DIREITOS FUNDAMENTAIS E A PARTICIPAÇÃO SOCIAL DA MULHER NO ISLÃ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Porfírio de Castro Vieira, Danilo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Mariano dos Santos, Thamyres Teresa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Lex Humana
Texto Completo: https://seer.ucp.br/seer/index.php/LexHumana/article/view/1809
Resumo: Os direitos da mulher muçulmana, destacados pelo Alcorão e os textos sagrados do Islã, estão em evidência nos últimos anos, principalmente ao ter em vista as perspectivas ocidentais para com a situação da mulher islâmica e as constantes violações de seus direitos por grupos radicais. Assim, este trabalho, propõe apresentar uma análise acerca do papel social desempenhado pela mulher na comunidade muçulmana e seus direitos fundamentais conforme os escritos islâmicos. Ademais, salientar os contrastes entre os mundos ocidental e oriental islâmico de forma a compreender que a emancipação feminina não é apenas um discurso incorporado à modernidade ocidental, e as justificativas de expansão do modelo ocidental para o oriente. São realizadas considerações com base nas publicações de estudiosos acerca dos princípios liberais ocidentais, da teoria pós-colonial como forma de contrapor o ocidentalismo (eurocentrismo), da religião islâmica e são utilizados trechos dos livros sagrados do Islã, o qual coloca-se em destaque o Alcorão. Cujo resultado revelou que com o surgimento do Islã em meados do século VII d.C., as mulheres obtiveram direitos que só foram admitidos pelo Ocidente em tempos recentes.
id UCP-1_44ff67dcbd36b2298de062c6c1f2d5ca
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1809
network_acronym_str UCP-1
network_name_str Lex Humana
repository_id_str
spelling DIREITOS FUNDAMENTAIS E A PARTICIPAÇÃO SOCIAL DA MULHER NO ISLÃIslã. Modernidade. Direitos fundamentais. Direitos da Mulher.Os direitos da mulher muçulmana, destacados pelo Alcorão e os textos sagrados do Islã, estão em evidência nos últimos anos, principalmente ao ter em vista as perspectivas ocidentais para com a situação da mulher islâmica e as constantes violações de seus direitos por grupos radicais. Assim, este trabalho, propõe apresentar uma análise acerca do papel social desempenhado pela mulher na comunidade muçulmana e seus direitos fundamentais conforme os escritos islâmicos. Ademais, salientar os contrastes entre os mundos ocidental e oriental islâmico de forma a compreender que a emancipação feminina não é apenas um discurso incorporado à modernidade ocidental, e as justificativas de expansão do modelo ocidental para o oriente. São realizadas considerações com base nas publicações de estudiosos acerca dos princípios liberais ocidentais, da teoria pós-colonial como forma de contrapor o ocidentalismo (eurocentrismo), da religião islâmica e são utilizados trechos dos livros sagrados do Islã, o qual coloca-se em destaque o Alcorão. Cujo resultado revelou que com o surgimento do Islã em meados do século VII d.C., as mulheres obtiveram direitos que só foram admitidos pelo Ocidente em tempos recentes.Universidade Católica de Petrópolis2019-10-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpesquisa histórica; revisão de literaturaapplication/pdfhttps://seer.ucp.br/seer/index.php/LexHumana/article/view/1809Lex Humana (ISSN 2175-0947); Vol. 11 No. 1 (2019): JAN.-JUN.; 1-31Lex Humana (ISSN 2175-0947); v. 11 n. 1 (2019): JAN.-JUN.; 1-312175-0947reponame:Lex Humanainstname:Universidade Católica de Petrópolis (UCP)instacron:UCPporhttps://seer.ucp.br/seer/index.php/LexHumana/article/view/1809/783Porfírio de Castro Vieira, DaniloMariano dos Santos, Thamyres Teresainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-02-27T09:59:17Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1809Revistahttp://seer.ucp.br/seer/index.php?journal=LexHumanahttp://seer.ucp.br/seer/index.php/LexHumana/oai||sergio.salles@ucp.br2175-09472175-0947opendoar:2023-02-27T09:59:17Lex Humana - Universidade Católica de Petrópolis (UCP)false
dc.title.none.fl_str_mv DIREITOS FUNDAMENTAIS E A PARTICIPAÇÃO SOCIAL DA MULHER NO ISLÃ
title DIREITOS FUNDAMENTAIS E A PARTICIPAÇÃO SOCIAL DA MULHER NO ISLÃ
spellingShingle DIREITOS FUNDAMENTAIS E A PARTICIPAÇÃO SOCIAL DA MULHER NO ISLÃ
Porfírio de Castro Vieira, Danilo
Islã. Modernidade. Direitos fundamentais. Direitos da Mulher.
