Jogos de tabuleiro: um percurso em etnias indígenas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERREIRA, MARIA BEATRIZ ROCHA
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: VINHA, MARINA, DE SOUZA, ALUISIO FERNANDES
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1115
Resumo: Objetivo – incursão na área dos jogos de tabuleiro sob olhares antropológico, educacional e da educação física, em duas etnias do Mato Grosso do Sul. Metodologia – busca literária caracterizando a origens do jogo de tabuleiro; levantamento da presença do jogo em algumas etnias brasileiras e cruzamento com dados empíricos obtidos em uma aldeia da etnia Kadiwéu e duas aldeias Terena. Resultado – entendendo os jogos de tabuleiro como uma das riquezas lúdicas das civilizações e sociedades, os dados contribuíram para fundamentar a idéia de ‘prevenção da identidade’, fator capturado no bojo das refl exões sobre o jogo de tabuleiro entre as etnias. Discussão – os jogos estão presentes na memória dos Kadiwéu mais velhos, mas não no dia-adia da aldeia e na prática escolar; há indícios da presença do jogo entre os Terena. Sua mimese simboliza perseguições ligadas a elementos da natureza e às organizações sociais, desafi ando relações de poder. Resultados – a aparente ausência do jogo nas aldeias Terena indica a necessidade de ampliar o estudo nessa etnia, pois é possível que tenha ocorrido de-signifi cação. A presença do jogo de tabuleiro na memória Kadiwéu indica que trabalhos de intervenção educacional devem ser realizados na comunidade. Conclusões – compreendemos a manutenção da saúde identitária desses dois povos sob ação preventiva, com o sentido de restabelecer processos de apagamentos de sentidos. Estudos adicionais devem ser realizados visando recuperar memórias e revitalizar este tipo de jogo. Palavras chaves: educação, educação física, jogo e brinquedo (brincadeira), diversidade cultural (ludo-diversidade étnica).
id UCB-5_fbab1065769bdf168b355c063021cfe2
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/1115
network_acronym_str UCB-5
network_name_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository_id_str
spelling Jogos de tabuleiro: um percurso em etnias indígenasObjetivo – incursão na área dos jogos de tabuleiro sob olhares antropológico, educacional e da educação física, em duas etnias do Mato Grosso do Sul. Metodologia – busca literária caracterizando a origens do jogo de tabuleiro; levantamento da presença do jogo em algumas etnias brasileiras e cruzamento com dados empíricos obtidos em uma aldeia da etnia Kadiwéu e duas aldeias Terena. Resultado – entendendo os jogos de tabuleiro como uma das riquezas lúdicas das civilizações e sociedades, os dados contribuíram para fundamentar a idéia de ‘prevenção da identidade’, fator capturado no bojo das refl exões sobre o jogo de tabuleiro entre as etnias. Discussão – os jogos estão presentes na memória dos Kadiwéu mais velhos, mas não no dia-adia da aldeia e na prática escolar; há indícios da presença do jogo entre os Terena. Sua mimese simboliza perseguições ligadas a elementos da natureza e às organizações sociais, desafi ando relações de poder. Resultados – a aparente ausência do jogo nas aldeias Terena indica a necessidade de ampliar o estudo nessa etnia, pois é possível que tenha ocorrido de-signifi cação. A presença do jogo de tabuleiro na memória Kadiwéu indica que trabalhos de intervenção educacional devem ser realizados na comunidade. Conclusões – compreendemos a manutenção da saúde identitária desses dois povos sob ação preventiva, com o sentido de restabelecer processos de apagamentos de sentidos. Estudos adicionais devem ser realizados visando recuperar memórias e revitalizar este tipo de jogo. Palavras chaves: educação, educação física, jogo e brinquedo (brincadeira), diversidade cultural (ludo-diversidade étnica).Universidade Católica de Brasília2009-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/111510.18511/rbcm.v16i1.1115Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 16 n. 1 (2008); 41-520103-171610.31501/rbcm.v16i1reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1115/890FERREIRA, MARIA BEATRIZ ROCHAVINHA, MARINADE SOUZA, ALUISIO FERNANDESinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-07T19:45:00Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/1115Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2024-03-07T19:45Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv Jogos de tabuleiro: um percurso em etnias indígenas
title Jogos de tabuleiro: um percurso em etnias indígenas
spellingShingle Jogos de tabuleiro: um percurso em etnias indígenas
FERREIRA, MARIA BEATRIZ ROCHA
title_short Jogos de tabuleiro: um percurso em etnias indígenas
title_full Jogos de tabuleiro: um percurso em etnias indígenas
title_fullStr Jogos de tabuleiro: um percurso em etnias indígenas
title_full_unstemmed Jogos de tabuleiro: um percurso em etnias indígenas
title_sort Jogos de tabuleiro: um percurso em etnias indígenas
author FERREIRA, MARIA BEATRIZ ROCHA
author_facet FERREIRA, MARIA BEATRIZ ROCHA
VINHA, MARINA
DE SOUZA, ALUISIO FERNANDES
author_role author
author2 VINHA, MARINA
DE SOUZA, ALUISIO FERNANDES
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv FERREIRA, MARIA BEATRIZ ROCHA
VINHA, MARINA
DE SOUZA, ALUISIO FERNANDES
description Objetivo – incursão na área dos jogos de tabuleiro sob olhares antropológico, educacional e da educação física, em duas etnias do Mato Grosso do Sul. Metodologia – busca literária caracterizando a origens do jogo de tabuleiro; levantamento da presença do jogo em algumas etnias brasileiras e cruzamento com dados empíricos obtidos em uma aldeia da etnia Kadiwéu e duas aldeias Terena. Resultado – entendendo os jogos de tabuleiro como uma das riquezas lúdicas das civilizações e sociedades, os dados contribuíram para fundamentar a idéia de ‘prevenção da identidade’, fator capturado no bojo das refl exões sobre o jogo de tabuleiro entre as etnias. Discussão – os jogos estão presentes na memória dos Kadiwéu mais velhos, mas não no dia-adia da aldeia e na prática escolar; há indícios da presença do jogo entre os Terena. Sua mimese simboliza perseguições ligadas a elementos da natureza e às organizações sociais, desafi ando relações de poder. Resultados – a aparente ausência do jogo nas aldeias Terena indica a necessidade de ampliar o estudo nessa etnia, pois é possível que tenha ocorrido de-signifi cação. A presença do jogo de tabuleiro na memória Kadiwéu indica que trabalhos de intervenção educacional devem ser realizados na comunidade. Conclusões – compreendemos a manutenção da saúde identitária desses dois povos sob ação preventiva, com o sentido de restabelecer processos de apagamentos de sentidos. Estudos adicionais devem ser realizados visando recuperar memórias e revitalizar este tipo de jogo. Palavras chaves: educação, educação física, jogo e brinquedo (brincadeira), diversidade cultural (ludo-diversidade étnica).
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1115
10.18511/rbcm.v16i1.1115
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1115
identifier_str_mv 10.18511/rbcm.v16i1.1115
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1115/890
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 16 n. 1 (2008); 41-52
0103-1716
10.31501/rbcm.v16i1
reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
collection Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv ||jr_lazer@yahoo.com.br
_version_ 1799304117536948224