Educação e sustentabilidade: o porvir dos povos indígenas no ensino superior em Mato Grosso do Sul
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interações (Campo Grande. Online) |
Texto Completo: | https://interacoes.ucdb.br/interacoes/article/view/376 |
Resumo: | Nos últimos anos, o governo brasileiro tem adotado medidas de ações afirmativas na área educacionalvisando promover a equidade e a inclusão social das populações desfavorecidas e, entre elas, os povos indígenas.Passados os anos e, com os avanços na implementação dos direitos constitucionais dos povos indígenas, aumenta aprocura destes por educação, inclusive o ensino superior que, até três a quatro anos atrás, apresentava uma demandamuito tímida. Neste cenário, duas Universidades vêm se destacando, a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB),pela sua trajetória histórica no trabalho dos salesianos com os povos indígenas e a Universidade Estadual de MatoGrosso do Sul (UEMS) que, a partir de 2003, instituiu uma política de cotas e de bolsas para esse importantesegmento no Estado de Mato Grosso do Sul. Este trabalho se insere neste contexto, apresentando dados relativos àsituação dos acadêmicos indígenas em MS e se propõe também a contribuir para o debate sobre o porvir daspopulações indígenas no ensino superior, entendendo ser a educação reconhecida por eles como um dos elementoschaves para a viabilização de seus projetos de autonomia e sustentabilidade e o grande desafio posto as instituiçõesde ensino superior no que tange à construção de relações mais simétricas e à promoção do diálogo intercultural emseus espaços acadêmicos. |
id |
UCDB-1_ae1082191f823c961f9d4877ce291a0d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.multitemasucdb.emnuvens.com.br:article/376 |
network_acronym_str |
UCDB-1 |
network_name_str |
Interações (Campo Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação e sustentabilidade: o porvir dos povos indígenas no ensino superior em Mato Grosso do SulEducação superior. Sustentabilidade e interculturalidade.Nos últimos anos, o governo brasileiro tem adotado medidas de ações afirmativas na área educacionalvisando promover a equidade e a inclusão social das populações desfavorecidas e, entre elas, os povos indígenas.Passados os anos e, com os avanços na implementação dos direitos constitucionais dos povos indígenas, aumenta aprocura destes por educação, inclusive o ensino superior que, até três a quatro anos atrás, apresentava uma demandamuito tímida. Neste cenário, duas Universidades vêm se destacando, a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB),pela sua trajetória histórica no trabalho dos salesianos com os povos indígenas e a Universidade Estadual de MatoGrosso do Sul (UEMS) que, a partir de 2003, instituiu uma política de cotas e de bolsas para esse importantesegmento no Estado de Mato Grosso do Sul. Este trabalho se insere neste contexto, apresentando dados relativos àsituação dos acadêmicos indígenas em MS e se propõe também a contribuir para o debate sobre o porvir daspopulações indígenas no ensino superior, entendendo ser a educação reconhecida por eles como um dos elementoschaves para a viabilização de seus projetos de autonomia e sustentabilidade e o grande desafio posto as instituiçõesde ensino superior no que tange à construção de relações mais simétricas e à promoção do diálogo intercultural emseus espaços acadêmicos.Universidade Católica Dom Bosco2016-02-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://interacoes.ucdb.br/interacoes/article/view/37610.20435/interações.v11i1.376Interações (Campo Grande); Interações v. 11, n. 1, jan./jun. 2010Interações (Campo Grande); Interações v. 11, n. 1, jan./jun. 2010Interações (Campo Grande); Interações v. 11, n. 1, jan./jun. 20101984-042X1518-7012reponame:Interações (Campo Grande. Online)instname:Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)instacron:UCDBporhttps://interacoes.ucdb.br/interacoes/article/view/376/426Brostolin, Marta ReginaCruz, Simone Figueiredoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-10T10:55:40Zoai:ojs.multitemasucdb.emnuvens.com.br:article/376Revistahttps://www.scielo.br/j/inter/PRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||interacoes@ucdb.br|| igor@ucdb.br||suzantoniazzo@ucdb.br1984-042X1518-7012opendoar:2022-05-10T10:55:40Interações (Campo Grande. Online) - Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação e sustentabilidade: o porvir dos povos indígenas no ensino superior em Mato Grosso do Sul |
