SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE CONTOS DE ANIMAIS PARA O ENSINO DE COMPREENSÃO E PRODUÇÃO ORAL EM LÍNGUA ALEMÃ NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queroz, Josiete Cristina Schneider
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNICENTRO
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/92
Resumo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
id UCEN_15b4477cc27f2d0c5c194f234457d5e9
oai_identifier_str oai:localhost:tede/92
network_acronym_str UCEN
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNICENTRO
repository_id_str
spelling Stutz, LidiaCPF:00000000097http://lattes.cnpq.br/6745029247817385CPF:01167882083http://lattes.cnpq.br/5596498165699127Queroz, Josiete Cristina Schneider2016-09-20T12:12:19Z2016-06-302016-02-01QUEROZ, Josiete Cristina Schneider. SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE CONTOS DE ANIMAIS PARA O ENSINO DE COMPREENSÃO E PRODUÇÃO ORAL EM LÍNGUA ALEMÃ NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. 275 f. Dissertação (Mestrado em Inglês e Literatura Correspondente) - UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste, Guarapuava, 2016.http://localhost:8080/tede/handle/tede/92Made available in DSpace on 2016-09-20T12:12:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PR JOSIETE CRISTINA SCHNEIDER QUEROZ.pdf: 3324971 bytes, checksum: e6d15eb8a3663150d1a2dc9a82a15a33 (MD5) Previous issue date: 2016-02-01Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESA presente pesquisa de mestrado possui como principal objetivo compreender qual é a contribuição de uma sequência didática (SD) de contos de animais para a compreensão e produção oral em língua alemã (LA) na educação infantil (EI). Os objetivos específicos são: a) Construir um modelo didático (MD) sobre os gêneros contos de animais, exemplares e maravilhosos conforme os níveis de análise do interacionismo sociodiscursivo (ISD); b) Elaborar uma SD e, posteriormente, analisá-la, com base nas capacidades de linguagem mobilizadas; c) Analisar as capacidades de linguagem demonstradas pelos alunos durante a produção inicial (PI) e final (PF). Este estudo é relevante para os professores de língua estrangeira (LE) para crianças, principalmente para os de LA levando-se em conta que não há publicações nessa área e os materiais didáticos são escassos (QUEROZ, 2014). Para realizá-lo, nos ancoramos no ISD (BRONCKART, 1999/2012; SCHNEUWLY; DOLZ, 2004/2013) cuja premissa é a aprendizagem de uma língua como um conhecimento construído a partir das interações sociais. Desse modo, propomos a utilização de uma SD sobre o gênero contos de animais como instrumento para ensino. Como as obras originais dos irmãos Grimm e do russo Sergei Prokofjew são compostas por uma linguagem difícil e rebuscada decidimos utilizar as adaptações de Garcia, 2013; Marti, 2008; Kuster, 2004; Brandstetter; Holzer, 2003 e um conto original de Carle, 2010. Com esse trabalho visamos intervir na ordem do ensino e aprendizagem em um contexto composto por crianças de faixa etária entre três e quatro anos de idade, os quais estão inseridos na rede particular de ensino. A geração dos dados foi realizada em três fases: i) observação participativa das aulas com registro das situações em diários e duas fichas de observação; ii) avaliação inicial para diagnosticar as capacidades de linguagem dos alunos; e iii) a gravação em vídeo das práticas realizadas com a SD. Os resultados das observações apontam para a dificuldade dos alunos com a língua, uma vez que a maioria deles só possui um ano de LA. Além disso, concluímos que o grupo pesquisado é bastante heterogêneo, composto por um aluno portador da Síndrome de Asperger, por alunos com problemas de audição, de visão, além das dificuldades de concentração e aceitação mútua. A partir da análise da SD aplicada pudemos constatar que as 40 atividades organizadas em quatro módulos são compostas predominantemente pelas capacidades de significação (CS) e capacidades linguístico-discursivas (CLD). Essas atividades contribuíram para a recontação do conto de animais Das gro?e Radieschen. Além disso, os alunos passaram a utilizar expressões, vocabulário e enunciados trabalhados durante a SD, no seu cotidiano, demonstrando a real apreensão da linguagem.application/pdfhttp://localhost:8080/tede/retrieve/696/PR%20JOSIETE%20CRISTINA%20SCHNEIDER%20QUEROZ.pdf.jpgporUNICENTRO - Universidade Estadual do Centro OestePrograma de Pós-Graduação em Letras (Mestrado)UNICENTROBRUnicentro::Departamento de LetrasSequência DidáticaEducação InfantilLíngua AlemãDidactic SequenceChildhood EducationGerman LanguageLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASSEQUÊNCIA DIDÁTICA DE CONTOS DE ANIMAIS PARA O ENSINO DE COMPREENSÃO E PRODUÇÃO ORAL EM LÍNGUA ALEMÃ NA EDUCAÇÃO INFANTILDidactic Sequence of animal tales for teaching of oral comprehension and production in German Language of childhood educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-36790127027910392826006006006006928445873504035893-54094192628864980882075167498588264571info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNICENTROinstname:Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)instacron:UNICENTROORIGINALPR JOSIETE CRISTINA SCHNEIDER QUEROZ.pdfapplication/pdf3324971http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/92/1/PR+JOSIETE+CRISTINA+SCHNEIDER+QUEROZ.pdfe6d15eb8a3663150d1a2dc9a82a15a33MD51TEXTPR JOSIETE CRISTINA SCHNEIDER QUEROZ.pdf.txtPR JOSIETE CRISTINA SCHNEIDER QUEROZ.pdf.txttext/plain548812http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/92/2/PR+JOSIETE+CRISTINA+SCHNEIDER+QUEROZ.pdf.txt3818d46414e6194583b7f43e130cc66cMD52THUMBNAILPR JOSIETE CRISTINA SCHNEIDER QUEROZ.pdf.jpgPR JOSIETE CRISTINA SCHNEIDER QUEROZ.pdf.jpgimage/jpeg3322http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/92/3/PR+JOSIETE+CRISTINA+SCHNEIDER+QUEROZ.pdf.jpg9099c89502eadc387a0cbb594cf7ec86MD53tede/922021-03-04 16:16:09.97oai:localhost:tede/92Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/PUBhttp://tede.unicentro.br/tde_oai/oai3.phprepositorio@unicentro.br||fabianoqueiroz@yahoo.com.bropendoar:2021-03-04T19:16:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)false
