Problemas de agência no panorama normativo das entidades fechadas de previdência complementar (fundos de pensão)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mano, Joaquim Chacur Biasotto
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Porto, Antônio José Maristrello
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Economic Analysis of law Review
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/EALR/article/view/13322
Resumo: Este estudo analisa o arcabouço legal relacionado à governança de entidades fechadas de previdência complementar, para identificar se as normas vigentes impõem a adoção de estruturas de governança eficientes, sob a ótica da teoria da agência. A governança ineficiente propicia problemas de agência que podem resultar desde má performance de investimentos, quando em níveis mais brandos, até graves danos aos investidores em razão de má conduta da administração, quando em níveis extremos. Portanto, este estudo propõe a análise da legislação, à luz da teoria da agência.
id UCB-6_e1d551c9463bfca66b2759069830ed9c
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/13322
network_acronym_str UCB-6
network_name_str Economic Analysis of law Review
repository_id_str
spelling Problemas de agência no panorama normativo das entidades fechadas de previdência complementar (fundos de pensão)Problemas de agência no panorama normativo das entidades fechadas de previdência complementar (fundos de pensão)Regulation. Pension Plans Funds. Governance. Agency Theory. Agency ProblemsEste estudo analisa o arcabouço legal relacionado à governança de entidades fechadas de previdência complementar, para identificar se as normas vigentes impõem a adoção de estruturas de governança eficientes, sob a ótica da teoria da agência. A governança ineficiente propicia problemas de agência que podem resultar desde má performance de investimentos, quando em níveis mais brandos, até graves danos aos investidores em razão de má conduta da administração, quando em níveis extremos. Portanto, este estudo propõe a análise da legislação, à luz da teoria da agência.Este estudo analisa o arcabouço legal relacionado à governança de entidades fechadas de previdência complementar, para identificar se as normas vigentes impõem a adoção de estruturas de governança eficientes, sob a ótica da teoria da agência. A governança ineficiente propicia problemas de agência que podem resultar desde má performance de investimentos, quando em níveis mais brandos, até graves danos aos investidores em razão de má conduta da administração, quando em níveis extremos. Portanto, este estudo propõe a análise da legislação, à luz da teoria da agência.Universidade Católica de Brasília2022-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares; Peer ReviewedLiterary Analysisapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/EALR/article/view/1332210.31501/ealr.v13i1.13322Economic Analysis of Law Review; Vol. 13 No. 1 (2022): Economic Analysis of Law Review; 159-181Economic Analysis of Law Review ; Vol. 13 Núm. 1 (2022): Economic Analysis of Law Review; 159-181Economic Analysis of Law Review; v. 13 n. 1 (2022): Economic Analysis of Law Review; 159-1812178-0587reponame:Economic Analysis of law Reviewinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/EALR/article/view/13322/11133Copyright (c) 2022 Economic Analysis of Law Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessMano, Joaquim Chacur BiasottoPorto, Antônio José Maristrello2023-06-15T18:38:44Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/13322Revistahttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/ealrONGhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/EALR/oaieditor.ealr@gmail.com||sdi@ucb.br||benjaminm.tabak@gmail.com2178-05872178-0587opendoar:2023-06-15T18:38:44Economic Analysis of law Review - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv Problemas de agência no panorama normativo das entidades fechadas de previdência complementar (fundos de pensão)
Problemas de agência no panorama normativo das entidades fechadas de previdência complementar (fundos de pensão)
title Problemas de agência no panorama normativo das entidades fechadas de previdência complementar (fundos de pensão)
spellingShingle Problemas de agência no panorama normativo das entidades fechadas de previdência complementar (fundos de pensão)
Mano, Joaquim Chacur Biasotto
Regulation. Pension Plans Funds. Governance. Agency Theory. Agency Problems
title_short Problemas de agência no panorama normativo das entidades fechadas de previdência complementar (fundos de pensão)
title_full Problemas de agência no panorama normativo das entidades fechadas de previdência complementar (fundos de pensão)
title_fullStr Problemas de agência no panorama normativo das entidades fechadas de previdência complementar (fundos de pensão)
title_full_unstemmed Problemas de agência no panorama normativo das entidades fechadas de previdência complementar (fundos de pensão)
title_sort Problemas de agência no panorama normativo das entidades fechadas de previdência complementar (fundos de pensão)
author Mano, Joaquim Chacur Biasotto
author_facet Mano, Joaquim Chacur Biasotto
Porto, Antônio José Maristrello
author_role author
author2 Porto, Antônio José Maristrello
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mano, Joaquim Chacur Biasotto
Porto, Antônio José Maristrello
dc.subject.por.fl_str_mv Regulation. Pension Plans Funds. Governance. Agency Theory. Agency Problems
topic Regulation. Pension Plans Funds. Governance. Agency Theory. Agency Problems
description Este estudo analisa o arcabouço legal relacionado à governança de entidades fechadas de previdência complementar, para identificar se as normas vigentes impõem a adoção de estruturas de governança eficientes, sob a ótica da teoria da agência. A governança ineficiente propicia problemas de agência que podem resultar desde má performance de investimentos, quando em níveis mais brandos, até graves danos aos investidores em razão de má conduta da administração, quando em níveis extremos. Portanto, este estudo propõe a análise da legislação, à luz da teoria da agência.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares; Peer Reviewed
Literary Analysis
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/EALR/article/view/13322
10.31501/ealr.v13i1.13322
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/EALR/article/view/13322
identifier_str_mv 10.31501/ealr.v13i1.13322
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/EALR/article/view/13322/11133
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Economic Analysis of Law Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Economic Analysis of Law Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Economic Analysis of Law Review; Vol. 13 No. 1 (2022): Economic Analysis of Law Review; 159-181
Economic Analysis of Law Review ; Vol. 13 Núm. 1 (2022): Economic Analysis of Law Review; 159-181
Economic Analysis of Law Review; v. 13 n. 1 (2022): Economic Analysis of Law Review; 159-181
2178-0587
reponame:Economic Analysis of law Review
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Economic Analysis of law Review
collection Economic Analysis of law Review
repository.name.fl_str_mv Economic Analysis of law Review - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv editor.ealr@gmail.com||sdi@ucb.br||benjaminm.tabak@gmail.com
_version_ 1798675421139566592