SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE CONTOS DE ANIMAIS PARA O ENSINO DE COMPREENSÃO E PRODUÇÃO ORAL EM LÍNGUA ALEMÃ NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNICENTRO |
Texto Completo: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/92 |
Resumo: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
id |
UCEN_15b4477cc27f2d0c5c194f234457d5e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:tede/92 |
network_acronym_str |
UCEN |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNICENTRO |
repository_id_str |
|
spelling |
Stutz, LidiaCPF:00000000097http://lattes.cnpq.br/6745029247817385CPF:01167882083http://lattes.cnpq.br/5596498165699127Queroz, Josiete Cristina Schneider2016-09-20T12:12:19Z2016-06-302016-02-01QUEROZ, Josiete Cristina Schneider. SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE CONTOS DE ANIMAIS PARA O ENSINO DE COMPREENSÃO E PRODUÇÃO ORAL EM LÍNGUA ALEMÃ NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. 275 f. Dissertação (Mestrado em Inglês e Literatura Correspondente) - UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste, Guarapuava, 2016.http://localhost:8080/tede/handle/tede/92Made available in DSpace on 2016-09-20T12:12:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PR JOSIETE CRISTINA SCHNEIDER QUEROZ.pdf: 3324971 bytes, checksum: e6d15eb8a3663150d1a2dc9a82a15a33 (MD5) Previous issue date: 2016-02-01Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESA presente pesquisa de mestrado possui como principal objetivo compreender qual é a contribuição de uma sequência didática (SD) de contos de animais para a compreensão e produção oral em língua alemã (LA) na educação infantil (EI). Os objetivos específicos são: a) Construir um modelo didático (MD) sobre os gêneros contos de animais, exemplares e maravilhosos conforme os níveis de análise do interacionismo sociodiscursivo (ISD); b) Elaborar uma SD e, posteriormente, analisá-la, com base nas capacidades de linguagem mobilizadas; c) Analisar as capacidades de linguagem demonstradas pelos alunos durante a produção inicial (PI) e final (PF). Este estudo é relevante para os professores de língua estrangeira (LE) para crianças, principalmente para os de LA levando-se em conta que não há publicações nessa área e os materiais didáticos são escassos (QUEROZ, 2014). Para realizá-lo, nos ancoramos no ISD (BRONCKART, 1999/2012; SCHNEUWLY; DOLZ, 2004/2013) cuja premissa é a aprendizagem de uma língua como um conhecimento construído a partir das interações sociais. Desse modo, propomos a utilização de uma SD sobre o gênero contos de animais como instrumento para ensino. Como as obras originais dos irmãos Grimm e do russo Sergei Prokofjew são compostas por uma linguagem difícil e rebuscada decidimos utilizar as adaptações de Garcia, 2013; Marti, 2008; Kuster, 2004; Brandstetter; Holzer, 2003 e um conto original de Carle, 2010. Com esse trabalho visamos intervir na ordem do ensino e aprendizagem em um contexto composto por crianças de faixa etária entre três e quatro anos de idade, os quais estão inseridos na rede particular de ensino. A geração dos dados foi realizada em três fases: i) observação participativa das aulas com registro das situações em diários e duas fichas de observação; ii) avaliação inicial para diagnosticar as capacidades de linguagem dos alunos; e iii) a gravação em vídeo das práticas realizadas com a SD. Os resultados das observações apontam para a dificuldade dos alunos com a língua, uma vez que a maioria deles só possui um ano de LA. Além disso, concluímos que o grupo pesquisado é bastante heterogêneo, composto por um aluno portador da Síndrome de Asperger, por alunos com problemas de audição, de visão, além das dificuldades de concentração e aceitação mútua. A partir da análise da SD aplicada pudemos constatar que as 40 atividades organizadas em quatro módulos são compostas predominantemente pelas capacidades de significação (CS) e capacidades linguístico-discursivas (CLD). Essas atividades contribuíram para a recontação do conto de animais Das gro?e Radieschen. Além disso, os alunos passaram a utilizar expressões, vocabulário e enunciados trabalhados durante a SD, no seu cotidiano, demonstrando a real apreensão da linguagem.application/pdfhttp://localhost:8080/tede/retrieve/696/PR%20JOSIETE%20CRISTINA%20SCHNEIDER%20QUEROZ.pdf.jpgporUNICENTRO - Universidade Estadual do Centro OestePrograma de Pós-Graduação em Letras (Mestrado)UNICENTROBRUnicentro::Departamento de LetrasSequência DidáticaEducação InfantilLíngua AlemãDidactic SequenceChildhood EducationGerman LanguageLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASSEQUÊNCIA DIDÁTICA DE CONTOS DE ANIMAIS PARA O ENSINO DE COMPREENSÃO E PRODUÇÃO ORAL EM LÍNGUA ALEMÃ NA EDUCAÇÃO INFANTILDidactic Sequence of animal tales for teaching of oral comprehension and production in German Language of childhood educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-36790127027910392826006006006006928445873504035893-54094192628864980882075167498588264571info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNICENTROinstname:Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)instacron:UNICENTROORIGINALPR JOSIETE CRISTINA SCHNEIDER QUEROZ.pdfapplication/pdf3324971http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/92/1/PR+JOSIETE+CRISTINA+SCHNEIDER+QUEROZ.pdfe6d15eb8a3663150d1a2dc9a82a15a33MD51TEXTPR JOSIETE CRISTINA SCHNEIDER QUEROZ.pdf.txtPR JOSIETE CRISTINA SCHNEIDER QUEROZ.pdf.txttext/plain548812http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/92/2/PR+JOSIETE+CRISTINA+SCHNEIDER+QUEROZ.pdf.txt3818d46414e6194583b7f43e130cc66cMD52THUMBNAILPR JOSIETE CRISTINA SCHNEIDER QUEROZ.pdf.jpgPR JOSIETE CRISTINA SCHNEIDER QUEROZ.pdf.jpgimage/jpeg3322http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/92/3/PR+JOSIETE+CRISTINA+SCHNEIDER+QUEROZ.pdf.jpg9099c89502eadc387a0cbb594cf7ec86MD53tede/922021-03-04 16:16:09.97oai:localhost:tede/92Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/PUBhttp://tede.unicentro.br/tde_oai/oai3.phprepositorio@unicentro.br||fabianoqueiroz@yahoo.com.bropendoar:2021-03-04T19:16:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE CONTOS DE ANIMAIS PARA O ENSINO DE COMPREENSÃO E PRODUÇÃO ORAL EM LÍNGUA ALEMÃ NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Didactic Sequence of animal tales for teaching of oral comprehension and production in German Language of childhood education |