title_short DIREITOS FUNDAMENTAIS E A PARTICIPAÇÃO SOCIAL DA MULHER NO ISLÃ
title_full DIREITOS FUNDAMENTAIS E A PARTICIPAÇÃO SOCIAL DA MULHER NO ISLÃ
title_fullStr DIREITOS FUNDAMENTAIS E A PARTICIPAÇÃO SOCIAL DA MULHER NO ISLÃ
title_full_unstemmed DIREITOS FUNDAMENTAIS E A PARTICIPAÇÃO SOCIAL DA MULHER NO ISLÃ
title_sort DIREITOS FUNDAMENTAIS E A PARTICIPAÇÃO SOCIAL DA MULHER NO ISLÃ
author Porfírio de Castro Vieira, Danilo
author_facet Porfírio de Castro Vieira, Danilo
Mariano dos Santos, Thamyres Teresa
author_role author
author2 Mariano dos Santos, Thamyres Teresa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Porfírio de Castro Vieira, Danilo
Mariano dos Santos, Thamyres Teresa
dc.subject.por.fl_str_mv Islã. Modernidade. Direitos fundamentais. Direitos da Mulher.
topic Islã. Modernidade. Direitos fundamentais. Direitos da Mulher.
description Os direitos da mulher muçulmana, destacados pelo Alcorão e os textos sagrados do Islã, estão em evidência nos últimos anos, principalmente ao ter em vista as perspectivas ocidentais para com a situação da mulher islâmica e as constantes violações de seus direitos por grupos radicais. Assim, este trabalho, propõe apresentar uma análise acerca do papel social desempenhado pela mulher na comunidade muçulmana e seus direitos fundamentais conforme os escritos islâmicos. Ademais, salientar os contrastes entre os mundos ocidental e oriental islâmico de forma a compreender que a emancipação feminina não é apenas um discurso incorporado à modernidade ocidental, e as justificativas de expansão do modelo ocidental para o oriente. São realizadas considerações com base nas publicações de estudiosos acerca dos princípios liberais ocidentais, da teoria pós-colonial como forma de contrapor o ocidentalismo (eurocentrismo), da religião islâmica e são utilizados trechos dos livros sagrados do Islã, o qual coloca-se em destaque o Alcorão. Cujo resultado revelou que com o surgimento do Islã em meados do século VII d.C., as mulheres obtiveram direitos que só foram admitidos pelo Ocidente em tempos recentes.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
pesquisa histórica; revisão de literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ucp.br/seer/index.php/LexHumana/article/view/1809
url https://seer.ucp.br/seer/index.php/LexHumana/article/view/1809
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ucp.br/seer/index.php/LexHumana/article/view/1809/783
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Petrópolis
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Petrópolis
dc.source.none.fl_str_mv Lex Humana (ISSN 2175-0947); Vol. 11 No. 1 (2019): JAN.-JUN.; 1-31
Lex Humana (ISSN 2175-0947); v. 11 n. 1 (2019): JAN.-JUN.; 1-31
2175-0947
reponame:Lex Humana
instname:Universidade Católica de Petrópolis (UCP)
instacron:UCP
instname_str Universidade Católica de Petrópolis (UCP)
instacron_str UCP
institution UCP
reponame_str Lex Humana
collection Lex Humana
repository.name.fl_str_mv Lex Humana - Universidade Católica de Petrópolis (UCP)
repository.mail.fl_str_mv ||sergio.salles@ucp.br
_version_ 1798044954358972416