDADE FÍSICA NO JORNAL O GLOBO ON LINE
title_fullStr OS SENTIDOS DOS DISCURSOS SOBRE ATIVIDADE FÍSICA NO JORNAL O GLOBO ON LINE
title_full_unstemmed OS SENTIDOS DOS DISCURSOS SOBRE ATIVIDADE FÍSICA NO JORNAL O GLOBO ON LINE
title_sort OS SENTIDOS DOS DISCURSOS SOBRE ATIVIDADE FÍSICA NO JORNAL O GLOBO ON LINE
author Zalfa, Laila Maria Cardoso
author_facet Zalfa, Laila Maria Cardoso
de Assis, Monique Ribeiro
Cândido, Cássia Marques
author_role author
author2 de Assis, Monique Ribeiro
Cândido, Cássia Marques
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zalfa, Laila Maria Cardoso
de Assis, Monique Ribeiro
Cândido, Cássia Marques
description O objetivo do estudo foi explicitar alguns sentidos atribuídos à prática de atividade física no jornal O Globo on line publicado no ano de 2012. Para tal, foram selecionadas matérias de diferentes cadernos, sendo que o caderno Esporte foi excluído por se constituir de informações sobre esporte de alto rendimento. Assim, optou-se por focar o papel que atividade física ocupa no cotidiano das pessoas. A seleção das reportagens ocorreu a partir da utilização das palavras- chaves: “atividade física”; “inatividade física”; “exercício físico” e “sedentarismo”, compreendendo o período de janeiro a dezembro do ano citado. Após agrupar as matérias cabíveis explicitou-se a frequência de abordagem dos termos-chaves em cada caderno, visando levantar pistas sobre os significados em questão. O referencial teórico que norteou o trabalho foi o da Analise do Discurso (A D) segundo a perspectiva de Orlandi. Conclui-se que a abordagem da atividade física se limitou à uma perspectiva biológica desconsiderando outras dimensões, como a lúdica e cultural que também são pertinentes a esta atividade. Os sentidos se apresentaram de forma maniqueísta, ou seja, polarizados nos extremos do bem e do mal. Assim observou-se que uma vida fisicamente ativa se posicionou do lado do bem ao passo que o sedentarismo se localizou no extremo oposto, se apresentando do lado do mal. A imposição e a disseminação do medo foram tomados como estratégias de ameaça. Nesse sentido a prática de atividade física se constituiu como uma panaceia contemporânea, apresentando-se útil para solucionar problemas de diferentes naturezas, além de ser abordada como dogma.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5770
10.18511/rbcm.v24i2.5770
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5770
identifier_str_mv 10.18511/rbcm.v24i2.5770
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5770/4389
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5770/9071
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5770/9072
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 24 n. 2 (2016); 15-25
0103-1716
10.31501/rbcm.v24i2
reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
collection Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv ||jr_lazer@yahoo.com.br
_version_ 1799304119863738368