title |
SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE CONTOS DE ANIMAIS PARA O ENSINO DE COMPREENSÃO E PRODUÇÃO ORAL EM LÍNGUA ALEMÃ NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
spellingShingle |
SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE CONTOS DE ANIMAIS PARA O ENSINO DE COMPREENSÃO E PRODUÇÃO ORAL EM LÍNGUA ALEMÃ NA EDUCAÇÃO INFANTIL Queroz, Josiete Cristina Schneider Sequência Didática Educação Infantil Língua Alemã Didactic Sequence Childhood Education German Language LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
title_short |
SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE CONTOS DE ANIMAIS PARA O ENSINO DE COMPREENSÃO E PRODUÇÃO ORAL EM LÍNGUA ALEMÃ NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_full |
SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE CONTOS DE ANIMAIS PARA O ENSINO DE COMPREENSÃO E PRODUÇÃO ORAL EM LÍNGUA ALEMÃ NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_fullStr |
SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE CONTOS DE ANIMAIS PARA O ENSINO DE COMPREENSÃO E PRODUÇÃO ORAL EM LÍNGUA ALEMÃ NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_full_unstemmed |
SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE CONTOS DE ANIMAIS PARA O ENSINO DE COMPREENSÃO E PRODUÇÃO ORAL EM LÍNGUA ALEMÃ NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_sort |
SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE CONTOS DE ANIMAIS PARA O ENSINO DE COMPREENSÃO E PRODUÇÃO ORAL EM LÍNGUA ALEMÃ NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
author |
Queroz, Josiete Cristina Schneider |
author_facet |
Queroz, Josiete Cristina Schneider |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Stutz, Lidia |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:00000000097 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6745029247817385 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:01167882083 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5596498165699127 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Queroz, Josiete Cristina Schneider |
contributor_str_mv |
Stutz, Lidia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sequência Didática Educação Infantil Língua Alemã |
topic |
Sequência Didática Educação Infantil Língua Alemã Didactic Sequence Childhood Education German Language LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Didactic Sequence Childhood Education German Language |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
description |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
publishDate |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-09-20T12:12:19Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-06-30 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-02-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
QUEROZ, Josiete Cristina Schneider. SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE CONTOS DE ANIMAIS PARA O ENSINO DE COMPREENSÃO E PRODUÇÃO ORAL EM LÍNGUA ALEMÃ NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. 275 f. Dissertação (Mestrado em Inglês e Literatura Correspondente) - UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste, Guarapuava, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://localhost:8080/tede/handle/tede/92 |
identifier_str_mv |
QUEROZ, Josiete Cristina Schneider. SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE CONTOS DE ANIMAIS PARA O ENSINO DE COMPREENSÃO E PRODUÇÃO ORAL EM LÍNGUA ALEMÃ NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. 275 f. Dissertação (Mestrado em Inglês e Literatura Correspondente) - UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste, Guarapuava, 2016. |
url |
http://localhost:8080/tede/handle/tede/92 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
-3679012702791039282 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
600 600 600 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
6928445873504035893 |
dc.relation.cnpq.fl_str_mv |
-5409419262886498088 |
dc.relation.sponsorship.fl_str_mv |
2075167498588264571 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Letras (Mestrado) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNICENTRO |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Unicentro::Departamento de Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNICENTRO instname:Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) instacron:UNICENTRO |
instname_str |
Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) |
instacron_str |
UNICENTRO |
institution |
UNICENTRO |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNICENTRO |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNICENTRO |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/92/1/PR+JOSIETE+CRISTINA+SCHNEIDER+QUEROZ.pdf http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/92/2/PR+JOSIETE+CRISTINA+SCHNEIDER+QUEROZ.pdf.txt http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/92/3/PR+JOSIETE+CRISTINA+SCHNEIDER+QUEROZ.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e6d15eb8a3663150d1a2dc9a82a15a33 3818d46414e6194583b7f43e130cc66c 9099c89502eadc387a0cbb594cf7ec86 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unicentro.br||fabianoqueiroz@yahoo.com.br |
_version_ |
1811733805708345344 |