dc.title.por.fl_str_mv SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE CONTOS DE ANIMAIS PARA O ENSINO DE COMPREENSÃO E PRODUÇÃO ORAL EM LÍNGUA ALEMÃ NA EDUCAÇÃO INFANTIL
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Didactic Sequence of animal tales for teaching of oral comprehension and production in German Language of childhood education
title SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE CONTOS DE ANIMAIS PARA O ENSINO DE COMPREENSÃO E PRODUÇÃO ORAL EM LÍNGUA ALEMÃ NA EDUCAÇÃO INFANTIL
spellingShingle SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE CONTOS DE ANIMAIS PARA O ENSINO DE COMPREENSÃO E PRODUÇÃO ORAL EM LÍNGUA ALEMÃ NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Queroz, Josiete Cristina Schneider
Sequência Didática
Educação Infantil
Língua Alemã
Didactic Sequence
Childhood Education
German Language
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
title_short SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE CONTOS DE ANIMAIS PARA O ENSINO DE COMPREENSÃO E PRODUÇÃO ORAL EM LÍNGUA ALEMÃ NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_full SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE CONTOS DE ANIMAIS PARA O ENSINO DE COMPREENSÃO E PRODUÇÃO ORAL EM LÍNGUA ALEMÃ NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_fullStr SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE CONTOS DE ANIMAIS PARA O ENSINO DE COMPREENSÃO E PRODUÇÃO ORAL EM LÍNGUA ALEMÃ NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_full_unstemmed SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE CONTOS DE ANIMAIS PARA O ENSINO DE COMPREENSÃO E PRODUÇÃO ORAL EM LÍNGUA ALEMÃ NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_sort SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE CONTOS DE ANIMAIS PARA O ENSINO DE COMPREENSÃO E PRODUÇÃO ORAL EM LÍNGUA ALEMÃ NA EDUCAÇÃO INFANTIL
author Queroz, Josiete Cristina Schneider
author_facet Queroz, Josiete Cristina Schneider
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Stutz, Lidia
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:00000000097
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6745029247817385
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:01167882083
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5596498165699127
dc.contributor.author.fl_str_mv Queroz, Josiete Cristina Schneider
contributor_str_mv Stutz, Lidia
dc.subject.por.fl_str_mv Sequência Didática
Educação Infantil
Língua Alemã
topic Sequência Didática
Educação Infantil
Língua Alemã
Didactic Sequence
Childhood Education
German Language
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
dc.subject.eng.fl_str_mv Didactic Sequence
Childhood Education
German Language
dc.subject.cnpq.fl_str_mv LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-09-20T12:12:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-06-30
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-02-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv QUEROZ, Josiete Cristina Schneider. SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE CONTOS DE ANIMAIS PARA O ENSINO DE COMPREENSÃO E PRODUÇÃO ORAL EM LÍNGUA ALEMÃ NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. 275 f. Dissertação (Mestrado em Inglês e Literatura Correspondente) - UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste, Guarapuava, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://localhost:8080/tede/handle/tede/92
identifier_str_mv QUEROZ, Josiete Cristina Schneider. SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE CONTOS DE ANIMAIS PARA O ENSINO DE COMPREENSÃO E PRODUÇÃO ORAL EM LÍNGUA ALEMÃ NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. 275 f. Dissertação (Mestrado em Inglês e Literatura Correspondente) - UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste, Guarapuava, 2016.
url http://localhost:8080/tede/handle/tede/92
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv -3679012702791039282
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
600
600
dc.relation.department.fl_str_mv 6928445873504035893
dc.relation.cnpq.fl_str_mv -5409419262886498088
dc.relation.sponsorship.fl_str_mv 2075167498588264571
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras (Mestrado)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNICENTRO
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Unicentro::Departamento de Letras
publisher.none.fl_str_mv UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNICENTRO
instname:Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
instacron:UNICENTRO
instname_str Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
instacron_str UNICENTRO
institution UNICENTRO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNICENTRO
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNICENTRO
bitstream.url.fl_str_mv http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/92/1/PR+JOSIETE+CRISTINA+SCHNEIDER+QUEROZ.pdf
http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/92/2/PR+JOSIETE+CRISTINA+SCHNEIDER+QUEROZ.pdf.txt
http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/92/3/PR+JOSIETE+CRISTINA+SCHNEIDER+QUEROZ.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e6d15eb8a3663150d1a2dc9a82a15a33
3818d46414e6194583b7f43e130cc66c
9099c89502eadc387a0cbb594cf7ec86
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unicentro.br||fabianoqueiroz@yahoo.com.br
_version_ 1811733805708345344