Critérios econômico-empíricos auxiliando a aplicação da lei antitruste: detectando cartéis por marcadores de colusão no varejo de combustíveis
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Economic Analysis of law Review |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/EALR/article/view/6457 |
Resumo: | Modelos teóricos de colusão tácita podem fornecer predições sobre preços ou outras variáveis estratégicas que permitam a detecção de conduta anticompetitiva. Esses marcadores de colusão geram hipóteses testáveis sobre o comportamento cíclico dos preços, sua dispersão entre concorrentes e sua variabilidade temporal. Utilizando dados municipais mensais para preços e custos da gasolina, regressões de painel dinâmico em forma reduzida são realizadas para averiguar a aderência empírica desses marcadores. Os efeitos são identificados comparando com 10 municípios que tiveram cartéis operando no varejo de combustíveis. Os resultados corroboraram as predições de preços anticíclicos e redução da dispersão dos preços, ainda que com ressalvas. Porém, não se encontrou evidências de aumento de volatilidade nos preços induzidos por choques adversos de demanda, que pretende capturar uma maior frequência de guerras de preços. A redução da volatilidade dos preços é parcialmente confirmada. |
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Critérios econômico-empíricos auxiliando a aplicação da lei antitruste: detectando cartéis por marcadores de colusão no varejo de combustíveisCartel Colusão tácita Varejo de gasolina Painéis dinâmicosModelos teóricos de colusão tácita podem fornecer predições sobre preços ou outras variáveis estratégicas que permitam a detecção de conduta anticompetitiva. Esses marcadores de colusão geram hipóteses testáveis sobre o comportamento cíclico dos preços, sua dispersão entre concorrentes e sua variabilidade temporal. Utilizando dados municipais mensais para preços e custos da gasolina, regressões de painel dinâmico em forma reduzida são realizadas para averiguar a aderência empírica desses marcadores. Os efeitos são identificados comparando com 10 municípios que tiveram cartéis operando no varejo de combustíveis. Os resultados corroboraram as predições de preços anticíclicos e redução da dispersão dos preços, ainda que com ressalvas. Porém, não se encontrou evidências de aumento de volatilidade nos preços induzidos por choques adversos de demanda, que pretende capturar uma maior frequência de guerras de preços. A redução da volatilidade dos preços é parcialmente confirmada.Universidade Católica de Brasília2017-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares; Peer ReviewedEconometriaapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/EALR/article/view/6457Economic Analysis of Law Review; Vol. 8 No. 2 (2017): Economic Analysis of Law Review; 88-132Economic Analysis of Law Review ; Vol. 8 Núm. 2 (2017): Economic Analysis of Law Review; 88-132Economic Analysis of Law Review; v. 8 n. 2 (2017): Economic Analysis of Law Review; 88-1322178-0587reponame:Economic Analysis of law Reviewinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/EALR/article/view/6457/5413Copyright (c) 2017 Economic Analysis of Law Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessKumon Fetter, Seiji2023-06-15T18:35:31Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/6457Revistahttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/ealrONGhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/EALR/oaieditor.ealr@gmail.com||sdi@ucb.br||benjaminm.tabak@gmail.com2178-05872178-0587opendoar:2023-06-15T18:35:31Economic Analysis of law Review - Universidade Católica de Brasília (UCB)false |
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