OS PROGRAMAS AUTOMOTIVOS DO BRASIL E AS REGRAS DE PROIBIÇÃO DE SUBSÍDIO DA OMC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Economic Analysis of law Review |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/EALR/article/view/9833 |
Resumo: | Desde a criação da OMC, os incentivos fiscais concedidos pelo governo brasileiro ao setor automotivo têm sido questionados pelos países perante à organização, sendo que o mais recente programa de incentivos foi por aquele condenado como contemplando subsídios proibidos, na modalidade de substituição de importações. Em vista disso, o governo tem negociado um novo programa, o ROTA 2030, de forma cautelosa, a fim de evitar violar novamente as regras da OMC. O presente trabalho visa analisar os programas automotivos nacionais sob à luz das regras da OMC, tendo-se constatado, por meio de análise histórica, que o Brasil tem, tradicionalmente, protegido a indústria automotiva nacional. Verificou-se, ainda que, subsídios são mais vantajosos quando específicos, situação condenada pela OMC e, por isso, dificilmente, o ROTA 2030 ficará imune a questionamentos. |
id |
UCB-6_0f56a35a5b1db945768cf819fab4823b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/9833 |
network_acronym_str |
UCB-6 |
network_name_str |
Economic Analysis of law Review |
repository_id_str |
|
spelling |
OS PROGRAMAS AUTOMOTIVOS DO BRASIL E AS REGRAS DE PROIBIÇÃO DE SUBSÍDIO DA OMCOMC subsídios proibidos incentivos fiscais indústria automotivaDesde a criação da OMC, os incentivos fiscais concedidos pelo governo brasileiro ao setor automotivo têm sido questionados pelos países perante à organização, sendo que o mais recente programa de incentivos foi por aquele condenado como contemplando subsídios proibidos, na modalidade de substituição de importações. Em vista disso, o governo tem negociado um novo programa, o ROTA 2030, de forma cautelosa, a fim de evitar violar novamente as regras da OMC. O presente trabalho visa analisar os programas automotivos nacionais sob à luz das regras da OMC, tendo-se constatado, por meio de análise histórica, que o Brasil tem, tradicionalmente, protegido a indústria automotiva nacional. Verificou-se, ainda que, subsídios são mais vantajosos quando específicos, situação condenada pela OMC e, por isso, dificilmente, o ROTA 2030 ficará imune a questionamentos.Universidade Católica de Brasília2019-11-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares; Peer Reviewedbibliográfico; dedutivoapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/EALR/article/view/983310.31501/ealr.v10i1.9833Economic Analysis of Law Review; Vol. 10 No. 1 (2019): Economic Analysis of Law Review; 25-40Economic Analysis of Law Review ; Vol. 10 Núm. 1 (2019): Economic Analysis of Law Review; 25-40Economic Analysis of Law Review; v. 10 n. 1 (2019): Economic Analysis of Law Review; 25-402178-0587reponame:Economic Analysis of law Reviewinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/EALR/article/view/9833/6500Copyright (c) 2019 Economic Analysis of Law Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarteli Fais Feriato, JulianaAraujo Leonetti, Carlos2021-05-19T10:22:19Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/9833Revistahttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/ealrONGhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/EALR/oaieditor.ealr@gmail.com||sdi@ucb.br||benjaminm.tabak@gmail.com2178-05872178-0587opendoar:2021-05-19T10:22:19Economic Analysis of law Review - Universidade Católica de Brasília (UCB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
OS PROGRAMAS AUTOMOTIVOS DO BRASIL E AS REGRAS DE PROIBIÇÃO DE SUBSÍDIO DA OMC |
title |
OS PROGRAMAS AUTOMOTIVOS DO BRASIL E AS REGRAS DE PROIBIÇÃO DE SUBSÍDIO DA OMC |
spellingShingle |
OS PROGRAMAS AUTOMOTIVOS DO BRASIL E AS REGRAS DE PROIBIÇÃO DE SUBSÍDIO DA OMC Marteli Fais Feriato, Juliana OMC subsídios proibidos incentivos fiscais indústria automotiva |
title_short |
OS PROGRAMAS AUTOMOTIVOS DO BRASIL E AS REGRAS DE PROIBIÇÃO DE SUBSÍDIO DA OMC |
title_full |
OS PROGRAMAS AUTOMOTIVOS DO BRASIL E AS REGRAS DE PROIBIÇÃO DE SUBSÍDIO DA OMC |
title_fullStr |
OS PROGRAMAS AUTOMOTIVOS DO BRASIL E AS REGRAS DE PROIBIÇÃO DE SUBSÍDIO DA OMC |
title_full_unstemmed |
OS PROGRAMAS AUTOMOTIVOS DO BRASIL E AS REGRAS DE PROIBIÇÃO DE SUBSÍDIO DA OMC |
title_sort |
OS PROGRAMAS AUTOMOTIVOS DO BRASIL E AS REGRAS DE PROIBIÇÃO DE SUBSÍDIO DA OMC |
author |
Marteli Fais Feriato, Juliana |
author_facet |
Marteli Fais Feriato, Juliana Araujo Leonetti, Carlos |
author_role |
author |
author2 |
Araujo Leonetti, Carlos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marteli Fais Feriato, Juliana Araujo Leonetti, Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
OMC subsídios proibidos incentivos fiscais indústria automotiva |
topic |
OMC subsídios proibidos incentivos fiscais indústria automotiva |
description |
Desde a criação da OMC, os incentivos fiscais concedidos pelo governo brasileiro ao setor automotivo têm sido questionados pelos países perante à organização, sendo que o mais recente programa de incentivos foi por aquele condenado como contemplando subsídios proibidos, na modalidade de substituição de importações. Em vista disso, o governo tem negociado um novo programa, o ROTA 2030, de forma cautelosa, a fim de evitar violar novamente as regras da OMC. O presente trabalho visa analisar os programas automotivos nacionais sob à luz das regras da OMC, tendo-se constatado, por meio de análise histórica, que o Brasil tem, tradicionalmente, protegido a indústria automotiva nacional. Verificou-se, ainda que, subsídios são mais vantajosos quando específicos, situação condenada pela OMC e, por isso, dificilmente, o ROTA 2030 ficará imune a questionamentos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares; Peer Reviewed bibliográfico; dedutivo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/EALR/article/view/9833 10.31501/ealr.v10i1.9833 |
url |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/EALR/article/view/9833 |
identifier_str_mv |
10.31501/ealr.v10i1.9833 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/EALR/article/view/9833/6500 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Economic Analysis of Law Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Economic Analysis of Law Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Economic Analysis of Law Review; Vol. 10 No. 1 (2019): Economic Analysis of Law Review; 25-40 Economic Analysis of Law Review ; Vol. 10 Núm. 1 (2019): Economic Analysis of Law Review; 25-40 Economic Analysis of Law Review; v. 10 n. 1 (2019): Economic Analysis of Law Review; 25-40 2178-0587 reponame:Economic Analysis of law Review instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Economic Analysis of law Review |
collection |
Economic Analysis of law Review |
repository.name.fl_str_mv |
Economic Analysis of law Review - Universidade Católica de Brasília (UCB) |
repository.mail.fl_str_mv |
editor.ealr@gmail.com||sdi@ucb.br||benjaminm.tabak@gmail.com |
_version_ |
1798675423025954816 |