Relações Raciais entre Universitários no Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado,Elielma Ayres
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: Barcelos,Luiz Cláudio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Afro-Asiáticos
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-546X2001000200002
Resumo: Este artigo analisa alguns aspectos da vivência de estudantes universitários e sua percepção das relações raciais no Brasil, utilizando dados de uma pesquisa que recorreu a procedimentos quantitativos e qualitativos. Investigamos como os estudantes compreendem a existência de tratamento diferenciado entre negros e brancos na sociedade em geral e na universidade em particular, suas opiniões para a presença de poucos negros na universidade e que tipo de medida poder-se-ia adotar para aumentar essa presença. Em entrevistas com os estudantes que responderam ao questionário, procurou-se entender os aspectos recorrentes nas elaborações discursivas dos estudantes acerca dos temas acima mencionados. Identifica-se, em geral, uma tendência desse segmento específico da população a reconhecer a existência da discriminação na sociedade, mas não na universidade. Da mesma forma, há uma baixa adesão à idéia de se promover políticas específicas para a promoção do aumento de negros na universidade. Embora o subgrupo que mais apóia a adoção de medidas com esse objetivo seja o de negros na universidade particular, a principal clivagem em relação a esse aspecto está entre os alunos da universidade pública vis-à-vis os da universidade particular.
id UCM-1_a60a7f1921c434ad50406f788c4866b6
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-546X2001000200002
network_acronym_str UCM-1
network_name_str Estudos Afro-Asiáticos
repository_id_str
spelling Relações Raciais entre Universitários no Rio de Janeirorelações raciaisnegros na Universidadediscriminação racialRio de JaneiroEste artigo analisa alguns aspectos da vivência de estudantes universitários e sua percepção das relações raciais no Brasil, utilizando dados de uma pesquisa que recorreu a procedimentos quantitativos e qualitativos. Investigamos como os estudantes compreendem a existência de tratamento diferenciado entre negros e brancos na sociedade em geral e na universidade em particular, suas opiniões para a presença de poucos negros na universidade e que tipo de medida poder-se-ia adotar para aumentar essa presença. Em entrevistas com os estudantes que responderam ao questionário, procurou-se entender os aspectos recorrentes nas elaborações discursivas dos estudantes acerca dos temas acima mencionados. Identifica-se, em geral, uma tendência desse segmento específico da população a reconhecer a existência da discriminação na sociedade, mas não na universidade. Da mesma forma, há uma baixa adesão à idéia de se promover políticas específicas para a promoção do aumento de negros na universidade. Embora o subgrupo que mais apóia a adoção de medidas com esse objetivo seja o de negros na universidade particular, a principal clivagem em relação a esse aspecto está entre os alunos da universidade pública vis-à-vis os da universidade particular.Universidade Cândido Mendes2001-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-546X2001000200002Estudos Afro-Asiáticos v.23 n.2 2001reponame:Estudos Afro-Asiáticosinstname:Universidade Cândido Mendes (UCAM)instacron:UCM10.1590/S0101-546X2001000200002info:eu-repo/semantics/openAccessMachado,Elielma AyresBarcelos,Luiz Cláudiopor2002-12-17T00:00:00Zoai:scielo:S0101-546X2001000200002Revistahttp://www.scielo.br/eaaONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpceaa@candidomendes.edu.br||afro@candidomendes.edu.br1678-46500101-546Xopendoar:2002-12-17T00:00Estudos Afro-Asiáticos - Universidade Cândido Mendes (UCAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Relações Raciais entre Universitários no Rio de Janeiro
title Relações Raciais entre Universitários no Rio de Janeiro
spellingShingle Relações Raciais entre Universitários no Rio de Janeiro
Machado,Elielma Ayres
relações raciais
negros na Universidade
discriminação racial
Rio de Janeiro
title_short Relações Raciais entre Universitários no Rio de Janeiro
title_full Relações Raciais entre Universitários no Rio de Janeiro
title_fullStr Relações Raciais entre Universitários no Rio de Janeiro
title_full_unstemmed Relações Raciais entre Universitários no Rio de Janeiro
title_sort Relações Raciais entre Universitários no Rio de Janeiro
author Machado,Elielma Ayres
author_facet Machado,Elielma Ayres
Barcelos,Luiz Cláudio
author_role author
author2 Barcelos,Luiz Cláudio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado,Elielma Ayres
Barcelos,Luiz Cláudio
dc.subject.por.fl_str_mv relações raciais
negros na Universidade
discriminação racial
Rio de Janeiro
topic relações raciais
negros na Universidade
discriminação racial
Rio de Janeiro
description Este artigo analisa alguns aspectos da vivência de estudantes universitários e sua percepção das relações raciais no Brasil, utilizando dados de uma pesquisa que recorreu a procedimentos quantitativos e qualitativos. Investigamos como os estudantes compreendem a existência de tratamento diferenciado entre negros e brancos na sociedade em geral e na universidade em particular, suas opiniões para a presença de poucos negros na universidade e que tipo de medida poder-se-ia adotar para aumentar essa presença. Em entrevistas com os estudantes que responderam ao questionário, procurou-se entender os aspectos recorrentes nas elaborações discursivas dos estudantes acerca dos temas acima mencionados. Identifica-se, em geral, uma tendência desse segmento específico da população a reconhecer a existência da discriminação na sociedade, mas não na universidade. Da mesma forma, há uma baixa adesão à idéia de se promover políticas específicas para a promoção do aumento de negros na universidade. Embora o subgrupo que mais apóia a adoção de medidas com esse objetivo seja o de negros na universidade particular, a principal clivagem em relação a esse aspecto está entre os alunos da universidade pública vis-à-vis os da universidade particular.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-546X2001000200002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-546X2001000200002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-546X2001000200002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Cândido Mendes
publisher.none.fl_str_mv Universidade Cândido Mendes
dc.source.none.fl_str_mv Estudos Afro-Asiáticos v.23 n.2 2001
reponame:Estudos Afro-Asiáticos
instname:Universidade Cândido Mendes (UCAM)
instacron:UCM
instname_str Universidade Cândido Mendes (UCAM)
instacron_str UCM
institution UCM
reponame_str Estudos Afro-Asiáticos
collection Estudos Afro-Asiáticos
repository.name.fl_str_mv Estudos Afro-Asiáticos - Universidade Cândido Mendes (UCAM)
repository.mail.fl_str_mv ceaa@candidomendes.edu.br||afro@candidomendes.edu.br
_version_ 1754734627468083200