PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO: A NOVA CEPA DA LÓGICA CAPITALISTA AUTOFÁGICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Candido, Gerardo Gallo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Lex Humana
Texto Completo: https://seer.ucp.br/seer/index.php/LexHumana/article/view/2062
Resumo: As conquistas históricas das classes trabalhadoras tiveram por resultado, apenas, o arrefecimento temporal da lógica sórdida autofágica do capitalismo. Essa lógica autodestrutiva vem apresentando novas cepas capazes de fazer ressurgir a precariedade da origem linguística da palavra “trabalho” (tripalium), torturando aqueles que são imprescindíveis para a sustentação do capital. Na década de 1970, surgiu um novo modelo chamado de neoliberal, cujo eixo é a otimização da competitividade e concorrência como fator de desenvolvimento. Essa lógica transfere os riscos para a classe trabalhadora, pela relativização do trabalho, o que intensifica a insegurança dos trabalhadores. Esse modelo neoliberal criou uma nova classe ou subclasse de milhões de trabalhadores que recebem a hipócrita nomenclatura de “empreendedores”. Este estudo tem por objetivo analisar como a precarização do trabalho pode conduzir a sociedade atual ao seu desaparecimento ou à uma significativa mudança em seus moldes, caso não seja revista essa lógica nefasta. A empreitada sugere um exame teórico sobre a precarização do trabalho e uma análise da fundamentação dos direitos humanos dos trabalhadores e das recentes decisões dos tribunais trabalhistas brasileiros (e internacionais) sobre esse flagelo sociolaboral.
id UCP-1_83a60fff5079b9e35ac79e46857d622e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2062
network_acronym_str UCP-1
network_name_str Lex Humana
repository_id_str
spelling PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO: A NOVA CEPA DA LÓGICA CAPITALISTA AUTOFÁGICADireitos HumanosDireitos Humanos dos TrabalhadoresNeoliberalismoFlexibilizaçãoEmpreendedoresTripálioAs conquistas históricas das classes trabalhadoras tiveram por resultado, apenas, o arrefecimento temporal da lógica sórdida autofágica do capitalismo. Essa lógica autodestrutiva vem apresentando novas cepas capazes de fazer ressurgir a precariedade da origem linguística da palavra “trabalho” (tripalium), torturando aqueles que são imprescindíveis para a sustentação do capital. Na década de 1970, surgiu um novo modelo chamado de neoliberal, cujo eixo é a otimização da competitividade e concorrência como fator de desenvolvimento. Essa lógica transfere os riscos para a classe trabalhadora, pela relativização do trabalho, o que intensifica a insegurança dos trabalhadores. Esse modelo neoliberal criou uma nova classe ou subclasse de milhões de trabalhadores que recebem a hipócrita nomenclatura de “empreendedores”. Este estudo tem por objetivo analisar como a precarização do trabalho pode conduzir a sociedade atual ao seu desaparecimento ou à uma significativa mudança em seus moldes, caso não seja revista essa lógica nefasta. A empreitada sugere um exame teórico sobre a precarização do trabalho e uma análise da fundamentação dos direitos humanos dos trabalhadores e das recentes decisões dos tribunais trabalhistas brasileiros (e internacionais) sobre esse flagelo sociolaboral.Universidade Católica de Petrópolis2021-05-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão Bibliográfica; Decisões Judiciais;application/pdfhttps://seer.ucp.br/seer/index.php/LexHumana/article/view/2062Lex Humana (ISSN 2175-0947); Vol. 13 No. 1 (2021): JAN.-JUL.; 50-74Lex Humana (ISSN 2175-0947); v. 13 n. 1 (2021): JAN.-JUL.; 50-742175-0947reponame:Lex Humanainstname:Universidade Católica de Petrópolis (UCP)instacron:UCPporhttps://seer.ucp.br/seer/index.php/LexHumana/article/view/2062/928Candido, Gerardo Galloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-02-27T09:55:26Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2062Revistahttp://seer.ucp.br/seer/index.php?journal=LexHumanaPUBhttp://seer.ucp.br/seer/index.php/LexHumana/oai||sergio.salles@ucp.br2175-09472175-0947opendoar:2023-02-27T09:55:26Lex Humana - Universidade Católica de Petrópolis (UCP)false