title |
Educação e sustentabilidade: o porvir dos povos indígenas no ensino superior em Mato Grosso do Sul |
spellingShingle |
Educação e sustentabilidade: o porvir dos povos indígenas no ensino superior em Mato Grosso do Sul Brostolin, Marta Regina Educação superior. Sustentabilidade e interculturalidade. |
title_short |
Educação e sustentabilidade: o porvir dos povos indígenas no ensino superior em Mato Grosso do Sul |
title_full |
Educação e sustentabilidade: o porvir dos povos indígenas no ensino superior em Mato Grosso do Sul |
title_fullStr |
Educação e sustentabilidade: o porvir dos povos indígenas no ensino superior em Mato Grosso do Sul |
title_full_unstemmed |
Educação e sustentabilidade: o porvir dos povos indígenas no ensino superior em Mato Grosso do Sul |
title_sort |
Educação e sustentabilidade: o porvir dos povos indígenas no ensino superior em Mato Grosso do Sul |
author |
Brostolin, Marta Regina |
author_facet |
Brostolin, Marta Regina Cruz, Simone Figueiredo |
author_role |
author |
author2 |
Cruz, Simone Figueiredo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brostolin, Marta Regina Cruz, Simone Figueiredo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação superior. Sustentabilidade e interculturalidade. |
topic |
Educação superior. Sustentabilidade e interculturalidade. |
description |
Nos últimos anos, o governo brasileiro tem adotado medidas de ações afirmativas na área educacionalvisando promover a equidade e a inclusão social das populações desfavorecidas e, entre elas, os povos indígenas.Passados os anos e, com os avanços na implementação dos direitos constitucionais dos povos indígenas, aumenta aprocura destes por educação, inclusive o ensino superior que, até três a quatro anos atrás, apresentava uma demandamuito tímida. Neste cenário, duas Universidades vêm se destacando, a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB),pela sua trajetória histórica no trabalho dos salesianos com os povos indígenas e a Universidade Estadual de MatoGrosso do Sul (UEMS) que, a partir de 2003, instituiu uma política de cotas e de bolsas para esse importantesegmento no Estado de Mato Grosso do Sul. Este trabalho se insere neste contexto, apresentando dados relativos àsituação dos acadêmicos indígenas em MS e se propõe também a contribuir para o debate sobre o porvir daspopulações indígenas no ensino superior, entendendo ser a educação reconhecida por eles como um dos elementoschaves para a viabilização de seus projetos de autonomia e sustentabilidade e o grande desafio posto as instituiçõesde ensino superior no que tange à construção de relações mais simétricas e à promoção do diálogo intercultural emseus espaços acadêmicos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-02-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://interacoes.ucdb.br/interacoes/article/view/376 10.20435/interações.v11i1.376 |
url |
https://interacoes.ucdb.br/interacoes/article/view/376 |
identifier_str_mv |
10.20435/interações.v11i1.376 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://interacoes.ucdb.br/interacoes/article/view/376/426 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica Dom Bosco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica Dom Bosco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interações (Campo Grande); Interações v. 11, n. 1, jan./jun. 2010 Interações (Campo Grande); Interações v. 11, n. 1, jan./jun. 2010 Interações (Campo Grande); Interações v. 11, n. 1, jan./jun. 2010 1984-042X 1518-7012 reponame:Interações (Campo Grande. Online) instname:Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) instacron:UCDB |
instname_str |
Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) |
instacron_str |
UCDB |
institution |
UCDB |
reponame_str |
Interações (Campo Grande. Online) |
collection |
Interações (Campo Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interações (Campo Grande. Online) - Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||interacoes@ucdb.br|| igor@ucdb.br||suzantoniazzo@ucdb.br |
_version_ |
1799304612685021184 |