Considerações epistemológicas sobre falhas e acidentes em engenharia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Luiz Roberto
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Miranda, Daniel Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Synesis (Online)
Texto Completo: https://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/1438
Resumo: O presente artigo pontua a relevância de uma “reflexão sobre a práxis” da Engenharia e, em especial, da Engenharia de Corrosão. Trata-se de uma crítica sobre o “encantamento” pela aferição de ferramentas de cálculo e medidas no intuito de resgatar a contradição epistemológica básica da citada Ciência, a saber: Aquilo que provêm do homem (capacidade de projetar, construir, normatizar, resolver problemas complexos) versus a relação desses “engenhos” com fenômenos espontâneos, não lineares e irreversíveis. Evidenciaremos, dessa forma, contradições entre método e prática; Entre sistemas normativos “estáticos” e fenômenos “dinâmicos”; Entre gênese de projetos em Engenharia baseados nos princípios físicos de simetria os quais, dada sua evolução temporal, ficam expostos a interfaces ambientais assimétricas em sua essência. Por fim, almejamos contribuir para o permanente e imprescindível exercício epistemológico de toda e qualquer Ciência, qual seja: O de não prescindir da essência causal do fenômeno estudado em função dos efeitos fenomenológicos per se.
id UCP-2_278483cb29962b1af70952a3597f6e49
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1438
network_acronym_str UCP-2
network_name_str Synesis (Online)
repository_id_str
spelling Considerações epistemológicas sobre falhas e acidentes em engenhariaO presente artigo pontua a relevância de uma “reflexão sobre a práxis” da Engenharia e, em especial, da Engenharia de Corrosão. Trata-se de uma crítica sobre o “encantamento” pela aferição de ferramentas de cálculo e medidas no intuito de resgatar a contradição epistemológica básica da citada Ciência, a saber: Aquilo que provêm do homem (capacidade de projetar, construir, normatizar, resolver problemas complexos) versus a relação desses “engenhos” com fenômenos espontâneos, não lineares e irreversíveis. Evidenciaremos, dessa forma, contradições entre método e prática; Entre sistemas normativos “estáticos” e fenômenos “dinâmicos”; Entre gênese de projetos em Engenharia baseados nos princípios físicos de simetria os quais, dada sua evolução temporal, ficam expostos a interfaces ambientais assimétricas em sua essência. Por fim, almejamos contribuir para o permanente e imprescindível exercício epistemológico de toda e qualquer Ciência, qual seja: O de não prescindir da essência causal do fenômeno estudado em função dos efeitos fenomenológicos per se.UCP2017-10-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/1438Synesis (ISSN 1984-6754); Vol. 9 No. 2 (2017): AGO.-DEZ.; 125-133Synesis (ISSN 1984-6754); v. 9 n. 2 (2017): AGO.-DEZ.; 125-1331984-67541678-6785reponame:Synesis (Online)instname:Universidade Católica de Petrópolis (UCP)instacron:UCPporhttps://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/1438/660Miranda, Luiz RobertoMiranda, Daniel Luizinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-03T11:36:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1438Revistahttps://seer.ucp.br/seer/index.php/synesisPRIhttps://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/oaisergio.salles@ucp.br || paulo.cerqueira@ucp.br1984-67541678-6785opendoar:2023-03-03T11:36:37Synesis (Online) - Universidade Católica de Petrópolis (UCP)false
dc.title.none.fl_str_mv Considerações epistemológicas sobre falhas e acidentes em engenharia
title Considerações epistemológicas sobre falhas e acidentes em engenharia
spellingShingle Considerações epistemológicas sobre falhas e acidentes em engenharia
Miranda, Luiz Roberto
title_short Considerações epistemológicas sobre falhas e acidentes em engenharia
title_full Considerações epistemológicas sobre falhas e acidentes em engenharia
title_fullStr Considerações epistemológicas sobre falhas e acidentes em engenharia
title_full_unstemmed Considerações epistemológicas sobre falhas e acidentes em engenharia
title_sort Considerações epistemológicas sobre falhas e acidentes em engenharia
author Miranda, Luiz Roberto
author_facet Miranda, Luiz Roberto
Miranda, Daniel Luiz
author_role author
author2 Miranda, Daniel Luiz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Luiz Roberto
Miranda, Daniel Luiz
description O presente artigo pontua a relevância de uma “reflexão sobre a práxis” da Engenharia e, em especial, da Engenharia de Corrosão. Trata-se de uma crítica sobre o “encantamento” pela aferição de ferramentas de cálculo e medidas no intuito de resgatar a contradição epistemológica básica da citada Ciência, a saber: Aquilo que provêm do homem (capacidade de projetar, construir, normatizar, resolver problemas complexos) versus a relação desses “engenhos” com fenômenos espontâneos, não lineares e irreversíveis. Evidenciaremos, dessa forma, contradições entre método e prática; Entre sistemas normativos “estáticos” e fenômenos “dinâmicos”; Entre gênese de projetos em Engenharia baseados nos princípios físicos de simetria os quais, dada sua evolução temporal, ficam expostos a interfaces ambientais assimétricas em sua essência. Por fim, almejamos contribuir para o permanente e imprescindível exercício epistemológico de toda e qualquer Ciência, qual seja: O de não prescindir da essência causal do fenômeno estudado em função dos efeitos fenomenológicos per se.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/1438
url https://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/1438
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/1438/660
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UCP
publisher.none.fl_str_mv UCP
dc.source.none.fl_str_mv Synesis (ISSN 1984-6754); Vol. 9 No. 2 (2017): AGO.-DEZ.; 125-133
Synesis (ISSN 1984-6754); v. 9 n. 2 (2017): AGO.-DEZ.; 125-133
1984-6754
1678-6785
reponame:Synesis (Online)
instname:Universidade Católica de Petrópolis (UCP)
instacron:UCP
instname_str Universidade Católica de Petrópolis (UCP)
instacron_str UCP
institution UCP
reponame_str Synesis (Online)
collection Synesis (Online)
repository.name.fl_str_mv Synesis (Online) - Universidade Católica de Petrópolis (UCP)
repository.mail.fl_str_mv sergio.salles@ucp.br || paulo.cerqueira@ucp.br
_version_ 1797042085615894528