INSATISFAÇÃO E CHECAGEM CORPORAL E COMPORTAMENTO ALIMENTAR EM ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA, NUTRIÇÃO E ESTÉTICA
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/6275 |
Resumo: | Esse estudo objetivou verificar a influência da checagem e da insatisfação corporal sobre o comportamento alimentar em acadêmicos dos cursos de Educação Física, Nutrição e Estética, assim como comparar as variáveis entre ambos os sexos. No total, participaram 207 acadêmicos, com idade entre 19 a 45 anos. Para avaliar a insatisfação com a imagem corporal em ambos os sexos foi utilizado o Body Shape Questionnaire (BSQ). Para a verificação do comportamento de checagem corporal foi utilizado o Body Checking Questionnaire (BCQ) e o Male Body Checking Questionnaire (MBCQ) nos sexos feminino e masculino, respectivamente. A fim de avaliar os comportamentos de risco para transtornos alimentares foi utilizado o Eating Attitudes Test-26 (EAT-26). Além disso, foram coletados dados de massa corporal e estatura dos voluntários, através de um questionário sociodemográfico. A partir dos achados, na Educação Física as mulheres apresentaram maior média para insatisfação corporal (81,67 pontos) e para os comportamentos alimentares inadequados (13,13 pontos) quando comparadas aos homens (49,46 pontos e 6,49 pontos, respectivamente). No curso de Nutrição, o IMC (25,86) e a checagem corporal (1,29) foram estatisticamente maiores em homens quando comprados às mulheres do mesmo curso. Nas análises de regressão, para os cursos de Educação Física e Estética, o comportamento alimentar foi explicado pela insatisfação corporal; na Nutrição, pela insatisfação e checagem corporal no sexo feminino. Conclui-se que é necessária uma visão mais atenciosa aos acadêmicos de Educação Física, Nutrição e Estética, por estarem diretamente envolvidos com a imagem corporal, tendo em vista a promoção da saúde. |
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INSATISFAÇÃO E CHECAGEM CORPORAL E COMPORTAMENTO ALIMENTAR EM ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA, NUTRIÇÃO E ESTÉTICAImagem Corporal Transtornos da Alimentação Universitários.Esse estudo objetivou verificar a influência da checagem e da insatisfação corporal sobre o comportamento alimentar em acadêmicos dos cursos de Educação Física, Nutrição e Estética, assim como comparar as variáveis entre ambos os sexos. No total, participaram 207 acadêmicos, com idade entre 19 a 45 anos. Para avaliar a insatisfação com a imagem corporal em ambos os sexos foi utilizado o Body Shape Questionnaire (BSQ). Para a verificação do comportamento de checagem corporal foi utilizado o Body Checking Questionnaire (BCQ) e o Male Body Checking Questionnaire (MBCQ) nos sexos feminino e masculino, respectivamente. A fim de avaliar os comportamentos de risco para transtornos alimentares foi utilizado o Eating Attitudes Test-26 (EAT-26). Além disso, foram coletados dados de massa corporal e estatura dos voluntários, através de um questionário sociodemográfico. A partir dos achados, na Educação Física as mulheres apresentaram maior média para insatisfação corporal (81,67 pontos) e para os comportamentos alimentares inadequados (13,13 pontos) quando comparadas aos homens (49,46 pontos e 6,49 pontos, respectivamente). No curso de Nutrição, o IMC (25,86) e a checagem corporal (1,29) foram estatisticamente maiores em homens quando comprados às mulheres do mesmo curso. Nas análises de regressão, para os cursos de Educação Física e Estética, o comportamento alimentar foi explicado pela insatisfação corporal; na Nutrição, pela insatisfação e checagem corporal no sexo feminino. Conclui-se que é necessária uma visão mais atenciosa aos acadêmicos de Educação Física, Nutrição e Estética, por estarem diretamente envolvidos com a imagem corporal, tendo em vista a promoção da saúde.Universidade Católica de Brasília2017-08-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTransversal; Quantitativo.application/pdfapplication/mswordapplication/mswordapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/627510.31501/rbcm.v25i2.6275Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 25 n. 2 (2017); 99-1060103-171610.31501/rbcm.v25i2reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/6275/5210https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/6275/9152https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/6275/9153https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/6275/9154Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Ciência e Movimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Núbia Luzia Nunes daSoares, Tatiane OliveiraNeves, Clara MockdeceMeireles, Juliana Fernandes FilgueirasCarvalho, Pedro Henrique Berbert deFerreira, Maria Elisa Caputo2021-10-22T10:44:04Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/6275Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2021-10-22T10:44:04Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false |
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