dc.title.none.fl_str_mv PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO: A NOVA CEPA DA LÓGICA CAPITALISTA AUTOFÁGICA
title PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO: A NOVA CEPA DA LÓGICA CAPITALISTA AUTOFÁGICA
spellingShingle PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO: A NOVA CEPA DA LÓGICA CAPITALISTA AUTOFÁGICA
Candido, Gerardo Gallo
Direitos Humanos
Direitos Humanos dos Trabalhadores
Neoliberalismo
Flexibilização
Empreendedores
Tripálio
title_short PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO: A NOVA CEPA DA LÓGICA CAPITALISTA AUTOFÁGICA
title_full PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO: A NOVA CEPA DA LÓGICA CAPITALISTA AUTOFÁGICA
title_fullStr PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO: A NOVA CEPA DA LÓGICA CAPITALISTA AUTOFÁGICA
title_full_unstemmed PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO: A NOVA CEPA DA LÓGICA CAPITALISTA AUTOFÁGICA
title_sort PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO: A NOVA CEPA DA LÓGICA CAPITALISTA AUTOFÁGICA
author Candido, Gerardo Gallo
author_facet Candido, Gerardo Gallo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Candido, Gerardo Gallo
dc.subject.por.fl_str_mv Direitos Humanos
Direitos Humanos dos Trabalhadores
Neoliberalismo
Flexibilização
Empreendedores
Tripálio
topic Direitos Humanos
Direitos Humanos dos Trabalhadores
Neoliberalismo
Flexibilização
Empreendedores
Tripálio
description As conquistas históricas das classes trabalhadoras tiveram por resultado, apenas, o arrefecimento temporal da lógica sórdida autofágica do capitalismo. Essa lógica autodestrutiva vem apresentando novas cepas capazes de fazer ressurgir a precariedade da origem linguística da palavra “trabalho” (tripalium), torturando aqueles que são imprescindíveis para a sustentação do capital. Na década de 1970, surgiu um novo modelo chamado de neoliberal, cujo eixo é a otimização da competitividade e concorrência como fator de desenvolvimento. Essa lógica transfere os riscos para a classe trabalhadora, pela relativização do trabalho, o que intensifica a insegurança dos trabalhadores. Esse modelo neoliberal criou uma nova classe ou subclasse de milhões de trabalhadores que recebem a hipócrita nomenclatura de “empreendedores”. Este estudo tem por objetivo analisar como a precarização do trabalho pode conduzir a sociedade atual ao seu desaparecimento ou à uma significativa mudança em seus moldes, caso não seja revista essa lógica nefasta. A empreitada sugere um exame teórico sobre a precarização do trabalho e uma análise da fundamentação dos direitos humanos dos trabalhadores e das recentes decisões dos tribunais trabalhistas brasileiros (e internacionais) sobre esse flagelo sociolaboral.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Revisão Bibliográfica; Decisões Judiciais;
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ucp.br/seer/index.php/LexHumana/article/view/2062
url https://seer.ucp.br/seer/index.php/LexHumana/article/view/2062
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ucp.br/seer/index.php/LexHumana/article/view/2062/928
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Petrópolis
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Petrópolis
dc.source.none.fl_str_mv Lex Humana (ISSN 2175-0947); Vol. 13 No. 1 (2021): JAN.-JUL.; 50-74
Lex Humana (ISSN 2175-0947); v. 13 n. 1 (2021): JAN.-JUL.; 50-74
2175-0947
reponame:Lex Humana
instname:Universidade Católica de Petrópolis (UCP)
instacron:UCP
instname_str Universidade Católica de Petrópolis (UCP)
instacron_str UCP
institution UCP
reponame_str Lex Humana
collection Lex Humana
repository.name.fl_str_mv Lex Humana - Universidade Católica de Petrópolis (UCP)
repository.mail.fl_str_mv ||sergio.salles@ucp.br
_version_ 1809279386770210816